- 03 de julho de 2025
Mecias não cumpriu promessa
Quando era candidato ao Senado, o homem do milagre da multiplicação dos bens Mecias de Jesus, prometeu que assim que assumisse iria acabar com os frequentes cortes de energia elétrica que causam transtornos em Boa Vista, e acusava Romero Jucá de está por trás dos cortes, como se isso - interromper fornecimento de energia elétrica - desse voto. Um absurdo de discurso do milagreiro.
Ou mentiu ou é incapaz
Passados quatro meses desde que assumiu, Mecias de Jesus não fala mais nada sobre a promessa de que ele acabaria com os cortes de energia elétrica. Daí, de duas, uma: ou Mecias mentiu ao pedir votos de que resolveria o problema dos cortes de luz, ou vê-se que é incapaz e sem prestígio de ao menos amenizar esse drama que tem prejudicado o comércio e demais moradores.
Não reduziu tarifa de energia
Ainda nas promessas "meciananicas", tinha também a de reduzir o valor da tarfia de energia elétrica. A realidade mostra que mais uma promessa dele deu chabú. A conta da luz aumentou para o roraimense.
Mais preparada que as veteranas
Com apenas 23 anos, a deputada Tábata Amaral (PDT-SP), tem se mostrado muito mais preparada para debater assuntos de interesse do país, e propor idéias realistas para os principais problemas, do que a maioria das deputadas veteranas.
Não quis caçar marido rico
De cara, é de se destacar que Tábata não se elegeu por causa de ações sociais eleitoreiras, dando empregos no poder público em troca de votos, e muito menos assumiu o mandato como caça-dotes, querendo arrumar um bom partido dentro do Congresso Nacional para bancar suas campanhas eleitorais futuras.
Ronda nos Bairros
O senador Chico Rodrigues disse ontem à Coluna que está aguardando resposta de Antônio Demarium para marcar audiência com Sérgio Moro, e definirem acertos para liberação de recursos do Ministério da Justiça para o programa Ronda nos Bairros. Segundo o senador, em duas reuniões que teve com Moro, ficou acertado que haveria contra-partida do governo do estado de 20% do montante a ser liberado.
Espera-se que para uma primeira etapa, 30 carros possam ser adquiridas para serviço de segurança preventiva em todo o estado.
É só marcar audiência
"Não é o o número de viaturas que pretendemos, mas é um reforço substancial para ocupação de espaço, para melhoria da segurança, e no combate à criminalidade", comentou Chico Rodrigues sobre a contratação de 30 viaturas para a primeira etapa do Ronda nos Bairros. "Quanto antes marcarmos a audiência com o governador e o ministro, mais cedo esse serviço estará nas ruas", acrescentou.
Índice alarmante
Com a entrada de mais de 60 mil venezuelanos, e o fortalecimento das facções criminosas que comandam de dentro da penitenciária de Monte Cristo, assaltos, roubos e mortes, a violência em Roraima atingiu índice alarmante. Em média, três pessoas são assassinadas em decorrência de assaltos e brigas entre criminosos todas as semanas em Boa Vista.
Denarium igual a Suely
Em campanha eleitoral, Denarium, prometeu ser diferente de dona Suely Campos, que não usaria artifícios suspeitos de privilegiar familiares e políticos aliados através de contratos emergenciais. Pois bem, parece que o exemplo de Suely está sendo referência para Denarium. Empresários estão acusando o Denarium de, além de promover contratos emergenciais, tais contratos privilegiam empresas de familiares de aliados do seu governo na ALE.
"Vereador" farofeiro
Alguém precisa dizer para Telmário Mota que ele é senador da República, e não vereador de Boa Vista, e pior, vereador mal informado e farofeiro. Com o estado precisando de recursos para educação, saúde, segurança, estradas e empregos, o criador de galos de briga fica perambulando pelas ruas "combatendo" os pardais eletrônicos que estão reduzindo o número de acidentes no trânsito.
Romero Jucá e Luciano Castro
Dois nomes estão sendo especulados como candidatos à sucesão de Teresa Surita: Romero Jucá e Luciano Castro. Como há um lavrado aberto para composições políticas, e com os nomes já "lançados" sem causar impacto algum, Juca e Luciano, de saída são os mais fortes e conhecidos do eleitorado.
Além de selfies íntimas, agressão?
Circulou nas redes sociais a informação de que uma deputada evangélica, que quando era candidata teve mensagens e fotos íntimas enviadas por ela para o marido de uma amiga também evangélica expostas no Facebook por uma atual assessora, agrediu violentamente uma irmã que teria registrado Boletim de Ocorrêcnia da Polícia.
Não nega as selfies
A deputada "das selfies", via sua assessoria adquirida, nega que tenha agredido a irmã. Mas não nega o que a assessora postou sobre as fotos íntimas e mensagens picantes que enviou para o marido de uma então amiga da mesma igreja evangélica.
Do jeito que o Diabo gosta
Sobre essas coisas de evangélicos serem puros, castos e honestos, todos os dias a gente fica sabendo de notícias de atos praticados por gente que se diz de Deus que deixa o Diabo mais que orgulhoso de tanta devassidão e picaretagens, não é irmã?
Informações privilegiadas
Interessante observação de um assíduo leitor da Coluna sobre um político indicar nomes para a Secretaria de Segurança, uma das vantagens a se supor, é a de obter informações importantes de forma privilegiada, pois qual interesse um político não teria em saber o que investigações policiais sobre questões também políticas, apuraram?
Deputado afetuoso
Quinta-feira passada se comemorou o Dia do Abraço. Mas foi na sexta, em um shopping de Boa Vista, depois de várias tulipas de chope que o desconhecido deputado Renato Silva abusou na comeração do Dia do Abraço, abraçando amigos especiais. Gestos de afeto que chamaram a atenção.
As lições de Portugal e Boa Vista
Um ano antes da criação da União Européia, em 1993, Portugal tomou a decisão de que todos os estudantes do país aprenderiam o Inglês nas escolas. Hoje, 26 anos depois, a UE se tornou forte, Portugal se desenvolveu, e realmente, todos os universitários portugueses falam fluentemente a língua de Shakespeare.
O resultado de um uma decisão passou a ser sentido duas décadas depois. O mais simples garçom, passsando pelo caixa de supermecado, e vendedores de lojas portugueses com menos de 30 anos, dominam o Inglês, acompanhando a evolução do país no mercado comum europeu, e sua inserção maior no resto do mundo.
Falar inglês parece coisa descartável, mas dezenas de milhares de brasileiros que vivem em Portugal não conseguem empregos de caixas, garçons, e de vendedores porque só falam o Português.
Há seis anos, a prefeita Teresa Surita, priorizou investimentos na qualidade de vida na primeira infância, criando o projeto Família que Acolhe, com assistência médica e psicológica às mães desde a gestação, e às crianças até os seis anos de idade, criando ambientes, metodologias, programas que inserem toda a família, e que tornaram Boa Vista referência internacionalmente como a capital que mais investe nos cuidados com a primeira infância no Brasil e em outros países.
No FqA, são prioridade no atendimento filhos de mães de baixa renda, adolescentes, gestantes participantes do Bolsa Família, reeducandas gestantes do sistema penitenciário, famílias que recebem o Bolsa Família, cadastradas no CadÚnico e em vulnerabilidade social, que sejam identificadas pela Secretaria Municipal de Gestão Social. Isso reduz a distância nas condições de vida entre as crianças de famílias assistidas pelo programa em relação com as de melhores condições.
De acordo com o médico Marcos Davi, consultor da Maimar Desenvolvimento de Humanidades, com sede em São Paulo, as intervenções feitas na primeira infância garantem o desenvolvimento adequado dessas crianças no futuro. “É o momento que mais se obtém retorno em termos de desenvolvimento social, pois é nesse período que a criança desenvolve os primeiros sentidos para o mundo, como por exemplo: a audição e visão. É nessa fase que a criança precisa receber os estímulos corretos e em Boa Vista isso vem sendo feito”.
Portugal investiu programa de educação para duas gerações à frente poderem competir dentro do mercado mundial. Em Boa Vista, o que está sendo cultivado com investimento na primeira infância, só será sentido, com os benefícios colhidos, também, daqui duas gerações.
Pra quem acha que projetos assim não são importantes, que demoram muito, e que só enxergam o que for imediato, sugiro que se informe melhor sobre a qualidade de vida em Portugal, ou pergunte a algum português, ou brasileiro, que mora em além-mar.