00:00:00
IMAGEM DO GOVERNO
Antônio Denarium mostra cada vez mas que o seu governo tem como prioridade o agronegócio

Imagem traduzida
A imagem ao lado pode ser traduzida como uso político para fins próprios, com a desculpa de que se estar arrumando a salvação de Roraima. Primeiro: Antônio Denarium e comitiva bela, vão a um evento em Brasília onde se afirma que "É nos Municípios que se produz o desenvolvimento". E nenhum prefeito de Roraima foi convidado pelo governador a participar desse "grande evento".


Segundo: Denarium sempre viaja com sua entourage de, no mínimo, três assessores onde um faz as honras de "lambe-lambe" registrando imagens do governador no celular. Quem banca essas viagens, os cofres públicos ou estariam eles pagando para trabalhar?

E terceiro: Esses encontros e negócios fechados, só interessa a Denarium e seus amigos empresários que terão isenção fiscal de 10 anos - pelo menos -, o que derruba o papo de que o estado ganhará. Mas ganhará com o quê se há isenção de impostos para o agronegócio?


"Ah! Mas vai gerar empregos". Aonde, se o maquinário desses grandes empresários é tudo mecanizado automaticamente?


O número de funcionários no agronegócio é muito menor que há 10 anos. E mais, esses funcionários virão de outros estados porque não há número sufiente de profissionais em Roraima para atender essa demanda.


Então, a foto com Denarium e dois assessores voltados para o lucro no agronegócio é a imagem cristalina desse governo, onde alunos iniciam ano letivo só em maio; gente morre em cima de macas espalhadas no Hospital Geral quase todas as semanas; o "tribunal do crime" degola pessoas, mas o agronegócio, ramo do governador, é o Norte do governo.


Sugestão para Chico Mozart
Para alertar os jovens sobre os riscos do consumo indevido de álcool e de drogas ilícitas, a Assembleia Legislativa aprovou projeto do deputado Chico Mozart. O Fontebrasil aproveita o ensejo e sugere a Chico Mozart apresentar projeto que alerte os jovens e adultos reprodutores ao uso de camisinha em relações sexuais, e assim evitar filhos que depois não se quer assumir.


Nove filhos
Em tempo, pelo o que circula no meio político, Chico Mozart seria pai de nove filhos em que só um ele teria reconhecido sem exame de DNA. O deputado nega, e afirma que todos seus filhos são reconhecidos.


Junho Vermelho
A ALE também aprovou projeto - esse mais realista - da deputada Ione Pedroso, que incentiva a doação de sangue no estado, instituindo o mês de junho como "Junho Vermelho". O objetivo é de fortalecer o banco de sangue no estado, que volta e meia, fica sem estoque  para atender doentes e pacientes de situações de emergência.


Joênia Wapichana
Fontebrasil entrou em contato ontem com a assessoria da deputada Joênia Wapichana, eleita com 90% dos votos das comidades indígenas de Roraima, para saber qual posição ela tomará diante da morte de Amanda Barbosa, índia Macuxi de 16 anos, da Comunidade do Barata, em Alto ALegre, que morreu por falta de cirurgia de um tumor cerebral diagnosticado há mais de três meses, e após a familia ter solicitado ao governo do estado, o Tratamento Fora de Domicílio (TFD).


Não respondeu
Joênia não respondeu às perguntas feitas pelo Fontebrasil. Em suas redes sociais, não foi visto nenhuma manifestação sobre a morte de uma "parente". Apenas relatos dela em participações em comissões da Câmara.


Depois da morte
Anteontem, 5, três dias depois da morte de Amanda, a família dela recebeu informação que o governo concedeu o TFD para cirurgia em Arapongas, no Paraná. E mais de 20 dias depois que o Ministério Público do Estado ingressou com liminar obrigando o governo a realizar a cirurgia. 


Constrangedor
A morte de uma índia de 16 anos por não obter uma cirurgia em outro estado, por demora em providenciar passagem e internação, quando o governador viaja a cada 10 dias - em média - para Brasília e outros estados para, primordialmente - em média -, tratar de agronegócios, ramo empresarial que ele e amigos que lhe apoiaram na campanha, lucram, é constrangedor.
Constrangedor porque dinheiro para viajar para tratar de agronegócios, não falta. Mas para salvar uma vida, não tem.


Kassab em Roraima
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, chega hoje a Roraima para encontro com correligionários do partido. O deputado Haroldo Cathedral, que é presidente regional da sigla, é que coordenará as reuniões.


Debates
Na pauta da visita de Kassab ao PSD roraimense, será debatido o momento político que o país atravessa, o papel da mulher na política, e como o partido participará na eleição do ano que vem, em especial, a capital Boa Vista. 


Aprendizado
Está praticamente definido que Haroldo da Cathedral nao irá concorrer à PMBV. Ele tem defendido que precisa atender ao mandato para o qual foi eleito, o de deputado federal.
Iniciante na política, Haroldo compara esse mandato da Câmara como "aprendizado de alto nível" para qualquer pessoa que queira trabalhar em prol da soceidade.


Só se não quiser
Nos bastidores, corre informação que o PSD pretende convidar o desembargador Almiro Padilha à Prefeitura de Boa Vista. Almiro já informou que irá se aposentar em fevereiro próximo. Amigo pessoal de Haroldo, e bastante respeitado no meio político, Almiro só não será candidato pelo PSD se não quiser.


COMENTÁRIOS