00:00:00
MAIS UMA
PGR tem que cobrar explicações sobre promessa ou ameaça de se fechar a BR-174 caso garimpeiros não sejam atendidos por Bolsonaro.

Adotar que "providências necessárias" contra a lei?
​É crime contra a ordem pública e de ameaça de danos físicos a agentes do estado, o que garimpeiros estão cometendo em fechar a BR-174 há mais de três dias. Crime com agravante de reivindicação torpe, porque não se encontra na Constituição qualquer vírgula que abra possibilidade para garimpo ilegal em terras indígenas e em áreas de proteção ambiental.


Sendo assim, a força policial que deveria cumprir decisão da justiça que determinou a imediata retirada dos bardeneiros, está em dívida com a justiça e com a sociedade prejudicada por essa ação criminosa. É direito de ir e vir completamente infringido, desrespeitado e não acatado devidamente pelas forças policiais.


Em meio a balbúrdia dos garimpeiros que fecharam a BR-174, é claro que ia aparecer político querendo tirar casquinha promocional do caso. No entanto, o que seria uma propaganda conciliadora, acabou expondo suposta ameaça de protesto maior, com mais danos à sociedade caso Jair Bolsonaro não acate a vontade dos garimpeiros.

Telmário Mota gravou um vídeo em que pede aos garimpeiros para suspenderem a manifestação, conversarem com o presidente Jair Bolsonaro para se resolver a situação deles, e se isso não ocorrer, eles (Telmário e garimpeiros) vão "adotar providências necessárias".


Coisa nenhuma, Telmário. Essa reivindicação fechando a estrada, quebrando carros e atrapalhando a vida de pessoas que nada têm a ver com garimpo ilegal, não é, e nunca será reivindicação justa. Onde isso consta em lei para ser reivindicação justa de um direito? Isso é justo só pra você querer aparecer de conciliador. Fazer propaganda de você mesmo.


Quem são esses garimpeiros pra que se solicite bom senso acatar o que a justiça já determinou? Que direito eles têm em prejudicar a vida de milhares de pessoas reivindicando o que há mais de 30 anos é proibido por lei?


"Adotar providências que são necessárias"?, necessárias como o quê, Telmário, se a lei é bem clara em proibir garimpo onde esses garimpeiros querem?


Telmário está ameaçando indiretamente o poder público e à Constituição, em prometer aos garimpeiros que irá "tomar providências necessárias" para quê, garimpar na marra em terras indígenas e áreas ambientais?


A Procuradoria Geral da República deveria cobrar explicações de Telmário Mota sobre o que ele prometeu ou ameaçou fazer contra lei. Chega de parlamentar falar absurdos e alegar imunidade de posicionamento e voz pra isso. Imunidade parlamentar não garante a ninguém defender ou cometer crime. E garimpo ilegal é crime. Ameaçar "tomar providências necessárias" contra a lei, é crime. Defender nova paralisação na BR-174, também é crime.


COMENTÁRIOS