00:00:00
HIPERDIA
Unidade de saúde promove manhã de atividades físicas e lúdicas com pacientes da melhor idade

Unidade de saúde promove manhã de atividades físicas e lúdicas com pacientes da melhor idade

Atividades aconteceram na quadra da escola municipal Carlos Raimundo e incluíram vacinação contra covid-19 e influenza, entre outros serviços de saúde

Por Jamile Carvalho

A prefeitura tem priorizado a qualidade de vida das pessoas, principalmente da turma da melhor idade. Pensando nisso, as equipes da Unidade Básica de Saúde Tancredo Neves promoveram na manhã desta quarta-feira, 1º, na quadra da escola municipal Carlos Raimundo, atividades coletivas do Hiperdia, programa voltado a pacientes hipertensos e diabéticos.

As atividades incluíram café da manhã regado a frutas e sucos, aula de zumba, consulta médica e de enfermagem, vacinação, verificação glicose e pressão arterial e ainda distribuição de mudas de plantas, com a parceria do Horto Municipal. A dona de casa, Maria Teixeira de Souza, 77, aproveitou para se consultar e dançar na aula de zumba.

“Bom demais essas atividades. Sempre participo. Infelizmente, devido à pandemia tivemos que parar e aí voltou tudo, as dores nas pernas, braços. Agora estou feliz de ter voltado. Já consultei com a médica, meu cartão de vacinas está em dia e eu dancei muito aqui na zumba. Aqui só tem alegria e muita saúde”, comemorou.

Já a artista plástica Carmezia Emiliano, 62 anos, aproveitou para tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19. “Ainda não tinha tomado a terceira dose e aproveitei as atividades do grupo hoje para tomar. É preciso se cuidar. Já dancei zumba e me diverti bastante. Aqui é uma distração e faz bem pra gente”.

A enfermeira da unidade, Juliana Siqueira Altoé ressaltou a importância das atividades para melhor qualidade de vida. “Já estávamos com saudades dessa turma. Aproveitamos a campanha de Influenza para voltar com nossas ações e resolvemos retomar de forma lúdica para adesão de todos. Aproveitamos para fazer o controle de hipertensão e diabetes, consultar com médico e trazer a zumba que é uma forma de contato e fazer atividade física”.

O Hiperdia – Trata-se de um programa da Atenção Primária à Saúde destinado a pacientes hipertensos e diabéticos que inclui ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e controle dos pacientes com essas patologias.

A Hipertensão Arterial Sistêmica e a Diabetes Mellitus são responsáveis por inúmeras complicações nos indivíduos, sendo que a prática de exercícios físicos associada a uma alimentação saudável é fundamental na prevenção destas doenças.

As atividades coletivas acontecem mensalmente tanto para o grupo de Hiperdia, como também de Gestantes e Crianças renascidas, no grupo de Puerpério. Além das atividades coletivas esses pacientes são acompanhados semanalmente pelas equipes Estratégia Saúde da Família, nas visitas domiciliares e quando necessário, na UBS.

 


COMENTÁRIOS