00:00:00

Edersen Lima

Pura demagogia


Pura demagogia
Uma proposta demagoga foi sancionada pelo governador Antônio Denarium. O deputado Neto Loureiro quer que portadores do HIV fiquem isentos do pagamento de IPVA. Ora, portador de HIV não é nenhum inválido. Pelo contrário, a maioria deles trabalha, faz exercícios, faz sexo e levam vida praticamente normal. Inválidos são os doentes de alguns tipos de cancer ou tenham alguma enfermidade grave, auto-imune.


Carona no oportunismo
Isso, de fazer festa e se promover com o dinheiro alheio, porque se alguém é isento de pagar imposto, outro alguém é que irá pagar por ele, é típico dos oportunistas. Ou seja, vem esse tipo de político querendo pegar carona na hipocrisia porque se é altruísmo, que se apresente um projeto em que "políticos com mandato pagarão X% de imposto para cobrir isenção do IPVA de portadores de HIV", não é?


Mais despesa para o contribuinte
É fácil pedir para o contribuinte, que já banca todas as despesas públicas, mais contribuiçãozinha. É fácil pra sambista folgado pedir pra trabalhador bater tambor para ele dançar.


Cadê Lord Hiran e Jonatan?
Amigo leitor, Roraima está muito mal de representação popular. O Hospital Geral vivendo há seis meses a calamidade do caos, e o quê dois deputados que são médicos, Hiran Gonçalves e Jonatan de Jesus fizeram pelo setor da saúde pública de forma relevante, consistente, providencial?


Aliados
Gente morrendo por descaso do governo com a falta de medicamentos e remédios, e pelo comportamento estranho, meio que alheio dos médicos que atendem no HGR, e a impressão que passa e fica é que Lord Hiran e Jonatan de Jesus, complacentes por serem aliados do governador, por serem corporativistas com os colegas médicos.


Ocupados
Semana passada, Lord Hiran estava em Bruxelas tratando sabe-se lá o quê de real interesse para Roraima. Ele viajou em classe executiva com passagens e diárias em euros pagas por você, contribuinte.
E Jonatan, ninguém sabe e ninguém viu.


Denarium está pior que Suely
Antônio Denarium está há seis meses governando Roraima, um mês como interventor e cinco como governador, e a situação do HGR e da maternidade pública hoje, é pior que há sete meses, quando a rainha da incompetência Suely Campos governava o estado. Denarium está conseguindo ser pior que sua antecessora. E pior, está fazendo o povo ter saudade dela por se mostrar ainda mais incompetente.


Cadê o MPE?
O Ministério Público Estadual, que tem uma promotoraexclusiva para tratar de denúncias sobre a saúde pública, Geane Sampaio, ao que parece, continua alheio à calamidade que o setor vive. Ontem, um vídeo de uma filha desesperada em ver sua mãe morrendo - e que veio a falecer - reclamando que "tapurus" estavam saindo do ouvido da mãe, circulou em todas as redes sociais e pelo visto, nem Geane Sampaio e nem ninguém do MPE o assistiu.


Agressividade explicada
Todos nós conhecemos pessoas que são tidas como "mal-amadas", "revoltadas", e "recalcadas" e que demonstram esses comportamentos do nada. A Psicologia já apontou e estudos psiquiátricos comprovam que 90% desses comportamentos que na maioria das vezes são agressivos, se devem a traumas sofridos na primeira infância, principalmente quando se foi vítima de rejeição.


Só com tratamento
Crianças menores de sete anos que foram mal-tratadas com xingamentos, que sofreram dos pais ou de pessoas da família rejeição e reprovação de como agiam ou do que representavam, guardam sequelas que marcam a vida toda, e que na fase adulta, só com tratamento psicológico ou psiquiátrico, será resolvido.


Carentes de atenção
Há casos, por exemplo, de mulheres que na infância se sentiram rejeitadas e excluídas, por exemplo, pela mãe por ter casado com outro homem e ter tido uma outra filha, e que hoje adultas, são carentes de atenção e de carinho. E agem agressivamente com outras pessoas quando não recebem a mesma atenção que dão, ou quando são rejeitadas ou ignoradas por outras pessoas. E a todo custo, querem se impor.


Não justifica
Daí, quando você ler nas redes sociais manifestações de agressividade, com ofensas, com teor carregado de indignação pessoal de alguém para outra pessoa, pode ter certeza que essa agressividade e ofensas são puras manifestações de recalque da rejeição, da reprovação que sofreram quando crianças, o que não justifica, pois o bom senso, equilíbrio emocional, racionalidade e caráter, devem prevalecer. Quem não se controla, que procure ajude em terapia ou na medicina.


Forúm Nacional da Primeira Infância
E falando sobre infância, Boa Vista realiza nos próximos dias 12 e 13 de junho, o Forúm Nacional da Primeira Infância, área que a gestão de Teresa Surita tem se tornado referência para entidades socio-educativas nacionais e internacionais, por proporcionar mais conforto e preparo às crianças e suas famílias na sua formação emocional, preparando para o futuro, adultos mais seguros e equilibrados emocionalmente.


Coisa de Sucupira
Ontem, durante audiência pública na Assembleia Legislativa sobre o precário serviço de fornecimento de energia elétrica para o estado, em seis ocasiões a energia foi interrompida comprovando que Roraima vive, também, mais um transtorno que prejudica o cidadão comum, o empresário, o trabalhador e até os nobres e dignos deputados em justificarem sem mandatos.


Os que faturam alto
Mas quem pensa que só a empresa fornecedora de energia elétrica está faturando milhões de reais com o serviço porco que presta, está enganado. Os empresários de Manaus que fornecem milhões de litros de diesel todas as semanas para a empresa, junto com os que diariamente fazem o transporte em dezenas de carretas, e pasmém, o governo de Antônio Denarium que vem batendo recorde de arrecadação em impostos por conta do ICMS do diesel comprado e usado, são que estão faturando com esse drama que o estado vive.


Lembra?
Durante a campanha eleitoral, Antônio Denarium pregava e repetia como um mantra que "dinheiro tem, o que falta é gestão", lembra, rei do factoring?


Aumento de 150% na arrecadação
A Secretaria de Fazenda informou que nesse ano, a arecadação com ICMS aumentou 150%. Só com imposto sobre o diesel comprado o governo do estado já faturou R$ 60 milhões esse ano. Assim sendo, com a confirmação pela Sefaz da grana que está entrando, por que Denarium não investe prioritariamente na saúde?


Verdades verdadeiras
E é verdade, dinheiro tem. Do mesmo modo, como também é verdade que o que ainda falta é gestão.


Sem noção
Denarium, há seis meses que gente morre por falta de remédios, de medicamentos e do descaso que o seu governo vem tendo com a saúde pública. Uma vida é mais importante que viajar para o Rio Grande do Sul para tratar de bacia leiteira, qando o clima de Roraima não é propício para criação desse tipo de gado. 


De acordo
Mas em um ponto a Coluna concorda em número, gênero e grau com Denairum: "Dinheiro tem, o que falta é gestão".

Últimas Postagens