00:00:00
PAINEL DE KOBRA
Boa Vista tem o que Barcelona tem

Boa Vista tem o que Barcelona tem

Quem teve a oportunidade de conhecer Barcelona, a cidade mais turística da Espanha, pode ter visto série de obras de artistas como Joan Miró, Pablo Picasso, Fernando Botero, Salvador Dalí, e do arquiteto Antônio Gaudí moldando e adornando ruas, praças, painéis e avenidas da capital da Catalunha.

Dois simples lustres em postes de luz criados por Gaudí valorizam ainda maior a Plaça Reial, uma das praças mais charmosas da cidade, com uma atmosfera do final do século XIX, com muitos cafés e movimento de turistas no bairro mais tradicional de Barcelona, o Gótigo.

Um Miró no chão servindo de tapete, um Picasso a céu aberto desprotegido em que podemos interagir, até sem querer, com o trabalho desses artistas. Barcelona é uma cidade galeria, onde obras de artes enfeitam as ruas e se integram à paisagem para admiração de todos. Tudo de graça e a céu aberto, em que nenhuma outra cidade do mundo oferece isso.

Em qualquer lugar na Europa, Estados Unidos, Japão, Asia e Oriente, que se encontram obras de artes feitas por artisticas conhecidos mundialmente, ocorre, além da valorização turística e cultural, a super valorização imobiliária. 

E Boa Vista tem um painel de 25 metros de uma obra especialmente criada por um dos artístas contemporâneos mais valorizados e admirados no mundo: Eduardo Kobra, que tem obras espalhadas em cidades nos EUA, em quase toda a Europa, Asia e Oriente.

No entanto, o trabalho feito por Kobra em Boa Vista sofreu desgaste inesperado pelo uso de tinta inadeguada ou por não ter se atentado ao material base em que a pintura foi feita, quatro meses depois de entregue.

A ex-prefeita Teresa Surita entrou em contato com Kobra para tratar do assunto. “Sabe qual foi a reação do Kobra quando falei com ele? Imediatamente, sem discutir ou procurar culpados ou fazer qualquer acusação, se colocou à disposição para a recomposição, sem custos sem questionamentos”, postou Teresa nas redes sociais.

Teresa destacou que "mais uma vez encontramos em um artista renomado como o Kobra, um homem que se prontificou a recuperar os 25 metros que foram afetados o mais rápido possível. Meu agradecimento a você Kobra, pela incrível pessoa que és e que orgulho para Boa Vista ter uma obra sua para que possamos representar nossa cultura."

Em Barcelona, Eduardo Kobra tem 10 painéis moldando e adornando, a céu aberto, praças, ruas e avenidas, dando maior valor turístico e cultural à cidade, dividindo espaço com Picasso, Miró, Botero, Dalí e Gaudí. Boa Vista tem o que Barcelona tem.



COMENTÁRIOS