00:00:00
MULTADOS
Há 20 anos, Neudo e Suely pagaram multa por abuso de poder e promoção pessoal.

Comédia e oportunismo
Trecho comédia da entrevista de Telmário Mota à rádio do amigo Getúlio Cruz, foi o de elogios que ele fez à Dilma Roussef, como "uma presidente que fez muito por Roraima", no entanto, mesmo ela tendo sido boa para o estado, Telmário votou pelo impeachment dela em troca de uma diretoria nos Correios. Dilma foi vítima de ingratidão e do fisiologismo oportunista da velha política.


Vítima de mentira

Dilma também foi vítima de uma mentira deslavada de Telmário Mota. A de que os dois, juntos, "liberaram as obras o Linhão". Primeiro, isso nunca ocorreu. Segundo, quem era e ainda é Telmário Mota para liberar obra de competência exclusiva do governo federal, ele é presidente? 


Ladainha velha
Falando em Linhão de Tucuruí, Telmário, veio com a mesma ladainha repetida nos últimos 10 anos: "Vamos pedir uma audiência com o presidente para definir a questão de Tucuruí". De reuniões com participação das bancadas estadual e federal, com prefeitos e governadores para essa mesma finalidade, o cidadão roraimense já está enjoado, de tantas que ocorreram, de que "agora o Linhão sai", e meses depois, nécas de pitibiriba.


Recibo
Telmário Mota que "liberou" as obras do Linhão em abril de 2015, entra agora no seu sexto ano de mandato no Senado com recibo passado de bravateiro, mentiroso e oportunista.


Graças ao MDB
Pelo sim pelo não, a sorte de Roraima é que o governo de Michel Temer, do MDB, atendeu pedido do então l´dier no Senado, Romero Jucá, e destinou recursos para ampliação do parque termelétrico. Se isso não tivesse acontecido, o estado estaria debaixo de um verdadeiro caos. E com um detalhe: os demais brasileiros de outros estados, racham a conta da energia elétrica que é consumida em Roraima.


Diferenças
Há uma diferença descomunal entre os incêndios florestais na Austrália e as queimadas promovidas na Amazônia. Um, ocorre por efeito da natureza devido à alta temperatura desse verão na Austrália que encontra tudo propício para o seu avanço como mata seca. O outro, se faz pela mão do homem, que derruba árvores e depois toca fogo, alterando o clima no resto do mundo, inclusive, infuenciando o aumento de temperatura da Austrália.


Diplomático
Ao decidir por lançar Marcos Jorge, hoje secretário de Planejamento do governo, Mecias de Jesus, está dando uma cartada mais certa para melhor formação de uma alança política em torno do candidato do seu partido, o Republicano. Marcos Jorge tem bom trânsito com quase todos segmentos políticos do estado.


No caléndário
De certo, quando se quer promover alguma ação que mexa com a sociedade provocando a sua participação, a melhor forma é a adoção de campanhas sociais. Dessa forma, o incentivo à doação de sangue no chamado Junho Vermelho entrou para o Calendário Oficial de Eventos no Estado de Roraima. A lei é projeto da deputado Ione Pedroso.


Solidariedade
“O Junho Vermelho tem como objetivo o incentivo a campanhas de doação de sangue e a conscientização de cada cidadão da importância da doação, trazendo maior esclarecimento à população roraimense sobre a relevância deste ato de solidariedade que pode salvar vidas”, disse a deputada Ione Pedroso.


Ausente
Na festa que fez no Parque Anauá, o deputado Jeferson Alves não contou com a presença do seu grande amigo, parceiro, quase irmão e líder máximo Telmário Mota.

Multados
Neudo e Suely Campos, então governador e secretária de Bem Estar Social, foram multados em 1998 por promoção pessoal com dinheiro público em vídeos institucionais. Os vídeos tratavam da enchente que alagou todo o bairro do Beiral e parte de ruas do Centro de Boa Vista naquele ano. Nos vídeos, Neudo e Suely apareciam distribuindo mantimentos aos desabrigados.


Geração de promotores
A ação contra aquele abuso de poder e uso de dinheiro público em promoção pessoal e política, foi movida pelo Ministério Público Estadual. Aliás, movida por uma geração de promotores de justiça menos tolerantes que os atuais com abusos praticados pelo chefe do executivo. Um exemplo disso, é que apesar da prmotora Geane Sampaio ter afirmado com todas as letras que ocorre um "genocódio" no HGR por negligências médica e administrativa, Antônio Denarium não sofreu nenhuma penalidade.


Dá é risada
Semana passada, um vídeo em que o "estado de Roraima" - com sotaque paraense - elogia e agradece a Denarium, foi encaminhado a dezenas de grupos de WhatsApp e postado na conta oficial do governo do estado no Facebook, mostrando imagens do governador em obras e festas. Por menos exposição, Neudo e Suely se deram mal. Há 20 anos, tiveram que pagar multa no valor da produção e da veiculação do institucional deles. Já Denarium, com essa geração mais tolerante do MPE, dá é risada.


COMENTÁRIOS