00:00:00
MAIS HUMANOS E MENOS POLÍTICOS
De cada 10 doentes ou mortes no HGR, apenas uma ou duas pessoas sofrem de cancer.

Só propaganda
O deputado Hiran Gonçalves e o governador Antônio Denarium estão criando um factóide político em cima de uma obra que não é de urgência para Roraima, o lançamento da pedra fundamental do Hospital do Cancer, que nada mais é que propaganda de uma coisa que não se tem certeza que será construída naquele local. O terreno para o hospital é questionado judicialmente.


Não é urgente
Eu digo que essa obra não é urgente porque simplesmente de cada 10 pessoas que estão internadas ou morrem nos hospitais do estado, uma ou duas é por algum cancer que não recebeu tratamento preventivo ou básico para ser depois encaminhado para algum centro especializado do país.


Questionamentos
A urgência da saúde pública no estado é de remédios, medicamentos, aparelhos, equipamentos e pessoal. De que adianta gastar R$ 30 milhões num centro médico que irá realizar cirurgias? Terá unidades de terapia intensiva realmente preparadas? Ou apenas tratará de diagnósticos sobre cancer e processo de medicação para indicar o paciente para um hospital especializado e todo equipado para operar e tratar dos doentes em outro estado?


Sem sentido
Esses questionamentos estão sendo feitos porque é como construir um quarto com banheiro sem vaso, sem pia e sem chuveiro, enquanto há goteiras na sala, na cozinha, na varanda, e que molham a casa toda. Mas nessa casa cheia de goteiras, haverá um quarto novo. Não tem sentido isso quando se olha as coisas pela lente da real necessidade da saúde pública de Roraima.


Garantias
Todos os doentes, seja de cancer ou outras enfermidades, precisam de tratamento decente. E o doente humilde de Roraima, que não tem plano médico, precisa ao menos de um hospital que lhe atenda decentemente no básico, e o governo, ter programa que garanta tratamento fora do estado.


Prioridade
Depois que essa coisa básica for atendida na saúde pública de Rorama, é que se deveria pensar em obras de tratamento mais especializado, que realize o atendimento de verdade, e não apenas exames e diagnósticos.


Mais humanos e menos políticos
Obra por obra, programa por programa, vamos ao que a demanda maior exige. Famílias reclamam que parentes morrem por falta de medicamentos, por infecções adquiridas no hospital, e por falta de atendimento médico devido. Isso é a realidade de oito a nove doentes, de cada 10 do estado, que não estão com cancer. Vamos ser mais humanos, e menos políticos


Poliesportivas
As escolas municipais: Waldinete de Carvalho Chaves, no bairro Dr. Sílvio Botelho; Vovó Eurides, no bairro Jardim Equatorial; e Arco-Íris, no Paraviana receberam ontem, simultaneamente, três quadras poliesportivas. A prefeita Teresa Surita destacou a importância para a educação e formação das crianças atendidas com as quadras.
“Nós exigimos muita qualidade para nossas crianças e isso tem se revertido em uma condição melhor para que elas cresçam com mais informação, estimulo e que possa ter uma geração melhor”, disse Teresa.


Atividades
Realizar atividades esportivas, pedagógicas e culturais é o objetivo desses novos espaços amplos e modernos que vieram para garantir uma boa brincadeira e contribuir para a prática de esportes de forma divertida e segura. 
A estrutura conta com quadra coberta, arquibancadas, vestiários masculino e feminino, depósito, espaço para a prática de várias atividades esportivas, dentre elas: Futsal, Vôlei, Basquete e Handebol.


Outras
Em setembro deste ano, foram as escolas municipais Jael da Silva Barradas (bairro Cauamé), Antônia Fernandes Cutrim (Jardim Tropical) e Raio de Sol (bairro Nova Cidade) que receberam novo espaço para a prática de educação física.
Outra quadra está em construção na Escola Municipal Cunhatã Curumim, no Buritis, e será entregue até o fim do ano.


COMENTÁRIOS