00:00:00
ESPERNEANDO
Perder para Romero Jucá será maior humilhação da vida de Telmário Mota.

Ligação
Ontem, circulou menssagens em grupos de WhatsApp e nas redes sociais uma lIsta de empresários e empresas supostamente envolvidos com o contrabando de ouro em Roraima. Na lista, pelos menos cinco amigos próximos do governador Antônio Denarium, aparecem.


Apoio do Tupamaro
Há seis meses, Denarium esteve na Venezuela e firmou acordo de intenções comerciais via articulação do grupo miliciano Tupamaro, acusado de ser sustentado pelo narcotráfico que apoia Nicolas Maduro. O Tupamaro seria responsável pela segurança dentro da Venezuela que é feita aos caminhões de empresáros roraimenses que vendem produtos sem pagamento de impostos no Brasil para aliados endinheirados de Maduro, enquanto a população passa fome.


Contrabando em caminhões
Há a forte suspeita de que o Tupamaro esteja envolvido no contrabando de ouro para Roraima, bem como que esse ouro venezuelano tenha, em boa parte, entrado
clandestinamente via caminhões. Pode ser que nenhum caminhoneiro tenha cometido esse crime, como pode ser que nenhum empresário amigo ou sócio de Denarium tenha qualquer envolvimento com o ouro contrabandeado. Mas isso, só a investigação da Polícia Federal poderá apontar.


O comédia de sempre
A parte comédia dessa audiência do governador de Roraima com os mulicianos venezeulanos do Tupamaro, é que Telmário Mota, chegou a protocolar na Assembleia Legislativa pedido de impeachment de Denarium por colocar em risco a segurança do estado. Quatro meses depois, em vídeo, Telmário afirmou "ele me conquistou" se referindo a Denarium e à sua entrada na base governista.


Esmola grande
Diz o ditado: quando a esmola é grande até o santo desconfia. Essa festa toda no lançamento da pedra fundamental de uma empresa de bioenergia no Bonfim, que vai gerar 64 milmegawatts por ano; 600 mil litros de etanol por dia na 1ª fase e 1,2 milhão na 2ª fase; vai produzir no começo 9 mil toneladas de de bio-óleo; produzir gás carbônico alimentício engarrafado, e gerar mais de dois mil empregos, depois de tantos programas em Roraima, é bom olhar isso com, pelo menos, um pé atrás.


Onde estavam?
Todos os dias, Telmário Mota acusa Romero Jucá de ser o atraso de Roraima, de que Jucá acabou com estado. Aí a gente pergunta, onde estavam os governadores Ottomar Pinto, Neudo Campos, Flamarion Portela, Anchieta Júnior, Suely Campos e Chico Rodrigues que permitiram isso?


Onde estavam? 2
Onde estavam Mecias de Jesus presidente oito anos da Assembleia Legislativa e mais de 40 deputados estaduais que passaram por lá nesses anos todos? Onde estavam os deputados federais? Em suma, onde estavam todos os políticos do estado, o Ministério Público e a Justiça que permitiram isso?


Encarcou todo mundo
Quer dizer, então, que, sozinho, Romero Jucá botou toda a classe política, todos os governadores, senadores e deputados no bolso? Encarcou todos por mais de 20 anos fazendo de trouxa toda essa turma, inclusive, Telmário Mota, que tem como referência ter tido menos votos que os brancos e nulos para o governo no ano passado. Ou seja, o eletor preferiu votar no nada do que nele. 


Melancias, nibirús e galos
E por que essa preferência em votar no nada do que em melancias, nibirús e galos de briga? Porque política não se faz com acusações sem provas; de apontar o dedo pra todos se achando o único que presta, que é o único competente e honesto, e achando que dando algumas melancias, estudando o planeta Nibirú e defendendo rinha de galos é ser bom político.


Maior humilhação
Toda vez que Telmário fala de Romero Jucá, ele assume o quanto continua pequeno diante de quem está sem mandato. Assume o medo, o temor que tem de perder a vaga justamente para Romero Jucá. Quem se garante, não chora e nem esperneia antes do tempo. Perdendo para Jucá em 2022, será a maior humilhação da vida de Telmário. E pra quem perdeu até para os votos brancos e nulos isso não é nada nada difícil de acontecer. 


Posteridade

Tamiris Rodrigues com um ano mais
de muita saúde.


COMENTÁRIOS