00:00:00
O que Anchieta diria?
Acordo entre Shéridan e Denarium deve passar por cancelamento de ação que pede a cassação dele.

Em troca de esquecimento?

Um grande acordo, envolvendo indicações de cargos na estrutura do governo, mais apoio para eventual candidatura majoritária à Prefeitura de Boa Vista ou ao Senado em 2022 da deputada Shéridan Stteffanny, em troca do "esquecimento" do processo eleitoral que pede a cassação de Antônio Denarium e que tem tirado o sono dele e dos seus amigos empresários, estaria por trás dessa aproximação entre ela e ele.


Não tem sentido
Vamos e venhamos, pelas palavras elogiosas de Shéridan, que é presidente do PSDB - partido que encabeça a ação de cassação da chapa de Denarium, é um completo contra-senso, contraditório e sem fundamento que ela e ele mantenham "namoro político" que pode acabar em "casamento", querendo o PSDB tirar o mandato dele.


Por amor
Isso - Shéridan ser aliada de Denarium com o seu partido querendo tomar o governo dele -, seria como uma jovem de 20 anos casar "por amor" com um idoso de 90 anos que não tem herdeiros. 


Garantias
Se uma coisa Denarium não é, é ingênuo. E pelo costume, pelo hábito profissional que tem em só fazer negócios lucrativos tendo em mãos "garantias" de quem ele fechou contrato, é ruim que o governador se alie com quem quer lhe tirar a cadeira, sem alguma contra-partida lucrativa. E na relação com Shéridan-PSDB, o lucro do governador está neles esquecerem o processo que pede a sua cassação.


Compensação
O valor de se manter livre de pressão ou movimentações processuais de ações complicadas como essa que Denarium responde, é quase imensurável. Daí, em compensação à essa união, o apoio total do governo à candidatura majoritária de Shéridan está de bom tamanho, e sem cobrança de juros, como Denarium costumava aplicar.


Pelo sim pelo não...
Pelo sim pelo não, vá lá que o advogado do PSDB cometa um erro processual, deslize falha qualquer como perda de prazo... e powl, o processo de cassação de Denarium der chabú?
Afinal de contas, ninguém é perfeito e o ser humano é passivo de falhas.


Participação ativa
A advogada Jussara Rodrigues está defendendo participação efetiva de colegas na eleição do ano que vem. Ela defende que a sociedade organizada participe mais dos processos eleitorais, fortalecendo a sociedade com vereadores, prefeitos, deputados e senadores que conheçam leis, que entendam a grande problemática jurisdicional do país, melhorando assim a qualidade da representação do eleitor.


Reduzir ausência da justiça
"Todas as cidades e o país como um todo sofre com ausência de uma justiça mais próxima, mais célere e mais justa. A política como atividade legislativa é uma forma de se reduzir essa ausência, que muitas vezes, tem a ver com a relação entre Legislativo e Judiciário", defende Jussara, que propõe que a OAB roraimense apoie candidaturas próprias à câmaras de vereadores de pelo menos metade dos municípios do estado. 


Indicação de Lurenes
Da Casa Civil veio informação que a indicação do Lurenes Avelino partiu do próprio chefe do setor, Disney Mesquita, e não por indicação do DEm ou do ex-deputado Abel Galinha, cunhado de Lurenes.


Constrangimento
Uma coordenadora do centro regional de ensino indígena do Amajari, passou constrangimento sexta-feira, 1, ao sair de uma palestra organizada pela própria Secretaria de Educação no auditorio do Corpo de Bombeiros. O veículo cedido à ela para trabalho no interior do estado foi levado do estacionamento por servidores da secretaria, supostamente, sem qualquer aviso prévio, quando o termo de responsabilidade rege que o veículo só poderá ser devolvido mediante entrega no pátio da Seduc.


Complicação
O problema é que a cautela do veículo continua com a coordenadora. Se ocorrer algum problema com o veículo, quem será responsabilizado?
No centro do Amajarí corre informação que o ato da Secretaria de Educação foi retaliazação por questões políticas.


Precisa esclarecer
Esse caso do porteiro do condomínio de Jair Bolsonaro ter dito que falou com alguém de voz parecida com a dele, na casa 58, para permitir ou não entrada de um veículo, e isso ter sido anotado no caderno de protocolo, onde o porteiro afirma que viu o veículo indo para outra casa e assim ligou para informar o que  estava acontecendo, e teria ouvido um "tudo bem" como resposta da casa 58, de Jair Bolsonaro, tem questões que precisam ser devidamente esclarecidas.


Qual o motivo?
Por que o porteiro, naquela data tão longe da eleição, com Bolsonaro ainda sem figurar com qualquer favoritismo, anotaria a casa dele horas antes daquele veículo servir para dois assassinatos?


Explicar o acesso
Como e porque Bolsonaro teve acesso aos dados, gravações e imagens da guarita antes da Polícia Civil ir periciar?


Apagadas?
Gravações podem ser apagadas do programa de vigilância da guarita do condomínio?


Deu pití
Bolsonaro sabia desde o dia 9 de outubro, avisado por Wilson Witzel que havia esse depoimento do porteiro, e não tratou de pedir nenhuma providência quanto ao esclarecimento disso ao invés de ficar calado esperando que o fato fosse noticiado, pra ele dar aquele pití que deu?


A importância da oposição
Uma das coisas mais importantes e fundamentais da democracia é a oposição. Nenhuma sociedade cresce e se torna rica e justa sem que haja quem aponte falhas administrativas e cobre resultados dos gestores públicos. A oposição impede governos autoritários e abusos com o dinheiro público. Mas em Roraima, há muito não sem vê oposição funcionar. Os políticos do estado tendem ao disurso sem vergonha de se unir à situação em nome da governabilidade.


Em nome dessa governabilidade
Da governabilidade que há anos mantém pessoas morrendo em cima de macas nos corredores de hospitais. Da governabilidade que realiza mais de 40 contratos emergenciais sem licitação e suspeitos de beneficiamento de aliados. Da governabilidade que se vê refém do "tribunal do crime" que corta cabeças de jovens quase que todas as semanas. Da governibilidade que não gera empregos, e nem realiza concursos públicos. Da governabilidade que corta programa como Crédito Social, no maior calote que eleitor do estado já sofreu.


Oposição serv-self
Na verdade, a oposição que adere à governabilidade, se torna aliada a todas as mazelas não tratadas pelo governo. Se torna aliada recebendo em troca cargos no governo, assistindo empresas de familiares fechando contratos com o governo. E tendo promessas de apoio com estrutura do governo para suas reeleições, no velho e surrado toma-lá-dá-cá.


Exemplo Bilú
Ser oposição em Roraima, é ser desprendido de interesses próprios e nome da coletividade. Ou será que esse pessoal que pulou de lado, como mais recentemente a deputada Shéridan Stteffanny, que falou cobras e lagartos de Antônio Denarium na campanha eleitoral, acha agora que esse governo é bom, que atende as necessidades do povo, que cuida da saúde e da segurança públicas, gera empregos e valoriza o servidor público?


"Nosso governador"
Muito do que a sociedade roraimense vive se deve à falta de oposição. Se deve ao comod
smo, ao fisiologismo... ao farinha pouca meu pirão primeiro. Se deve à falta de vergonha em esquecer o que pregou, e se aliar a quem não prestava até pouco tempo atrás. Como Shéridan falava de Denarium na campanha eleitoral, e como ela se refere hoje a ele, como "nosso governador".



O que diria Anchieta sobre 'olhar torto'?

O que diria Anchieta Júnior se estivesse aqui e assistisse a candidata que ele fez tudo para eleger, rasgar elogios a quem ambos esculacharam durante a campanha eleitoral, como uma pessoa não tinha dó em tomar o patrimônio dos outros, quem era inexperiente em gestão pública, que só governaria para os amigos empresários, e que venceu a eleição acusando Anchieta de quebrar o estado?


O vídeo que mostra Shéridan Stteffanni rasgando elogios a Antônio Denarium causa vergonha alheia em quem votou em Anchieta, e causou surpresa aos que estavam presentes ao evento do governo em que Shéridan, teve que dar duas vezes "bom dia" para ser respondida.


Sim, Shéridan, as pessoas "olharam torto" para você porque essas pessoas têm vergonha da falta de simancol e do argumento demagogo que certos políticos têm em achar que o eleitor é idiota em não ver o oportunismo que eles operam. Que essas trocas de elogios entre antes ferrenhos opositores nada mais são do que o velho e conhecido toma-lá-dá-cá. Em que indicações, cargos e apoio a candidaturas são acertados.


O eleitor que votou em Anchieta, que sofre com a falta do Crédito Social que ele pagava e Denarium cortou; que tem parentes sofrendo em cima de macas espalhadas no HGR; que teve um filho ou um pai mortos em assaltos devido à insegurança que a sociedade vive; que está desempregado, que Shéridan, sem se tocar, confirma que está desassistido, tão descrente e tão mal-tratado, e que agora, 11 meses depois que Denarium assumiu e que ela se uniu a ele, tenha " esperança de que Roraima pode dá certo."


Bilú faria muito mais pelo estado, se fiscalizasse e cobrasse as promessas que Denarium fez e não cumpriu. Promessas que Anchieta e ela mesma falaram que ele não cumpriria. Sheridan nunca estará ao lado do povo rasgando seda para o governador em troca de apoio político, sem sentir qualquer constrangimento em saber que o estado é muito mal administrado.


Por isso as pessoas olharam torto pra Shéridan, e ela teve que cumprimentá-las duas vezes para que elas lhes respondessem. Olharam torto para quem depois de eleita em 2014, descartou como marido quem a elegeu, e nesse fim de semana, virou-lhe as costas como político.





COMENTÁRIOS