00:00:00
OPINIÃO FORMADA
Depois de amargarem dois meses de salários atrasados, 1.330 professores da rede estadual de ensino público vão para a rua. Para alguns professores a demissão em massa se dá pela ameaça de greve da categoria. O governo por sua vez alega que esses professores que serão demitidos não têm direitos que lhe assegurem qualquer estabilidade ou outros direitos trabalhistas, e que novos serão contratados mesmo que em regime temporário.

Por Edersen Lima VIDA DE MESTRE Depois de amargarem dois meses de salários atrasados, 1.330 professores da rede estadual de ensino público vão para a rua. Para alguns professores a demissão em massa se dá pela ameaça de greve da categoria. O governo por sua vez alega que esses professores que serão demitidos não têm direitos que lhe assegurem qualquer estabilidade ou outros direitos trabalhistas, e que novos serão contratados mesmo que em regime temporário. Mas se vão contratar professores substitutos temporariamente, por quê não manter os atuais, temporariamente também?
AUMENTO Não adiantou o ministro do Planejamento, Guido Mantega, fazer cara feia. O governo acatou aumentar a gratificação que incide sobre os vencimentos dos servidores do Judiciário. A gratificação subirá de 12% para 30%. O pagamento será dividido em duas partes, uma a ser paga agora e outra no ano que vem.
PESQUISA O Fontebrasil teve acesso ao resultado da pesquisa encomendada pela Rede Amazônica ao Ibope para aferir a disputa eleitoral em Boa Vista. Como a divulgação cabe à empresa contratante da pesquisa, só podemos adiantar que não há nenhuma novidade quanto às candidaturas que aparecem em primeiro e em segundo lugar. Apenas os percentuais que os separam é que poderão ser bastante questionados pelas coligações que representam.
DOIS GUMES Não é assim tão fácil. Com 11 minutos de aparição no programa do Horário Eleitoral Gratuito, a equipe de marketing da prefeita Teresa Jucá, terá que encher muita lingüiça, no bom sentido, com informações e convencimentos para que o eleitor feche com Teresa. O tempo extenso do programa pode se transformar em programas repetitivos e enfadonhos para o telespectador.
FAMA Por outro lado, os candidatos Ariomar Farias e Júnior da Vanda, somando cada um os seus "minuto e quarenta segundos", terão ao final das eleição mais do aqueles tradicionais 15, de fama e celebridade, como diria o artista Andy Warhol.
LIMONADA Para o jornalista Rui Figueiredo, coordenador de marketing de Júlio Martins, o tempo de dois minutos e 15 segundos é pouco para a apresentação do programa de governo e as obras que o seu candidato realizou como prefeito de Boa Vista. "Vamos fazer do limão uma limonada", disse. Rui disse, ainda, que visitas e corpo-a-corpo de Júlio Martins vão compensar o pequeno espaço de tempo no HEG.
REGISTRO E por falar em Júlio Martins, a assessoria do candidato discorda da conotação dada aqui na coluna de que ele é o primeiro pára-quedista roraimense. Segundo a assessoria, Júlio faz parte da primeira família a chegar em Roraima, ainda no século 19.
PÃO AMASSADO Sim. E os precatórios do Sinter que já teve participação de tudo quanto era órgão de defesa dos direitos do cidadão e dos professores, continua sem nenhuma conclusão. Aliás, continua do mesmo jeito, diretores do Sinter fazendo o milagre da multiplicação dos pães e os 1.450 professores comendo aquele que o diabo amassou.
DIRCEU EM MANAUS Ao lado do ministro Alfredo Nascimento, dos Transportes, o ministro José Dirceu,da Casa Civil, é esperado hoje(23) em Manaus para tranquilizar lideranças empresariais sobre a manutenção das vantagens do PIS/Cofins para as empresas estabelecidas na Zona Franca de Manaus. Na agenda do ministro ainda a manifestação de apoio à candidata Vanessa Grazziotin, da coligação "Manaus Melhor", em comício marcado para a zona Leste.
BASA O Banco da Amazônia está aposentando a sigla "Basa" e adotando a marca "Amazônia" em todos os seus produtos e serviços. Com isso, a instituição financeira passa a utilizar um poderoso diferencial mercadológico, legitimado pelo seu peculiar vínculo histórico, institucional e operacional com a região amazônica, a qual desfruta de um forte apelo e de uma singular empatia em todo o mundo.
ESTILOSA Se valer pela qualidade das camisetas de propaganda eleitoral, não sairá nada barato a campanha de Teresa Jucá. Pra quem já viu, o tecido em algodão é de excelente qualidade e a pintura melhor ainda. Provavelmente, as camisas de Teresa foram confeccionadas pela loja que tem em Recife, a Moda Nacional, que trata do que há de melhor e elegante em grifes brasileiras.
OBEDECE A QUEM? Em ofício ao presidente Lula, o senador Mozarildo Cavalcanti relatou as hostilidades que estão sendo promovidas por pessoas ligadas ao Conselho Indígena de Roraima-CIR, através de invasões de propriedades rurais, as quais, segundo ele, foram desencadeadas, coincidentemente, após a "inoportuna" visita do presidente da Funai, Mércio Gomes, no início do mês. É até de se questionar a quem Mércio Gomes obedece, se ao presidente da República ou às ONGs estrangeiras, pois à Justiça, pelo jeito, ele nem dá bola.
CONCURSOS Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas realizará concurso para ocupação de vagas de procurador 3ª classe, com vencimentos totais de R$ 7,262 mil. E o Ibama realizará concurso público até novembro para a contratação de 915 técnicos de nível superior.
COMENTÁRIOS