00:00:00
OPINIÃO FORMADA

Pelos dados do IBGE, algo em torno de 17% da população de Roraima é ligada a alguma seita ou religião evangélica. De olho nesse filão, tem candidato a vereador que tem assistido média de 10 cultos por semana, fora os tradicionais momentos de oração dentro das igrejas. Por outro lado, o que tem de pastor "rodando a sacolinha" como diria Tim Tones, personagem de Chico Anísio, não está escrito. Leia mais notas na coluna de hoje.

Por Edersen Lima TIM TONES Pelos dados do IBGE, algo em torno de 17% da população de Roraima é ligada a alguma seita ou religião evangélica. De olho nesse filão, tem candidato a vereador que tem assistido média de 10 cultos por semana, fora os tradicionais momentos de oração dentro das igrejas. Por outro lado, o que tem de pastor "rodando a sacolinha" como diria Tim Tones, personagem de Chico Anísio, não está escrito.
PROGRAMAS A prefeita Teresa Jucá saiu na frente. Já tem várias imagens, depoimentos e reportagens gravadas e editadas para o programa eleitoral gratuito de rádio e TV. Sem muitas novidades, os programas de Teresa vão mostrar como era Boa Vista quando assumiu e o que fez. De sua boca, a princípio, só sairão promessas, nada de agressões, o que deverá ocorrer sim, mas por meio de reportagens e editoriais lidos por âncoras do programa.
NINGUÉM SABE Enquanto isso, as equipes de jornalismo e marketing de campanha dos demais concorrentes de Teresa Jucá ainda estão chegando a Boa Vista e tomando par da situação. Tirando o nome da jornalista Rose Vitali, nada se sabe sobre quem comandará as campanhas de Otoniel Ferreira e Júlio Martins.
DETRAN Antes do previsto o Detran-RR entregará as obras do prédio que comportará a Delegacia de Trânsito e a Polinter. Alheio às deficiências de alguns setores do governo estadual, o Detran é hoje considerado o órgão estadual que melhor serve a população.
RECADO CURTO Um figurão do TRE de Roraima, alguns dias antes do julgamento do último dia 29 de junho do TSE, da ação de Ottomar Pinto contra o governador Flamarion Portela, ligou para a assessoria do brigadeiro querendo saber dele como se comportaria o cerimonial do tribunal para o caso de o ex- governador ganhar a "briga" na justiça eleitoral. "Diga a esse moço que, se o TSE me der ganho de causa, que o tribunal me dê apenas o diploma de governador. Cerimônias ficam para quem gosta de celebridade", teria dito Ottomar ao emissário telefônico do TRE. O brigadeiro não desmente a informação, apenas sorri...
STJ DURÃO Nos corredores do STJ em Brasília, o que mais se vê são advogados de governadores e ex-governadores com processos que correm no tribunal. Fontes do STJ acreditam que até final de setembro alguns processos deverão ser julgados. Entre eles os que atingem ex-governadores candidatos a prefeito. Entre eles, Amazonino Mendes, em Manaus. Quem tem processo no STJ deve ficar de olho grudado, a partir de primeiro de agosto porque o desejo do ministro Edson Vidigal é acabar com a impunidade de quem tem contas a prestar com a Justiça.
MOVIMENTAÇÃO Existe uma movimentação meio estranha nos círculos da Polícia Federal em Brasília desde o dia 29 de junho, dia do julgamento da ação que Ottomar Pinto move contra o governador Flamarion Portela. A movimentação de alguns figurões de Roraima que se encontravam na Capital Federal foi toda ela monitorada. Como o julgamento foi adiado, parece que o monitoramento acabou frustrando alguns agentes federais. Algemas e outros penduricalhos policiais foram acionados, para nada.
JUCÁ E AS EMENDAS Se for verdade que Romero Jucá tomou para si todas as emendas parlamentares apresentadas pela bancada federal de Roraima, o senador vai ter que se explicar ao conselho de ética do PMDB, pelo menos dizer o que houve mesmo aos caciques do partido. Essa história não foi vem digerida. "É mais uma trapalhada do Romero?" quis saber um senador influente do partido, no cafezinho do senado, ao final da última sessão legislativa do Senado antes do recesso.
PEGOU MAL O voto de abstenção do senador roraimense Augusto Botelho na CPI da Prostituição Infantil não pegou bem para o passado de lisura e seriedade do senador. A comissão votava a retirada do nome do vice-governador Omar Aziz, do Amazonas, da lista de envolvidos com a prostituição infantil. Abster-se de votar num assunto tão sério, é algo que merece reflexão dos eleitores roraimenses. Logo ele, Augusto, um renomado e dedicado obstetra, acostumado a ver nascer crianças.
FACADA O PT vai pedir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que doe uma única vez o valor correspondente a um salário mensal dele para a compra de um prédio no qual vai funcionar a nova sede nacional do partido em São Paulo. Se o presidente concordar, o PT vai permitir que Lula faça o pagamento, de cerca de R$ 8.000 líquidos, em parcelas até o fim de seu mandato, em dezembro de 2006.
FRAUDE E FALSIDADE IDEOLÓGICA Senado e Câmara Federal vão iniciar verdadeira varredura nos cadastros de seus servidores. O motivo: tem servidor com duas fontes em administrações públicas municipais, estaduais e federal, o que é extremamente proibido e passível de processo criminal. Expediente comum nesses casos, como as secretarias das duas casas já observaram, é a apresentação de outro CPF do "servidor", para que não batam as informações na hora de entregar a declaração do Imposto de Renda.
COMENTÁRIOS