00:00:00
10
ago

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não quer esperar a eleição das mesas da Câmara e do Senado para mexer no ministério. Pretende antecipar a reforma ministerial para o fim de janeiro e resolver, antes do Carnaval, o problema da rearticulação da base governista no Congresso. Na próxima semana, Lula deve iniciar o cronograma de conversas para as mudanças, encontrando-se com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros.
10
ago

As três principais causas para o afastamento prematuro da escola são necessidade de trabalhar, gravidez não-planejada e dificuldades de aprendizado. Uma gravidez não-planejada fez com que Verônica Ribeiro da Silva, 18, parasse de ir à escola, aos 16 anos. "Achei que o pessoal ficaria comentando a gravidez. Fiquei com vergonha e larguei a escola."
10
ago


O presidente Lula não tomará qualquer decisão precipitada com relação à demarcação da reserva indígena Raposa/Serra do Sol, sem que esteja totalmente convencido da melhor forma de decidir a questão das terras indígenas de Roraima. Foi isso que o governador Ottomar Pinto ouviu do presidente Lula durante a audiência especial que os dois mantiveram por mais de duas horas no Palácio do Planalto, hoje (4).
10
ago

O coordenador do Conselho Indígena de Roraima, o índio macuxi Jacir José de Souza, afirma que os 16 mil índios que vivem na reserva Raposa Serra do Sol estão organizados para pressionar o governo federal a homologar as terras de forma contínua. "Não tem como abrir mão da reserva em terra contínua. E cada vez mais os índios estão se organizando e precisando de terras. Nós vamos atrás para ganhar essa terra em área contínua", ressaltou.
10
ago

O senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR), que é contrário à homologação contínua da reserva Raposa do Sol na defesa dos produtores rurais que vivem na região, acredita que a decisão favorável aos índios resultaria na destruição de áreas urbanas e terras agrícolas cultivadas. Segundo o senador, o estado de Roraima tem hoje uma das maiores produções de grãos do país, e os 1,6 milhões de hectares da reserva - que representam 10% das terras de Roraima - não podem deixar de produzir para reforçar a economia local.
10
ago

O prefeito Serafim Corrêa (PSB) assinou, ontem, um decreto referente à contenção de despesas com pessoal e outras despesas de custeio, por meio do qual, extinguiu os grupos de trabalho e dispensou todos os servidores contratados pela Prefeitura de Manaus no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2004, sem concurso público.
10
ago

Levantamento feito pelo Exército brasileiro e publicado domingo na Folha de S. Paulo aponta que mais de seis mil soldados norte-americanos estão em plena atividade em países que fazem fronteiras com a Amazônia. A informação colocou em discussão a defesa da soberania do país e o que está pro trás dos acordos de cooperação entre EUA e as nações vizinhas.
10
ago


A ministra Ellen Gracie, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu ontem em liminar o processo de demarcação da reserva Raposa/Serra do Sol. A decisão provisória é mais uma etapa do imbróglio judicial que se criou em torno da homologação da terra indígena, que possui o tamanho equivalente a 12 vezes o território da cidade de São Paulo. Em dezembro, o ministro Carlos Ayres Britto tinha liberado todos os entraves que impediam o reconhecimento oficial da área.
10
ago

É fato, que dificuldades de todas as ordens cercam os pobres e necessitados, quer as econômicas, quer as condicionantes sociais e culturais, constituindo, todas elas, obstáculos reais ao acesso à Justiça. Em razão disso, lamentavelmente, são milhares os estados de insatisfação que se perpetuam e se convertem em decepções permanentes ou em casos de violência, porque as pessoas não tem condições financeiras de litigar em juízo.
10
ago

O deputado federal Chico Rodrigues (PFL-RR) afirmou, nesta segunda-feira(03), que a recuperação econômica da Argentina "põe abaixo todas as análises efetuadas pelos meios de comunicação, quando afirmaram solenemente que aquele país iria afundar ao declarar calote de sua dívida externa em 2003".