00:00:00
O SORRISO DO INOCENTE
Denarium se ilude em achar que tem em Mecias e Telmário, que sempre pularam de barco, como aliados eternos.

"Até que a eleição os separe"

Olhando a foto de Antônio Denarium sorrindo ladeado por Telmário Mota e Mecias de Jesus me veio em mente algumas legendas, como: "Sabe de nada, inocente!", ou "espera 2022 pra você ver", ou simplesmente "o sorriso do beócio". Dá pra imaginar Ottomar Pinto ou Neudo Campos ou Teresa Surita sorrindo junto com quem tem histórico de a cada eleição pular do barco em que se hospedou e desfrutou de todas benesses? Claro que não!

Denarium parece que não sabe, ou se sabe, se ilude em achar que tem em Mecias de Jesus um aliado integral e eterno. Mecias é aliado desde quando seus interesses são atendidos. Interesses como indicações tais quais as que fez para toda diretoria da Caer, para cargos nas secretarias de Saúde e Educação, além, lógico, de apadrinhar empresários como bem consta nas investigações que estão sendo feitas em contratos na Sesau.

Cabe lembrar a empresa União, de uma irmã dele, que leva vida humilde de pequena produtora rural em São João do Baliza, mas faturou mais de R$ $ 10 milhões nos governos de Suely Campos e Denarium.

Denarium não sabe ou finge não saber que Mecias só se tornou presidente da Assembleia Legislativa em 2003 porque o então governador Flamarion Portela trabalhou pra ele junto aos deputados. Em novembro de 2004, Mecias deu uma banana pra Flamarion, empossando em menos de 24 horas Ottomar Pinto que tirou Flamarion do governo no TSE. Flamarion não teve tempo nem de recorrer ao Supremo porque Mecias praticamente em ato contínuo pulou para o lado de Ottomar. É mentira isso, Mecias?

Ottomar morreu, e Mecias emplacou o que quis no governo de Anchieta, governador que ele rompeu em 2010, e foi apoiar Neudo Campos naquela eleição. Em 2014 pulou para o barco de Chico Rodrigues, indicando a diretoria da Codesaima e mais as coisas de sempre. Vendo que Suely venceu o primeiro turno, Mecias da noite para o dia pulou para o lado de Suely. Mamou mamou no governo dela, e em 2018, deu-lhe um senhor pé na bunda, e foi apoiar o inocente Denarium.

Telmário Mota é do mesmo estilo do milagreiro. Assumiu como suplente de vereador em 2007 e virou líder de Iradilson Sampaio, que lhe deu todas as condições para se reeleger em 2008. Mas em 2012, foi, segundo Anchieta Júnior comentou com aliados próximos, "candidato combinado" para atrapalhar Mecias de Jesus e facilitar a eleição de Teresa Surita. 

Em troca disso, Telmário teria recebido a Agência de Fomento, a Secretaria do Índio e mais cargos para empregar seus correligionários no governo de Anchieta. Em 2010, apoiou Neudo Campos no primeiro turno, e da noite para o dia, mudou de entendimento foi cabo eleitoral de Anchieta no segundo turno. Em 2014, depois de mamar e mamar no governo de Anchieta, pulou do lado dele e foi o mais agressivo dos concorrentes do ex-governador ao Senado.

Há seis meses, Telmário chamava Denarium de "agiota", "sem vergonha", "convarde" e outras ofensas. Mas num belo dia, depois claro de entendimentos - se é que o amigo leitor me entende -, Telmário se declarou "conquistado pelo jeito de Denarium". 

Daqui mais dois anos, vamos ver o que os três vão falar dessa foto em que parecem serem amigos fraternos unidos pelo bem maior que é Roraima. Vamos ler "até que a eleição os separe", como Telmário e Mecias são acostumados a escrever.


COMENTÁRIOS