Os candidatos que concorreram a cargos do Concurso Nacional Unificado (CNU) já podem acessar resultados finais e provisórios do certame. Confira, a seguir, como ocorrerá a divulgação, conforme orientações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Resultados individuais
Na área do candidato, o concorrente poderá consultar resultados individuais para cada um dos cargos em que se inscreveu. Lá, ele poderá ver as seguintes informações:
- Nota na prova objetiva;
- Nota na prova discursiva;
- Nota na avaliação de títulos;
- Resultado de bancas (em casos como o de pessoas com deficiência, heteroidentificação e indígenas);
- Nota final ponderada em cada cargo;
- Classificação em cada cargo, incluindo ampla concorrência (AC) e cotas para pessoa com deficiência (PCD), pessoa negra (PN) e pessoa indígena (PI);
- Situação no cargo, incluindo se aprovado em vagas imediatas (AC, PCD, PN ou PI); aprovado em lista de espera/cadastro reserva (AC, PCD, PN ou PI); convocado para curso de formação (para nove cargos dos blocos 1 a 7); ou eliminado (citados os respectivos itens do edital).
“Cada candidato só aparecerá como aprovado em um cargo, ficando claro se é em vaga de ampla concorrência ou nas cotas (PCD, pessoa negra ou pessoa indígena). Porém, este candidato poderá aparecer em diversas listas de espera dos cargos de sua maior preferência”, informou o ministério.
Para os cargos dos blocos 1 a 7, o candidato receberá a informação de que os resultados são provisórios, já que o resultado final sairá apenas no próximo dia 28, após o período de convocação/confirmação para os cursos de formação.
Listas de classificação
Também na área do candidato, haverá a divulgação de 173 listas, com a classificação por cargo, de todos os blocos. De acordo com o ministério, é importante saber que:
- Cada lista terá uma tabela com os dados de inscrição e os resultados individuais agrupados do cargo. Os candidatos não terão os nomes ou os CPFs publicados;
- Todos os candidatos não eliminados constarão das listas;
- As listas estarão ordenadas de acordo com a classificação dos candidatos;
- As listas dos cargos de nível médio (bloco 8) serão definitivas, com os resultados finais;
- As listas dos cargos de nível superior serão provisórias, já que o resultado final será divulgado apenas no próximo dia 28, após o período de convocação/confirmação para cursos de formação.
Listas para cursos de formação
Ainda na área do candidato, terão listas de convocação para cada um dos cargos com curso de formação. Conforme a pasta, vale destacar que:
- Haverá divulgação de uma lista para cada um dos cargos que possuem cursos de formação de cada bloco;
- Nove cargos contam com curso de formação: especialista em políticas públicas e gestão governamental; analista de comércio exterior; analista em tecnologia da informação; analista técnico de políticas sociais; analista de infraestrutura; especialista em regulação de serviços públicos; especialista em regulação de serviços públicos; auditor-fiscal do trabalho (AFT); e especialista em regulação de saúde suplementar;
- Serão, ao todo, 21 listas, já que há cargos, como o de especialista em políticas públicas e gestão governamental, que aparecem em mais de um bloco;
- As listas incluem nome, número de inscrição e cargo de cada candidato, bem como instruções sobre como ele deve proceder para confirmar interesse em participar do curso de formação;
- As listas estarão ordenadas em ordem alfabética.
Diário Oficial da União
De acordo com o ministério, no intuito de dar “ampla transparência” aos resultados do concurso, também sairão oito editais em edição extra do Diário Oficial da União, publicada no período da tarde, incluindo:
- Um edital com divulgação dos resultados finais do Bloco 8, de nível médio, que trará a lista dos aprovados para vagas imediatas e a lista dos aprovados em lista de espera/cadastro reserva. Para esses candidatos, sairão todas as informações que constam no resultado individual, incluindo os nomes dos candidatos. O texto será corrido (não haverá tabela).
- Sete editais de convocação para cursos de formação (blocos 1 a 7), com a lista dos convocados para participar de cursos de formação. Para esses candidatos, haverá a divulgação do nome, número de inscrição e cargo. Também não haverá tabela.
“No Diário Oficial da União, não haverá divulgação das listas provisórias de classificados dos blocos 1 a 7. Somente serão publicadas as listas definitivas no dia 28/2”, destacou a pasta.
Site do ministério
Na página oficial do concurso, dentro do site do ministério, terão os links para todas as listas que a Fundação Cesgranrio, organizadora do certame, divulgar, além dos links para editais que estarão no DOU.
Caixa postal
Também nesta terça-feira, todos os usuários do Gov.br terão uma caixa postal individual dentro da plataforma. A ferramenta, segundo o ministério, permite que o governo informe sobre serviços para a população de forma personalizada, “sem o risco de fraudes”.
“A estreia da nova ferramenta acontecerá com o chamamento individualizado de candidatos aprovados no CPNU para cargos de nível médio e para cargos de nível superior, que serão convocados para o curso de formação”, informou a pasta. “São cerca de 4,3 mil potenciais novos servidores públicos.”
E-mail e WhatsApp
Por fim, a Fundação Cesgranrio também vai enviar mensagens por e-mail e via WhatsApp a todos os candidatos convocados para cursos de formação, nos blocos 1 a 7. Os e-mails e as mensagens via WhatsApp serão encaminhados a partir das 10h desta terça-feira.
Fonte: Agência Brasil