00:00:00
RECLAMAÇÃO
Fechamento mea-boca desagradou geral.

O primeiro
O ex-senador Romero Jucá foi o primeiro a reclamar contra o fechamento mea-boca da fronteira de Roraima com a Venezuela e a manutenção aberta da fronteira com a Guaiana. "Isso (fechar parcialmente) não resolve. Não adianta ter caminhões e carros entrando e saindo da Venezuela porque o vírus virá através dessas pessoas. Na Guiana também tem Coronavírus, inclusive já com mortes", reclamou Jucá.


Suspender a Acolhida
Outro que reclamou ainda na manhã de ontem foi o deputado Antônio Nicoletti porque a norma não impede a continuidade de ações humanitárias na fronteira com a Venezuela, com a operação Acolhida em plena atividade. Nicoletti defende que a operação deveria ser suspensa em área de fronteira.


Mobilização
Daí, com o fechamento mea-boca das fronteiras e de reclamações da população, deputados federais se mobilizaram apresentando ofícios para que o presidente Jair Bolsonaro feche também a fronteira com a Guiana e suspenda o tráfego de caminhões com mercadorias com a Venezuela.


Até agora nada
O vide-líder do governo no Senado, Chico Rodrigues, protocolou ontem pedido nesse sentido diretamente no Palácio do Planalto. Como vice líder, Chico tem se mostrado sem prestígio, haja vista que depois de perambular em ministérios e no Planalto pedindo o fechamento das fronteiras, Bolsonaro só decidiu fechar parcialmente a com Venezuela depois da pressão que Rodrigo Maia deu nesse sentido em coletiva na manhão de terça-feira.


COMENTÁRIOS