- 18 de junho de 2025
Denarium infringe lei de publicidadeO Fontebrasil vem há alguns dias expondo a estratégia de marketing político do governador Antônio Denarium, baseado no excesso de postagens de qualquer tipo de evento - desde batizado de boneca à lançamento de pedra fundamental de uma caixa-d'água -, e no enxame de fotos e selfies apresentando o governador como protagonista de todos esses eventos promovidos pelo governo.
Isso por sí já dá para ver como é primário e pobre o marketing de Denarium, que se mostra um completo beócio no assunto. Porém, a gravidade nessa "maniçoba publicitária" está no paragrafo primeiro do artigo 37 da Constituição brasileira que diz: "A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos."
Ocorre que, o que mais são posts de Denarium misturado com os do governo, com logomarca do governo que soma com suas selfies num tudo junto e misturado promocional, infringindo a lei frontalmente.
Só no dia 30 de novembro passado, durante assinatura do termo de cessão de uso de terras para dois municípios no Palácio Hélio Campos, o marketing de Denarium postou 50 fotos e cinco vídeos com a imagem dele em 78% da divulgação, ou seja, de 50 fotos, 38 Denarium estava, numa afronta à lei, com um excesso de publicidade e propaganda de evento do governo revetido para ele.
Em apenas duas noites do festival folclórico em Caracaraí, foram 312 fotos postadas. Dessas mais da metade mostrava Denarium com dançarinas, com assessores, olhando para o público, discursando... em suma, usando a página oficial do governo do estado para se auto-promover.
Só em "arquivos de dispositivos móveis", o marketing que visa quantidade e não qualidade em conteúdo, já postou mais de 7,6 mil fotos na página do governo no Facebook, onde, com certeza, Denarium está em mais da metade delas. Isso dá uma média de 23 fotos postadas por dia. Um absurdo de exagero do "governador das selfies".
No entanto, essa overdose de posts reflete um governo apático, impotente frente ao caos na saúde pública onde pessoas sofrem em cima de macas espalhadas nos corredores do HGR. Que depende desde o seu primeiro dia de intervenção federal no sistema prisional. Que coloca os alunos da rede pública do interior para estudar só em maio.
Um governo reprovado por 55% da população antes de completar um ano. E que ainda tem o governador, um completo ignorante no que seja marketing político e social, com a cara de pau de ficar repetindo feito um papagaio velho o slogan mais sem noção que já surgiu no lavrado: "Roraima cada dia melhor!"