00:00:00
ORÁCULO
Você não pode escolher pelos outros e tampouco esperar que os outros decidam por você.

CONSELHOS DO ORÁCULO (8)


JOBIS PODOSAN


​É NA ALMA
Cave mais fundo na alma, pois é nela, e não no corpo, que residem as pérolas da vida.

A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS
Quando o problema é complexo, toda decisão precipitada é fácil, simples e errada. Mas a demora exagerada para decidir não melhora a decisão, apenas aumenta o grau de indecisão, que nunca é aconselhável na resolução dos problemas.

A BUSCA DO EMPREGO
Você pode procurar emprego ou deixar o emprego lhe procurar. Se você não tiver qualificação alguma vai ser difícil achar emprego, sendo mais fácil achar algum tipo de trabalho que exija apenas a sua força motriz. Se você tiver alguma qualificação pode misturar força + mente. Nas duas hipóteses o salário será necessariamente baixo. Se você é qualificado há duas vertentes: 1) sabe muito de pouco e vale muito na sua área; 2) sabe um pouco de cada coisa ou sabe algumas coisas e pode exercer algumas funções com algum sucesso. Aprenda muito de pouco e seja um profissional de sucesso, mas leia sobre tudo para ser uma pessoa de sucesso, o emprego vai lhe procurar.

ONDE ESTÁ O SUCESSO
O sucesso não é um direito e muito menos uma obrigação, é, antes de tudo, uma escolha livre e consciente, que impulsiona e afasta os obstáculos pelo esforço e perseverança.

O ESPECTRO
Um espectro se aproxima, quase tocando o corpo de Miguel. O espectro irradia luz e sorri.
— Quem é você?
— Eu sou Deus, aquele em cuja existência você não acredita.
— não acredito mesmo. Veja agora mesmo, por que me aparece apenas em sonho?
— Miguel, você não está dormindo!

 
A PONTE
O presente é apenas uma ponte que liga o futuro ao passado. Quando você está plantando no presente você está realizando o passado e preparando o futuro, daí a transitoriedade do presente. O passado é seara imutável de lições. O futuro é s seara da colheita inevitável do que foi plantado.

 
ONDE ESTÁ O PODER
Dentro da técnica de negociação a posição de poder é de quem está sentado e ouvindo calado. Falar demais não é demonstrativo de poder, mas de fraqueza. Quem fala muito é pouco obedecido, por isto, fale pouco.

O SIM E O NÃO
Um sim, um não, um seja, revela poder e sabedoria sempre que são pronunciados após ouvir todos os argumentos sobre a questão em discussão.


TECNICA DE RESOLVER PROBLEMAS COLEGIADOS
Apresentação do problema, soluções possíveis, discussão de cada uma das propostas, escolhas das mais viáveis, decisão. Após esta, não há mais discussão, apenas implementação da decisão tomada. Esta é a técnica de resolver problemas por colegiados.


QUANDO HÁ ESCOLHAS A FAZER
Diante de qualquer problema há sempre uma multiplicidade de possibilidades de solução. Feita a escolha, há sempre outras opções. A que você escolheu é apenas uma. Por isto, ao escolher procure a melhor alternativa. Se só existir uma via de solução, não há escolha a fazer e, neste caso, o próprio problema deixa de existir.


A DECISÃO É SEMPRE INTRANSFERÍVEL

Você não pode escolher pelos outros e tampouco esperar que os outros decidam por você. A decisão é sempre intransferível, o que os outros podem fazer é ajudar. Mas deve-se sempre lembrar que quem ajuda faz a menor parte, cabendo a maior parte a quem tem o problema que se pretende resolver.


VEJA PARA ONDE ESTÁ INDO
Quando você quiser alguma coisa concentre-se nela, pois ninguém consegue alcançar um objetivo que não pode ver ou chegar a um lugar quando não se sabe para onde está indo.


A DIVERSÃO É EXCEÇÃO
A quem só se diverte, diga: divirta-se menos. A quem nunca se diverte, diga: divirta-se. É que os extremos afastam a virtude.


COMENTÁRIOS