00:00:00
ARRANJO POLÍTICO
Sesau continuará sendo usada como estrutura eleitoral. Agora, de lord Hiran.

Sonho do lord
As queixas, reclamações e denúncias de mal atendimento, falta de remédios e medicamentos, e negligências médica e administrativa nos hospitais do estado devem ser feitas ao deputado Hiran Gonçalves, que é o autor da indicação do médico Allan Garcês para a Secretaria de Saúde, que assumiu a pasta para realizar um antigo sonho do padrinho: terceirizar o setor da saúde pública.


Grande arranjo político
O que faz um profissional bem instalado no governo federal, desistir de ser candidato a prefeito de São Luís (MA), assumir um "pepino" em Roraima, o estado mais pobre da União, com problemas sociais grandes acirrados pela imigração venezuelana até pode ser altruísmo, mas no caso de quem já tentou se eleger deputado federal, sendo indicado por um pretenso candidato ao Senado, é mais fácil de acreditar que essa nomeação trata-se de um grande arranjo político eleitoral tanto com vistas para as eleições desse ano, como para a de 2022.


Denarium aderiu
Hiran sempre defendeu que uma empresa tome conta de todo o setor da saúde em Roraima. Historicamente, a Sesau é disputada e compartilhada por políticos que têm familiares e amigos próximos como os grandes forcenecedores e prestadores de serviços que faturam milhões de reais em contratos emergenciais, como se tornou moda no governo Suely Campos e que Antônio Denarium aderiu de bom gosto.


Prato cheio
Uma empresa tomando conta de toda a saúde, os contratos de compra de tudo quanto é material e pagamento de tudo quanto for serviço não precisarão de licitações públicas e nem de contratos emergencias. A empresa contrata quem quiser. E isso vale também para a contratação de pessoal. Ou seja, um prato cheio para se acomodar cabos eleitorais.


Vai continuar igual
Diante da realidade da política brasileira, em especial, a de Roraima onde as promessas de se fazer uma nova política caiu por terra ainda no palanque quando Denarium se juntou ao político mais fisiologista que os governadores do estado já conheceram, é certo acreditar que a Sesau continuará a ser usada como máquina política eleitoral. Muda-se apenas a forma, mais o objetivo continuará sendo o mesmo.


Sempre funcionou bem
Para Hiran Gonçalves, o Hospital Geral do Roraima sempre funcionou muito bem obrigado. Haja vista que não se tem notícias de nenhuma crítica dura ou de alguma denúncia feitas por ele na tribuna da Câmara nesses seis anos de mandato, e muito menos qualquer informação de que lord tenha protocolado no Ministério Público Estadual ou Tribunal de Contas do Estado algo de, ao menos, suspeito na Sesau.


A mulher do "chefe"
Quanto a Allan Garcês, diante do seu histórico de candidaturas, não será surpresa que vislumbre Roraima como a sua grande chance de se eleger deputado federal. Mas, antes, tem trabalhar a mulher do "chefe" que quer porque quer ser prefeita de Boa Vista.


Não dispensado
No meio político macuxi, circulou ontem informação de que Allan Garcês ainda não teria sido dispensado pelo governo federal para assumir a Sesau.


COMENTÁRIOS