- 03 de julho de 2025
Denarium e a culpa pela situação da PAMCAntônio Denarium tem orientado seus assessores a jogarem no colo da intervenção federal na Penitenciária de Monte Cristo, toda reclamação e crítica que acontecer em cima da administração do sistema prisional. Ontem, um assessor do governo, cumprindo "jornada dupla" nas redes sociais como defensor de Denarium, acusou a intervenção federal de ser responsável pelo não abastecimento de veículos da penitenciária.
Servidores da PAMC denunciaram que o veículo que serve para transporte de presos doentes para o Hospital Geral está sem combustível para o serviço. Um assessor de Antônio Denarium, que já serviu até de motorista dele, culpou em um grupo de WhatsApp a intervenção federal pelo descaso.
Ocorre que, o interventor André Fernandes, foi nomeado pelo próprio governador como secretário de Justiça, pasta que responde pelo sistema prisional do estado, e a Sejus tem no seu orçamento anual verba para custeio da peniteniária, independente da intervenção.
Em suma, o caso de abastecimento de veículos da PAMC é de responsabilidade do governo, da Secretária de Justiça. A intervenção está dirigida na manutenção da segurança no presídio, no trabalho de inteligência, e de combate a fugas.
Se hoje há redução de mortes e fugas na Monte Cristo, isso se deve à Força Nacional que tem somado com os demais agentes penitenciários, que clamam para que Denarium cumpra a promessa de realizar novo concurso para suprir a carência de pessoal, mas que até agora, prestes a completar um ano à frente do estado, não se tem a mínima previsão de que irá cumprir pois o setor anda de prorrogação em prorrogação de intervenção federal.
O que é feio, é o governador usar sua assesoria para tirar o corpo fora do que é, também, de sua responsabilidade, afinal, quem é o governador de Roraima e quais as suas atribuições?
Para quem prometia ser o novo na política, Antônio Denarium tem se mostrado bem adépto da velha e esperta política de pular fora quando o caldo esquenta.
*P.S.: Enquanto servidores da PAMC reclamavam da falta de combustível para veículos da PAMC, Denarium espalhava nas redes sociais sua participação numa festa em Caracaraí. Cada um com sua prioridade.