00:00:00
OURO DE ROLO
Perguntas ainda estão sem respostas sobre o contrabando de ouro em Roraima.

Intrigante
O portal da UOL fez um levantamento intrigante sobre a operação da Polícia Federal na pultima sexta-feira, 6, em Roraima, que faz a gente perguntar: Como é que Roraima exportou quase 200 quilos de ouro para o exterior se não há uma única mina sendo explorada no estado? 


Como recebem pagamento
Outra questão, essa feita ontem aqui no Fontebrasil: Como é que empresários roraimenses e amazonenses recebem por suas vendas - cerca de 200 carretas por semana - para o mercado venezuelano com o Bolívar impraticável e escassez de dólar? 


Risco de sonegação
Há batimento de mercadorias livres de impostos para Venezuela entre os postos de fiscalização da Sefaz no Jundiá - quando a mercadoria entra no estado - e em Pacaraima, na saída dessa mercadoria? A possível ausência de confirmação de notas e mercadoria não estaria gerando sonegação diante de denúncias de que ocorre venda de produtos tidos para exportação mas que estariam sendo comercializados sem nota fiscal em Boa Vista?


Deletar e coçar
​Em tempos de delação premiada, com 18 pessoas presas nessa operação que investiga contrabando de ouro, deletar e coçar, é só começar.


COP 25
Roraima se fez presente no mais importante encontro mundial sobre o desdobramento do Acordo de Paris, que tratou da poluição ambiental e alternativas de geração de energia limpa. A prefeita Teresa Surita particiou como palestrante na Conferência da ONU sobre o Clima (COP 25) que acontece em Madri, na Espanha. Teresa foi uma das três convidadas do Instituto Alziras, ao lado das prefeitas Fernanda Hassem, de Brasiléia (AC) e Rosaria Chaves (Prof. Rosinha), de Cururupu (MA).


Olhar feminino
O painel em que Teresa participou tratou de debater situações e problemas comuns quanto à implantação de políticas públicas ambientais, dentro do olhar feminino voltado para o futuro encarando os desafios que a Prefeitura de Boa Vista e o estado enfrentam perante à questão energética.


Absurdo
“É muito complexo de até compreender a nossa situação, pois Roraima é o único estado brasileiro que não está ligado ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o Linhão de Tucuruí”, disse Teresa, explicando o absurdo a que Roraima foi deixado sendo o único estado não ligado ao sistema energético do país.


Energia solar
Por causa de problemas de cortes de energia e valor do custo, Teresa explicou a sua decisão de adotar energia solar no município: “Convivemos com apagões. Tem dias que a energia cai seis vezes, por isso decidimos trabalhar com energia solar. Boa Vista tem saído na frente em muitos aspectos e eu me orgulho em dizer que esse é um deles”, completou.


Atendendo
Desde 2016, a PMBV investe em energia solar abastecendo vários prédios públicos: Prefeitura, Mercado São Francisco, Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Terminal Luiz Canuto Chaves, abrigos de ônibus e até uma comunidade indígena - a Darora.


Menos poluição
Dessa forma, a prefeitura deixou de lançar 741.627 kg de gás carbônico (CO2) na atmosfera, o que corresponde na economia de R$ 771.123,23 na tarifa de energia. Atualmente, uma usina de energia solar está sendo construída no Teatro Municipal, com capacidade para abastecer todo o prédio. A prefeitura já tem um projeto para a construção de uma outra usina com potência para gerar energia para os demais prédios públicos do município.


Ideia
Com as reclamações de servidores do ex-território de Roraima sobre a paralisação do processo de reenquadramento, o ex-senador Romero Jucá deu ideia ontem em entrevista na rádio 93 FM, para que algum parlamentar sugerisse ao Ministério da Economia a requisição de oito servidores do Amapá e oito de Roraima para que ajudassem na checagem de dados dos servidores que apresentaram documentos.


Perguntinha:
Verdade que, da bancada roraimense no Congresso Nacional, somente os deputados Haroldo Campos e Joênia Wapixana votaram contra o fundão eleitoral de R$ 1,8 bilhão?


Agora Bolsonaro é o culpado
Pressionado pelas cobranças de eleitores sobre suas promessas de resolver os problemas da energia elétrica, do reenquadramento, da liberação do garimpo, e por ter trabalhado a reabertura da frontira com Venezuela que estava fechada, Telmário Mota, gravou vídeo agora acusando Jair Bolsonaro de não ter cumprido essa promessa essas promessas que o eleitor cobra do senador das melancias.


Qual a necessidade?
É de se questionar qual a necessidade de Telmário Mota no Senado, se ele não resolve as principais pendências prometidas por ele mesmo? 


Não aprendeu
Ao invés de ficar tirando o seu da reta e culpando Bolsonaro por não realizar as promessas que são do próprio Telmário, ele deveria fazer o que Romero Jucá fazia. Mas pelo visto, nem para aprender como se trabalha estando há cinco anos no Senado, Telmário, aprendeu. Agora fica aí gravando vídeo achando que convence que não fez o que prometeu porque Bolsonaro não quis. Telmário tem que lembrar que senador por Roraima é ele, e não Bolsonaro.


COMENTÁRIOS