00:00:00
AEROPORTO DE S. L. DO ANAUÁ
Pode-se chamar de "esquema Chico Traquina".

Esquema
Aquela pista mal cuidada do que seria um aeroporto em São Luís do Anauá, e que consumiu mais de R$ 5 milhões em valores atuais do bolso do contribuinte, é o exemplo de como funciona o imoral e sem vergonha esquema de emenda parlamentar-empresa de "laranja" de político.


Empresa da família
No início de 2001, o então deputado Chico Rodrigues apresentou emenda ao Comando da Aeronáutica para construção de um aeroporto no Sul do estado. Dinheiro liberado, coincidentemente, a empresa escolhida para fazer a obra foi a ART-TEC Tecnologia, gerenciada por Miguel Rodrigues, irmão de Chico, que sempre foi visto como verdadeiro dono da empresa.


De quem?
Mais coincidência foi a compra da área para o aeroporto ser parte de uma fazenda de quem? De Chico Rodrigues!


Lucro total de 100%
Ou seja, ele conseguiu o dinheiro para comprar parte da sua fazenda e pagar a sua empresa para tocar obra. Lucro total de 100% em tudo. Porém, o serviço foi porco, típico dos serviços pirentos da ART TEC Tecnologia. O aeroporto nunca foi homologado pela Aeronáutica porque uma pedra que teria que ser dinamitada na ponta da pista pela empresa de Chico Rodrigues, não foi. E aquilo ali se tornou em pista de caminhada de pessoas de dia e motel à noite.


Cabelo, barba e bigode
O objetivo de liberar a grana, embolsá-la na venda de uma parte de sua fazenda, e receber pela obra mal feita foi tanto que sequer a Prefeitura de  São Luís do Anauá ou o governo federal foram consultados para cederem área institucional para se construir o arremedo de aeroporto. A coisa foi tipo pacote fechado, combo completo, "cabelo, barba e bigode".


Nunca se constrangeu
Chico Rodrigues nunca demonstrou qualquer constrangimento em apresentar uma emenda, vender uma área e prestar serviço recebendo todo o dinheiro dessa emenda oriunda dos cofres públicos. Nunca se envergonhou de enricar na vida, e chegar hoje a um patrimônio de quase R$ 20 milhões, usando os irmãos como "laranjas" e faturando milhões de reais com dinheiro de emendas parlamentares. Nunca!


Depressão e morte
Um irmão dele, Emanuel, morreu de câncer agravado com a depressão em ter sido condenado pela justiça federal em outro rolo de emenda do irmão Chico.


O dono
​E não tem como Chico Rodrigues negar que não era o dono da empresa em que mais de 70% dos lucros iam parar coincidentemente na sua conta bancária pelo simples fato de que seus irmãos, juntos, e supostos donos da ART TEC Tecnologia, não possuem nem 10% do seu patrimônio. Como, então, só com salário de deputado Chico chegou a mansão no Lago Sul, salas comerciais na Asa Sul, terreno no Lago Norte, casas em Boa Vista, uma quadra inteira no River Park, uma rádio em Rorainópolis, além de carros, caminhões, tratores e até o maior trio-elétrico do estado?


Sabe-se agora
Está aí, para quem quiser saber, como funciona o imoral e sem vergonha esquema emenda parlamentar-empresa de "laranja" de político.


COMENTÁRIOS