00:00:00
DONOS DE RORAIMA
Em 2022 vamos ver quem são os maiores proprietários de terras no estado.

Atoleiro
No mês passado o governo iniciou programa de vacinação do gado contra a febre aftosa com uma festa em uma fazenda. Na madrugada do dia do evento caiu uma forte chuva que deixou a estrada de acesso à sede da fazenda quase intrafegável, com carros atolando, inclusive o que transportava Antônio Denarium, que teve que ajudar a empurrar o veículo e acabou ficando com a calça suja de lama.


Em grande estilo
Mas o ponto alto da festa do início da vacinação de aftosa não foi o discurso do governador e nem a primeira aplicação que foi dada por ele, e sim, a chegada em grande estilo de um helicópteto, com seu barulho típico que silenciou o evento, balançando árvores e terra pelo vento que produzia. Era o chefe da Casa Civil, Disney Mesquista, chegando acompanhado de sua mulher, limpinhos, dando glamour a um evento cheio de gente suja de lama da estrada.


Quem é, mesmo, o governador?
Um empresário que está há pouco tempo em Roraima, vento a chegada do que parecia ser o grande convidado, a maior autoridade do evento, perguntou com curiosidade sincera para um ex-deputado: "Quem é, mesmo, o governador do estado?"


Donos do estado
Nunca o meio empresarial de Roraima envolvido com terras, pretensos produtores - na realidade, produtores medianos - e autoridades se deram tão bem como nesse governo do empresário Antônio Denarium, um latifundiário de primeira. Os processos de legação de terras e de permissão para desmatamento vão apontar em 2022, no final dessa gestão, que os amigos do governador são os grandes donos das terras do estado. É só esperar pra ver.


Legalização da grilagem
Os ministérios públicos estadual e o Federal - também -, estão passando batidos nesse processo em que, empresários estão colocando gente em áreas ainda não tituladas como poseiros para reivindicarem no futuro a terra para legalização, que lhes será dada, mas que irão "vender" para os atuais investidores, os mesmos que os colocaram lá, com rancho e estrutura mínima para viverem como poseiros. Será a legalização da grilagem.


Jonatan de Jesus e Jota R
Esquema assim de pegar terra pública, da União, e dar para gente que nunca foi plantou um pé de tomate e que nunca pensou em trabalhar no campo, como o caso de José Raimundo Rodrigues, o Jota R Jackson, assessor braço-direito do homem do milagre da multiplicação dos bens, Mecias de Jesus, que há 10 anos ganhou uma área que compõe pra lá de 30 campos de futebol na região do Baliza, e logo em seguida, deu - sim, deu - em procuração irrevogável com total e plenos poderes dessa área para um estudante em Manaus, de 20 anos, chamado Jonatan de Jesus.


Conivência do Incra
Outros dois premiados com áreas grande no Balisa, fizeram o mesmo, passaram suas terras para Jonatan de Jesus que sequer morava em Roraima. Meses depois, as três áreas formaram a fazenda do milagreiro Mecias. Tudo isso, na cara do MPF, com a conivência do Incra.




COMENTÁRIOS