- 03 de julho de 2025
Subiu no telhado
Não é nada nada boa a situação do deputado Odilon Filho. O vice procurador geral eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, pede a cassação do mandato de Odilon de forma eloquente ao Tribunal Superior Eleitoral, classificando de "grave violação constitucional" por improbidade administrativa, e uso de decreto irregular que beneficiou Odilon, enganando a justiça eleitoral que liberou candidatura, impedida por condenação por desvio de dinheiro público quando foi prefeito de Caracaraí.
Vício insanável
"Posterior decreto legislativo editado com base em juízo de conveniência política (o presidente da Câmara de Caracaraí, é aliado de Odilon), sem fundamento idôneo, não tem o condão de anular o anterior decreto que rejeitou as contas do prefeito (Odilon)", escreveu o procurador, informando que a condenação de Odilon "configura em vício insanável apto a caracterizar ato doloso de improbidade administrativa", com pena de inelegibildiade.
Farsa foi anulada
Humberto Medeiros destaca que, em 12 de dezembro passado, a Vara da Fazenda de Caracaraí, anulou o decreto irregular que beneficiou Odilon, condenado pelo tribunal de Contas, acusado de desviar R$ 281 mil, e a ressacir os cofres do município. A lei eleitoral é bem simples quanto a isso. Quem for condenado por improbidade administrativa não pode disputar eleição.
Induziu TRE ao erro
No bojo, a Procuradoria da República rejeita todos os argumentos da defesa de Odilon, condenado por improbidade administrativa, que concorreu com documento irregular que induziu a justiça eleitoral ao erro de permitir que sua candidatura.
Julgamento previsto
Pelo andar da carruagem, é provável que Odilon seja julga no TSE até final de junho, antes do recesso de meio de ano.
Interesseiro e ingrato
Usando um boné típico dos defensores de rinhas de galos, Telmário Mota, chamou, indiretamente, o eleitor de interesseiro e de ingrato, que "todo o meu meu trabalho não valeu a pena" e "só quer dinheiro". Mas que "trabalho" é esse?
Seria a entrega de melancias, o projeto Nibirú, as mentiras de que ele e a Dilma "liberaram as obras do Linhão de Tucuruí", o projeto de nível superior para pai de santo, ou a abertura da fronteira para que mais veneuelanos entrem em Roraima?
Tratamento com político ruim
A verdade Telmário, é que político ruim, que mesmo no meio de mandato de senador, tem menos votos que os brancos e nulos porque o eleitor preferiu votar no nada do que nele, o eleitor só quer mesmo é grana porque sabe que "de onde menos se espera, é que não sai nada mesmo", como diria o Barão de Itararé.
Relatório aprovado, veto derrubado
Relatora do Projeto de Lei que prevê a isenção do IPVA para doentes graves, como portadores do vírus HIV, a deputada Ione Pedroso, deu parecer pela derrubada do veto feito pelo governador Antônio Denarium, ao projeto.
O parecer de Ione foi acompanhado pelo plenário da ALE que, na avaliação dela "também entendeu a importância dessa lei e aprovou o relatório com 19 votos. Uma vitória para quem luta diariamente para ter saúde e qualidade de vida".