00:00:00
OPINIÃO FORMADA - Temporão

TEMPORÃO - Por um lado, o ex-deputado Júlio Martins é o candidato que vai resgatar a ética e a moral tão abaladas em Boa Vista, por outro, é visto como o primeiro e único "pára-quedista" roraimense, candidato que só aparece em Roraima em época de campanha eleitoral sempre concorrendo a um cargo público. Leia mais na coluna OPINIÃO FORMADA de hoje.

TEMPORÃO Por um lado, o ex-deputado Júlio Martins é o candidato que vai resgatar a ética e a moral tão abaladas em Boa Vista, por outro, é visto como o primeiro e único "pára-quedista" roraimense, candidato que só aparece em Roraima em época de campanha eleitoral sempre concorrendo a um cargo público.
OPORTUNO No entanto, é bom botar a barba de molho quem acha que Júlio Martins, como nas últimas eleições, será apenas um figurante neste pleito. Pela primeira vez, de 1990 prá cá, ele vem com um discurso afinado e oportuno.
ALICE Apesar da prefeita Teresa Jucá estar envolvida com a sua reeleição da mesma forma como os atuais 17 vereadores, a presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, Lourdes Pinheiro, acredita que os trabalhos na Casa não irão parar, e funcionará a todo vapor. É bom lembrar que se isso acontecer, será a primeira vez na história da CMBV.
CAMPANHA ANTECIPADA O Ministério Público Eleitoral-SP recorreu e o TRE paulista condenou a prefeita e candidata à reeleição, Marta Suplicy (PT), no pagamento de multa no valor de R$ 53 mil, por realização de propaganda eleitoral antecipada. O fato deve chamar a atenção em Roraima. De acordo com a representação do Ministério Público, o programa do PT veiculado no dia 14 de junho em rede estadual de televisão dedicou-se "exclusivamente a enaltecer as obras da atual prefeita nesses três anos e meio de gestão", enfatizando-se não só suas virtudes como também suas realizações na Prefeitura, "com o fim de amparar sua nova candidatura". O que Marta fez não é muito diferente do que a maioria dos prefeitos e prefeitas de capitais do país estão fazendo diariamente em programas de rádio, TV e em páginas de jornais. Basta dar uma olhada em volta.
BINGO O senador Mozarildo Cavalcanti informou que o projeto de lei de sua autoria que libera o jogo de bingo tem a intenção de transferir, "com maior abrangência e controle do que anteriormente, o gerenciamento do jogo de bingo, retornando os empregos, a renda gerada e os investimentos aplicados pelas pessoas sérias que operavam esta modalidade de jogo de apostas". Porém, o projeto veta o funcionamento de máquinas caça-níqueis que no seu entender "são armadilhas para a população menos esclarecida ou aqueles que sofrem de doenças psíquicas ligadas ao jogo".
CAMISINHAS A empresa britânica Durex anunciou ontem (20) que colocará 130 mil camisinhas à disposição dos atletas que estarão nos Jogos Olímpicos de Atenas. Os preservativos poderão ser retirados gratuitamente pelos atletas na farmácia central da vila olímpica. Estima-se que em torno de 10,5 mil atletas participarão da Olimpíada de Atenas, o que dá uma média superior a 12 preservativos por atleta. Os Jogos Olímpicos vão de 13 a 29 de agosto.
ASSISTÊNCIA JURÍDICA As micro e pequenas empresas podem ganhar direito à assistência judiciária gratuita se o Projeto de Lei 3694/04, do deputado Pastor Reinaldo (PTB-RS), for aprovado pelo Congresso Nacional. A matéria está sendo analisada pelo deputado Gerson Gabrielli (PFL-BA) na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. Em seguida, será encaminhada para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Como tramita em caráter conclusivo, a proposta pode seguir para o Senado sem passar pelo plenário da Câmara dos Deputados.
BARRACO NA CORTE Depois de um casamento romântico em um drive-thru, em Las Vegas, EUA, e morarem numa mansão alugada por R$ 10 mil, o ex-casal Waldemar da Costa Neto (presidente do PL) e Maria Cristina Mendes Caldeira (socialite de Brasília) são protagonistas do mais novo "barraco" da cidade. Cenas de ciúmes, fotos de ex-namoradas na gaveta, processos judiciais, corte de água e luz da mansão alugada, temperam hoje o que um dia foi um casamento feliz.
ACOMPANHAMENTO Proposta das mais sensatas corre em Brasília, para vigorar nas próximas eleições em 2006. A obrigação por parte dos candidatos a fazerem duas coisas: 1) declarar os bens com valores atualizados e 2) fazer isso de maneira eletrônica. O espírito da proposta é exatamente permitir ao eleitor acompanhar a evolução do patrimônio dos seus representantes no poder público.
DEUS, AS ACUDA Para as "candinhas de plantão" as publicações do artigo "O que se espera da imprensa...", do presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, e a Nota de Esclarecimento, daqui do Fontebrasil, foi um "Deus nos acuda" sem fundamento. Em qualquer regime democrático que se preze, o direito à liberdade de expressão e a livre opinião são respeitadas. Os dois textos, embora divergentes, são exemplos disso.
COPO A COPO Para o vereador Otoniel Ferreira, candidato do PSB à Prefeitura de Boa Vista, vale o adágio "os últimos serão os primeiros". O comitê do candidato ainda não definiu quem comandará o marketing de campanha. Por enquanto, Otoniel tem feito corpo a corpo em casas de amigos e copo a copo em restaurantes da cidade, brindados, é claro, sempre com água ou refrigerante.
RELATÓRIO? O tempo passa, o tempo voa e nada do parecer do tal Grupo Inteministerial do governo Lula criado há um ano para apresentar relatório sobre a questão fundiária de Roraima.
MATÉRIA A equipe do BrasilNorte está de parabéns com o material divulgado sobre o Serviço de Aviação do Governo do Estado, coordenado pelo Gabinete Militar do Governo. O material expõe com simplicidade e objetividade a importância do trabalho executado principalmente, na remoção de pessoas - doentes graves - de regiões de difícil acesso. Outro emprego importante do helicóptero ocorre na época das enchentes, especialmente no baixo rio Branco, quando é feita a remoção de vítimas e distribuição de remédios, entre outras atividades de socorro.
LIDERANÇA Agora, uma coisa é certa e não se pode negar, Ottomar Pinto ainda consegue agitar o meio político, a imprensa e a sociedade roraimenses. Exemplo disso foi a entrevista que o velho brigadeiro concedeu à rádio Equatorial, segunda-feira (19).
ENQUETE O Fontebrasil quer saber se o leitor do site acha que o Horário Eleitoral Gratuito de rádio e TV decidirá ou não a eleição em Boa Vista. A enquete começa amanhã.
SEM COMENTÁRIOS No Rio, um policial militar fardado foi preso depois de trocar tiros com outros PMs, após assalto a uma revendedora de carros.
"PAULO!!!" De acordo com a cartilha de segurança elaborada pelo Superior Tribunal de Justiça, o cidadão que estiver sofrendo um assalto nunca deve gritar "Socorro!", isso só piora a situação. O certo seria berrar "Paulo!", provavelmente o ladrão pensará que algum amigo da vítima com esse nome está por perto.

COMENTÁRIOS