00:00:00
PESSOAS CARENTES
Defensoria Pública de Roraima completa 22 anos de atuação

Defensoria Pública de Roraima completa 22 anos de atuação

A Defensoria Pública de Roraima comemora hoje 22 anos de criação. Foi no governo de Neudo Campos que um setor voltado para atendimento jurídico às pessoas carentes foi instalado, tendo o advogado Alex Ladislau como procurador-geral da Divisão de Assistência Judiciária, que logo tratou de apresentar o projeto de criação da DPRR., 

Nas suas redes sociais, Ladislau lembrou, hoje, que a aquele Divisão funcionava em salas emprestadas, dentro do Fórum Advogado Sobral Pinto, sem estrutura ou equipamentos suficientes. Os advogados que atendiam a população eram nomeados  em cargos comissionados.

“Não existia o cargo de defensor público porque também não existia a Defensoria Pública”, afirmou. "Num esforço concentrado, em oito meses desde que assumir o cargo, elaborei o Projeto de Lei Complementar 037 de 19 de maio de 2000, que instituiu a Defensoria Pública, criou a carreira de defensor público e estabeleceu o regime jurídico de funcionamento do órgão, aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador Neudo Campos, no mesmo ano. 

Ladislau também trabalhou para que a Defensoria tivesse condições ideais de atendimento ao público, quando transferiu a instrução para um prédio na Av. Ville Roy, com estrutura para realizar um bom trabalho. Ao mesmo tempo, criou a Defensoria Móvel, que levava o atendimento da Defensoria aos bairros da cidade. 

O primeiro concurso para defensor público também nasceu durante a gestão de Ladislau, em 2001. "Me sinto orgulhoso de ter contribuído com uma parte tão importante da história de Roraima, que foi a criação da Defensoria Pública que há 22 anos leva dignidade e o direto de acesso à justiça, a milhares de pessoas que não tinham condições de pagar um advogado”, comentou. 



COMENTÁRIOS