00:00:00
OPINIÃO FORMADA
Chico e Mecias pensam no governo em 2022.

Alimentando adversários futuros
O governador Antônio Denarium pode está alimentando com estrutura no governo - empregos de correligionários, indicações de chefias e contratos com empresas de familiares - dois prováveis concorrentes dele em 2022: Mecias de Jesus e Chico Rodrigues. Isso, se Denarium decidir disputar a reeleição achando que sua adversária é Teresa Surita.

Apoio de Bolsonaro
Pessoa muito próxima do senador Chico Rodrigues revelou que ele comenta em família e com aliados mais chegados que "com a votação que teve (111 mil votos) é candidato pontencial ao governo, ainda mais com apoio de Bolsonaro", que tem grande aceitação em Roraima, portanto, seria um senhor cabo eleitoral.

"Forma cartesiana"
Outro dia, Chico fez uns cálculos nesse sentido dizendo que seu eleitorado aumentou de 2014 para 2018. "Tive 104 mil votos em 2014 e agora 111 mil, isso me coloca, de forma cartesiana, no segundo turno. Tenho menos rejeição que a Teresa, que o Mecias e que o Denarium", disse Chico ao Fontebrasil no fim de 2019.

Suplente bibelô
Como Chico anda levando a tira-colo para todo canto o filho suplente Pedro Arthur, que tem sido chamado em Roraima de "suplente bibelô" porque entra mudo e sai calado das audiências e apenas figura em fotos, é um sinal de que o pai pretende ensinar o herdeiro como se atua como parlamentar.

Custo-benefício negativo
Resta saber se Pedro assumindo o Senado será um parlamentar igual ao pai, que em 20 anos na Câmara dos Deputados não tem um projeto de lei aprovado que seja de conhecimento geral, e que enriqueceu liberando emendas dele para a empresa dele, que o irmão toma conta, realizar as obras ou vender produtos. Se for assim, Roraima continuará perdendo nessa relação custo-benefício com os Rodrigues.

Joga duro e pesado
Mecias de Jesus é outro potencial candidato ao governo. Com mandato de senador pela metade, Mecias poderá armar arco de alianças políticas que hoje Denarium não consegue armar. Além do que, Mecias tem como projeto de vida ser governador de Roraima, e a eleição dele para o Senado mostrou que ele joga duro e pesado. 

Gaviões
Assim sendo, do jeito que as coisas estão, dando a Caer de porteira fechada para Mecias, mantendo contratos com empresas ligadas a ele na Sesau, com prováveis contratos de obras para Miguelzinho tocar, o irmão "capataz" de Chico Rodrigues, Denarium está, sim, alimentando dois gaviões que vão voar mais alto que ele.

COMENTÁRIOS