00:00:00
LITERATURA
Experiência com programa Primeira Infância vira livro

Experiência com programa Primeira Infância vira livro

Pela primeira vez em Roraima, em quase 32 anos de criação do estado, um programa social reconhecidamente de sucesso virou livro: o "A primeria infância é para sempre", depois de ser apresentado em várias cidades brasileiras, na Europa e nos Estados Unidos como referência e modelo de educação social já que o projeto envolve, também, a famílias de crianças de 0 a 6 anos incluídas no programa.

A realização do programa Primeira Infância, criado pela ex-prefeita Teresa Surita, e implantado em 2013 pela Prefeitura de Boa Vista, pode, agora, ser consultado por estudantes, professores, médicos e demais profissionais que tenham interesse na importância que é para a sociedade, cuidar de nossas crianças na fase em que as capacidades do ser humano estão sendo formadas, pois o cérebro está mais apto a absorver e processar informações.

De acordo com o diretor do Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard, nos EUA, Jack P. Shonkoff, do 0 aos 6 anos é a fase de maior intensidade na conexão dos neurônios do ser humano onde sentimentos de afeto, formaçaõ de linguagem, cognição e ludicidade possibilitam à criança se tornar um adulto saudável e mais preparado para o convívio em sociedade.

"É um trabalho sério cuidar do desenvolvimento de uma criança nos primeiros anos de vida porque isso molda o restante da sua vida. E deixar isso registrado - em livro - é garantir que tenhamos mais chances de uma geração melhor", comentou Teresa Surita em postagem  nas suas redes sociais.

Ela, ainda, agradeceu toda equipe de profissionais das áreas da Psicologia, Sociologia, Assistência Social e Saúde envolvidas no projeto. "Sem a participação fudamental de cada um, o Primeira Infância não teria obtido o sucesso que conquistou, e hoje, ser transformado em livro. À toda equipe, o meu muito obrigado", reconheceu a ex-prefeita.



COMENTÁRIOS