00:00:00
Jornal do Campo
Alunos usam a criatividade e criam o próprio jornalzinho impresso

Alunos usam a criatividade e criam o próprio jornalzinho impresso

Publicação foi inspirada no Jornal da Criança e do Adolescente (Joca), implantado em 2020, com novas possibilidades de aprendizado por meio da informação

Por Ceiça Chaves

Foi folheando e lendo as notícias do Jornal da Criança e do Adolescente (Joca), que os alunos da Escola Municipal Aureliano Soares da Silva, na região do Truarú, se sentiram inspirados para produzirem seu próprio jornalzinho impresso e digital, o “Jornal do Campo”. A primeira edição já saiu, trazendo os principais fatos e eventos que aconteceram na escola e na comunidade do P.A. Nova Amazônia (Truaru).

O intuito do projeto é desenvolver as habilidades de escrita e leitura dos alunos, bem como levar informações a todos os moradores da região. A ideia surgiu em 2021, mas começou, de fato, a ser desenvolvido este ano. Para isso, foram promovidas oficinas com jornalistas profissionais, além de eleição para escolha do nome, com direito a uso do “título de eleitor escolar”.

Será publicada uma edição a cada bimestre com notícias “quentinhas” do que acontece na região. A coordenadora pedagógica da escola, Cristiane Ferreira, explicou que tudo começou em 2021, quando a unidade de ensino participou do concurso ‘Troféu Jovem Leitor’, em comemoração aos 30 anos do Joca.

“Este concurso instigou as crianças a fazerem um jornal para o fechamento do ano. Eles escreveram pequenas matérias e montamos um jornal de uma página do que tinha acontecido na escola. Este ano surgiu, de fato, o projeto, escolhemos o nome, fizemos oficinas, fomos atrás das notícias e enfim, saiu a primeira edição”, disse. 

Na produção das reportagens, os alunos viram jornalistas e fotógrafos mirins e correm atrás das notícias. Para a aluna do 5º Ano, Keurylani Santana, 11 anos, está sendo uma experiência de muito aprendizado.

“Estou gostando, aprendendo muito com esse projeto. Quando saiu a primeira edição fiquei feliz pelo nosso trabalho, levei para minha casa. O papel do jornalista é informar as pessoas do que está acontecendo. E pude conhecer um pouco da realidade daqui da minha comunidade”, disse.

Lucas Ricarte, 10 anos, achou divertido a produção do jornal. “Achei bem legal a ideia. Me senti um jornalista de verdade vendo as matérias que produzi junto com a turma”, disse.

O Jornal Joca proporciona ao aluno uma reflexão do que acontece no Brasil e no mundo

O Jornal da Criança e do Adolescente (Joca) está presente na rede municipal desde 2020 e vem auxiliando a alfabetização dos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental e da EJA. As escolas recebem quinzenalmente os exemplares para contribuir com a formação dos alunos, possibilitando experiências com temáticas relacionadas ao que está acontecendo no Brasil e no mundo, numa linguagem adequada à faixa etária.

O jornal proporciona ao aluno vivência e reflexão da atualidade, tornando um ser ativo e consequentemente participativo da realidade social.

LINK DAS FOTOS (Créditos):

· Welika Matos - https://flic.kr/s/aHBqjzPHdt  


COMENTÁRIOS