00:00:00
BOA VISTA CONTRA A DENGUE
Ações fazem parte das iniciativas estratégicas do Plano de Enfrentamento às arboviroses

Alunos de Boa Vista aprendem a combater a proliferação do Aedes

As equipes de combate às endemias juntamente com as equipes de Estratégia Saúde da Família, em parceria com as escolas do município de Boa Vista, estão unindo forças para combater a proliferação do Aedes aegypti na capital.

As ações fazem parte das iniciativas estratégicas do Plano de Enfrentamento às arboviroses, coordenado pela Sala de Situação do município e tem a finalidade de sensibilizar os alunos sobre a prevenção e como combater a proliferação do mosquito Aedes. Além da dengue, o mosquito também é o transmissor da chikungunya e zika vírus.

“A ideia é disseminar com os alunos as informações, dicas e orientações, como forma de evitar a doença, e ao mesmo tempo unir forças para que eles se tornem multiplicadores em suas casas, na vizinhança para eliminarmos os possíveis focos de proliferação do mosquito. A escola é um ambiente propício para formamos multiplicadores”, destaca a superintendente de vigilância em saúde, Francinete Rodrigues.

Mais ações – Além das palestras nas escolas os agentes continuam cumprindo cronograma de visitas nos bairros, com alto índice de infestação, durante a semana e ainda aos sábados. No último sábado, 4, as ações ocorreram no bairro Buritis e contou com com a parceria de 40 militares da Força Aérea Brasileira.

Foram visitadas 3.689 casas e eliminados 1.383 depósitos (latas, garrafas, pneus e outros). O depósito predominante foi o lixo doméstico.

 “Queremos convidar também toda a população que seja parceira no combate ao Aedes, evitem deixar depósitos acumulando água, principalmente nesse período de chuvas, onde o mosquito se prolifera”, convida Francinete.


COMENTÁRIOS