00:00:00
GARIMPO CRIMINOSO
Não existe garimpo "sem danos ao meio ambiente", Chico Rodrigues.

Vídeo de senador leva PF a prender índios
Um vídeo produzido pelo senador Chico Rodrigues no dia 29 de janeiro passado, provocou ontem a prisão de cinco pessoas na comunidade do Napoleão, na reserva Raposa Serra do Sol, por crime de garimpo ilegal. A Polícia Federal depois de tomar conhecimento do garimpo irregular pelo vídeo de Rodrigue, preparou operação que foi desencadeada ontem.


Mil garimpeiros
Cerca de mil pessoas estavam trabalhando na área explorada no momento das prisões de cinco pessoas tidas como líderes do garimpo. Eles explicaram o mecanismo de produção e a divisão dos lucros. Os donos da máquinas embolsam em torno de 25% do ouro vendido. Apenas 4% do total vendido fica com a comunidade, e o restante é dividido entre o grupo responsável pela extração, cerca de 80 equipes, cada uma com 12 membros.


"Extração sem danos ao meio ambiente"
Nesse garimpo, que Chico Rodrigues disse se tratar de "extração mineral sem danos ao meio ambiente num trabalho fabuloso", os garimpeiros contam com serviços de pessoas de fora que operam comércio de insumos para o garimpo e para outras necessidades dos garimpeiros.


Não existe, Chico Rodrigues
Não existe garimpo "sem danos ao meio ambiente". O solo é completamente afetado pelas áreas desmatadas e cavadas. Com as chuvas, escorrem lama para os rios. Animais fogem graças a presença de pessoas e barulho das máquinas e dos garimpeiros. Em suma, todo um ecossistema é afetado.


Perde o sentido
O sentido de reserva indígena, com preservação ambiental para manutenção da cultura e dos hábitos dos índios, onde andam livres, podem caçar, e criar animais, perde completamente o sentido.


Até nove anos de prisão
Os índios contrarios ao garimpo em suas terras, estão agradecidos com Chico Rodrigues. O vídeo dele proporcionou à PF ter conhecimento e executar operação que prendeu em flagrante índios que cometeram crimes de usurpação de matéria-prima pertencente à União, associação criminosa e pela extração ilegal de recursos minerais, que podem pegar até nove anos de prisão, além de multa.


COMENTÁRIOS