00:00:00
OPINIÃO FORMADA

CORONELISMO BARATO - Em pleno estado democrático é um absurdo a idéia do governo Lula em criar o tal Conselho Federal de Jornalismo para dizer o quê, como, onde e quando o jornalista deve ou não fazer o seu papel. Isso cheira a coronelismo barato disfarçado de boa intenção. Leia mais na coluna OPINIÃO FORMADA de hoje.

Por Edersen Lima CORONELISMO BARATO Em pleno estado democrático é um absurdo a idéia do governo Lula em criar o tal Conselho Federal de Jornalismo para dizer o quê, como, onde e quando o jornalista deve ou não fazer o seu papel. Isso cheira a coronelismo barato disfarçado de boa intenção. Boa intenção maléfica isso sim. Um conselho desse tipo não atinge somente uma categoria de profissionais que bem ou mal tem servido de contra-ponto de idéias e de obstáculo a abusos cometidos pelo Poder, mas maléfica também para a sociedade. Qual sociedade é livre onde há controle da informação?
VENTRÍLOCO Ex-deputada federal, duas vezes prefeita de Boa Vista, não é por timidez que até agora, Teresa Jucá evita contato com a imprensa. No seu comitê, é Romero Jucá que faz as honras de coordenador político, marketeiro e porta-voz de Teresa, parece até que é ele o candidato.
MOTIVO DE DISCÓRDIA Não deu outra coisa. A pesquisa IstoÉ/DataBrain gerou comentários que o resultado se trata de armação. Apesar de Teresa Jucá estar na frente (39,9%) com larga vantagem (15 pontos) sobre o segundo colocado, é o senador Romero Jucá que acusa a revista que publicou o levantamento de servir a grupos políticos. Para ele a única e verdadeira pesquisa é aquela que Teresa está com 55% na frente, com 44 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. E se aparecer uma pesquisa apontando Teresa com 90% de liderança, esta será ainda mais verdadeira que a do Ibope?
QUESTÃO Durante a coletiva do candidato Neudo Campos, ontem pela manhã, dois jornalistas se questionavam se, depois de dois mandatos, das obras realizadas e dos empregos gerados em seu governo, Neudo não teria, pelo menos, 20% de aceitação do eleitorado boa-vistense.
SEGREDO E por falar na campanha de Teresa, enquanto todos os demais candidatos informam numa boa suas respectivas agendas de visitas, reuniões e arrastões, o comitê da prefeita nunca informa o que ela fará durante o dia e à noite.
INFERNO ASTRAL Ao que parece, agosto não é o mês do governador Flamarion Portela. Na semana passada o TSE cassou o seu mandato e logo depois o TCU o multou por desvio de recursos de convênios firmados com a Secretaria Nacional de Segurança Pública e com o Ministério da Integração Nacional.
INFERNO ASTRAL 2 De acordo com nota divulgada pelo Tribunal, "ficou configurado o desvio de finalidade pela retirada de valores de contas específicas sem a comprovação de que foram aplicados nos objetivos dos convênios".
VAI RECORRER A nota acrescenta que o TCU constatou após auditoria que "os recursos foram destinados a suprir a temporária insuficiência de fundos do Estado". A irregularidade, segundo o tribunal, já vinha há mais de seis anos. O governador foi multado em R$ 13 mil. Ontem, mesmo, Flamarion informou à imprensa que irá recorrer da decisão do TCU.
DESGASTE Com essa condenação pelo TCU, fica ainda mais opaca a imagem que Flamarion tenta passar para os dirigentes do PT e para os ministros do governo Lula. Pior, a essa altura do processo de cassação mais uma notícia como a da condenação do TCU só lhe vem causar mais desgaste e má impressão nas cortes superiores.
ONDA Depois de uma semana e tudo continuando na mesma, cresce em Boa Vista a onda de que Flamarion Portela, mesmo cassado, permanecerá no cargo até o final do seu mandato. A tranqüilidade com que ele fala sobre o assunto tem impressionado muitos céticos do seu governo.
ELEIÇÕES LIMPAS, CIDADE LIMPA Em contato com a assessoria de imprensa do TSE sobre o andamento do processo de cassação do governador Flamarion Portela, a coluna acabou ouvindo elogios ao programa "Eleições limpas. Cidade limpa", desenvolvido pelo TRE-RR, e que tem coordenação do juiz Luís Fernando Mallet. O programa, inclusive, já foi abordado nas tribunas da Câmara e do Senado. O Fontebrasil está veiculando na página inicial banner do "Cidade Limpa, Eleições Limpas", com link para a página de denúncias do programa.

COMENTÁRIOS