00:00:00

Edersen Lima

Mais uma creche municipal



 

Por que o mundo não quer o nióbio de RR?
Existem alguns pontos dessa "riqueza" toda que Jair Bolsonaro e Antônio Denarium pregam sobre as maiores jazidas de níbio do planeta estarem em Roraima, de que isso, como disse o governador, "salvará (economicamente) o país".

E o que é o nióbio? É o metal mais resistente e leve que existe no mundo. Usado nas indústrias de tecnologia, aero espacial, engenharia, na indústria bélica pois é usado em conjunto com o aço, tornando o produto mais leve e resistente. Por isso ele está em carros, pontes, turbinas de aviões, mísseis e demais equipamentos.

Embora o estado tenha boa parte do nióbio do mundo, a realidade dos fatos é que a ciência já descobriu que o nióbio pode ser muito bem substituído por outros metais como o vanádio e o titânio que atendem praticamente igual ao mineral endeusado por Bolsonaro.

Outro ponto, o mercado internacional descobriu que as reservas de nióbio em outros países, como o Canadá, que já fornecem para o mundo, dão conta do recado, atendem a demanda com projeções futuras para décadas. Isso porque, proporcionalmente, o uso do nióbio é de menos de 1% para cada quantidade de aço ou outro metal que se queira utilizá-lo. 

Por exemplo, para cada tonelada de aço, bastam 100 gramas de nióbio para atender a necessidade de resistência e flexibilidade que se deseja para o produto.

O raciocínio do mercado mundial é lógico e prático. O de Bolsonaro e do desinformado Denarium, é demagógico. Os investidores entendem que colocar mais nióbio no mercado - via exploração em Roraima - apenas baixaria o preço do metal, porque aumentaria a produção, a oferta dentro da mesma demanda. Hoje, a produção de nióbio atende com folga o mercado, e sua cotação já atingiu o valor máximo, porque há nióbio sufiente para atender a indústria consumidora. 

Então, mais nióbio no mercado, só reduziria o preço dele. Daí, o raciocínio prático e lógico dos investidores: Pra quê gastar tempo e dinheiro com todo aparato pra se iniciar exploração de nióbio em Roraima, quando já se tem o produto em estoque secular para consumo futuro? Não faz sentido. Só serve pra discurso demagógico e desinformado.


Saúde
"O Senador Hélio Campos recebeu, toda reformada e ampliada, a Unidade de Saúde de Sayonara Mota! E pensar que quando assumi, só sete unidades funcionavam! Acredita? Recuperamos todas! Reformamos, colocamos remédios, contratamos profissionais, construímos unidades onde não existiam e quatro funcionam até meia noite. Muita gente da zona Oeste e dos bairros próximos ao senador Hélio Campos vão contar com consultório odontológico, farmácia, sala de vacina e até calçada interativa pras crianças irem mais felizes cuidar da saúde sabendo que lá receberão muito carinho e atenção na capital da Primeira Infância. A saúde é um desafio no MUNDO e a gente tem enfrentado dias de muita demanda por conta da imigração, mas em nenhum serviço nosso falta amor e compromisso", Teresa Surita.


Não cola mais
O uso politiqueiro da obra do linhão de Tucuruí já deu o que tinha que dar. O eleitor não cai mais em conversas fiadas e nem em postagens que afirmem uma coisa que se quer teve aprovada liberação para se iniciar. Exemplo maior de como o povo não cai nessa, foram os panfletos que sujaram Boa Bista com mentira cínica e deslavada protagonizada por Telmário Mota, em abril de 2015. Ver ao lado.


Eleitor preferiu o nada
E Telmário Mota se diz confiante que o povo irá reconhecer o seu trabalho(?). Ele ainda deve estar na órbita do planeta Nibirú, delirando com o nocaute que levou do eleitor que preferiu anular seu voto, votar no nada do que nele para o governo do estado no ano passado. Telmário simplesmente ficou em último lugar, atrás até dos votos nulos e brancos.


Como agem
Na Europa, todos os países que receberam refugiados de conflitos na Síria e em países africanos, acomodaram esses refugiados em áreas distantes dos centros urbanos, o que evitaria o fluxo de pessoas pedindo esmolas, e a ocorrência de assaltos ou outros tipo de violência.


Aumento da criminalidade
Manter os venezuelanos dentro de bairros populosos em Boa Vista causou e causa todo esse transtorno que a cidade vive, tendo a reboque, o aumento da criminalidade, desde assaltos e roubos a residências e ao comércios, como pessoas nas ruas, com a elevação do índice de criminalidade no tráfico e em mortes.


A bronca de Getúlio
Há quem desconfie que a bronca, a zanca do professor mestre de todas as dragagens, Getúlio Cruz, tem do ex-deputado Márcio Junqueira, se deve a algum pedido feito por ele a Márcio quando foi presidente do Iteraima, para que o professor sempre insinue que as supostas irregularidades no órgão foram cometidas pelo ex-deputado, mas que a Polícia Federal nunca encontrou nada de comprometedor contra Márcio.


Mais uma frustração
Fica parecendo que o senhor das dragagens expõe em relação a Márcio Junqueira mais uma frustração porque a PF não prendeu o ex-deputado além da frustração de ter sido cinco vezes candidato ao governo 1990 e 1994, ao Senado 1998 e 2002, e a deputado federal 2006, em que as urnas lhe negaram veementemente qualquer eleição.


Creche
"Entregamos essa semana mais uma Creche Proinfância, dessa vez no Cidade Satélite. E o Pedro tava tão feliz com a nova escola dele que não resistimos e chamamos esse pequeno pra mostrar um pouco de como ela é. Gente, não é só por fora que as unidades de ensino de Boa Vista são bonitas, nós pensamos em cada detalhe. Da qualidade dos materiais, até os uniformes. Com essa chegamos a marca de 122 Unidades de Ensino em nossa cidade, sendo que 34 delas novinhas foram entregues durante a minha gestão. Nosso compromisso com a educação é real e eu me orgulho muito disso. E nos aguardem, que ainda temos mais quatro unidades pra inaugurar ainda este ano", Teresa Surita, prefeita. 


100% de produtividade
O relatório “Justiça em Números”, do Conselho Nacional de Justiça, apontou o Tribunal de Justiça de Roraima como um dos seis mais eficientes do país, e o mais eficiente da região Norte. O TJ Roraima atingiu pelo quarto ano seguido o resultado de 100% no Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPCJus) no relatório, com ano-base 2018.


Almiro Padilha
Aqui vale ressaltar que essa performance de excelência do Tribunal de Roraima se iniciou com o trabalho desenvolvido na gestão do desembargador Almiro Padilha, concluída há cinco anos. Almiro Padilha é hoje corregedor do Tribunal foi o primeiro a obter Selo Ouro do CNJ.


Trabalho continuado
É oportuno, também, destacar as gestões da desembargadora Elaine Bianque, e do atual presidente, desembargador Mozarildo Cavalcanti, que tem hoje como reconhecimento do CNJ, como o tribunal mais produtivo e o que mantém a menor taxa de congestionamento de processos, com um índice de 47%, apesar de ser o tribunal de menor porte, com menor despesa que é o orçamento de R$ 229 milhões por ano e, consequentemente, menor recurso financeiro disponível dentre os demais no Brasil.


Conciliação
Outro dado a ser destacado no "Justiça em Números" é o índice de conciliação, que tem uma média de 10% em todo o Brasil. Roraima se mantém acima desse percentual, chegando a 13,2% de conciliação.


Diferente dos outros
Na contra-mão de um desorientado governo Antônio Denarium, e de uma polêmica Assembleia Legislativa, o Judiciário roraimense segue em frente simplesmente fazendo sua lição de casa.


Governador do dinheiro
Não à toa, o vice governador Frutuoso Lins disse que Antônio Denarium parece "garoto propaganda do agro-negócio", e há duas semanas, em Podcast e aqui na Coluna, abordamos que Denarium é não governador da Educação e sim dos negócios, do dinheiro, tanto que a sua alcunha é "Dinheiro" em latim. Ontem, funcionarios da empresa de limpeza de escolas paralisaram seus trabalhos por atraso de pagamento do governo.


Endossou
Na semana passada, o governador do agro-negócio, fechou três escolas, o que endossa nossa opinião.

Últimas Postagens