00:00:00
COVID-19
Contaminados e mortes dobram em nove dias.

O dobro
​No dia 25 de maio, ou seja, há nove dias, Roraima registrava 2.583, com 102 mortes, de acordo com a Secretária de Saúde. Ontem, o estado apresentou quase o dobro de infectados - 4.143 casos - e também, quase o dobro de mortes - 124 -, fora os contágios e mortes subnotificados. Isso tudo em apenas nove dias.


Não atenderam recomendações
O que a OMS, o Ministério da Saúde, e a Prefeitura de Boa Vista mais defenderam - e defendem - é o distanciamento social; é a resiliência em ficar em casa; é a recomendação de evitar contatos e com assim, houve até fechamento de parte do comérico, porém, nada disso foi seguido como foi pedido pelos órgãos de saúde e pela PMBV. Isso é fato. 


Sem leitos e previsão falha
Ontem, diante do crescimento acelerado de contágio e mortes, com o Hospital Geral e os demais centros médicos do estado, sem leitos para atender, e o hospital de campanha ainda não inaugurado pelo governador Antônio Denarium, o Observatório Covid-19 BR divulgou a previsão de que o estado chegue a 5 mil casos confirmados até o fim da semana. Essa projeção é falha. 


Média dobra
É falha porque a média de  crescimento na última semana foi de mais de 150 registros de infectados por dia. Como tudo continua na mesma, com isolamento social baixo e as pessoas sem consciência de que a contaminação corre solta, Roraima deve chegar perto dos seis mil casos, isso, sim.


COMENTÁRIOS