00:00:00

Edersen Lima

Ronda nos Bairros


Ronda nos Bairros
Principal programa de goveno de Chico Rodrigues, o Ronda nos Bairros pode voltar com apoio dele junto ao Ministério da Justiça. Chico informou ontem que está pleiteando diretamente ao ministro Sérgio Moro, a liberação de recursos para essa finalidade: aluguel de veículos para policiamento ostensivo em bairros de Boa Vista, e no interior do estado.


Vergonhosa realidade
Chico Rodrigues lembrou que o período em que vigorou o Ronda nos Bairros, durante a sua gestão, os índices de violência e Roraima foram os mais baixos registrados em 10 anos à época. No entanto, para a atual realidade do estado, a disposição de veículos alugados para atuar preventivamente no combater a crimes esbarra hoje na falta de recursos do governo do estado para abastecer as viaturas. Uma vergonhosa realidade.


Prisão sem justificativa
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. A prisão de Michel Temer foge completamente à razão constitucional. Relatar os supostos crimes que ele comete há 40 anos, segundo o Ministério Público Federal, não justifica a prisão preventiva diante da realidade de que não há justificativa legal para isso, ou seja, ele não representa perigo à ordem econômica, à ordem processual, não tem risco de fuga, não foi pego destruindo provas e nem ameaçando testemunhas.


Sentença antecipada
Goste ou não desse comentário, o amigo leitor há de refletir sobre o que é lei e seu devido e irrestrito cumprimento. Michel Temer pode ter cometido todos os crimes que é acusado, mas sem o processo legal ter sido instaurado e ele julgado e condenado, sem apresentação de defesa, o que ocorreu ontem foi antecipação de sentença, só que isso foge à Constituição, afronta a lei. Temer foi preso ontem por interpretação equivocada da lei - para não dizer outr coisa - de um juiz que claramente, parece concorrer na quesito popularidade com o paladino Sérgio Moro, rei das prisões preventivas desse tipo tosco.


Gilmar Mendes
O país, as redes sociais, estão impestados de opinadores e de achismos. A questão constitucional não é de opinião e de achar isso ou aquilo, e sim, de seguir o que manda a lei. Daí, Gilmar Mendes, cumpre o que está escrito na Constituição, e ele é acusado de "bandido", "ladrão", "safado". Engraçado que, todas as decisões de Gilmar Mendes, depois foram referendadas pelo plenário do Supremo Tribunal Federal, e só ele é "bandido", "ladrão" e "safado".


Acusações falsas e sem provas
A Lava Jato prestou e presta relevante serviço ao país? Sim. Já cometeu erros e abusos? Sim. Entre esses erros e abusos pode se verificar que, das mais de 200 pessoas investigadas e presas preventivamente e temporariamente, pelo menos 50 foram inocentadas depois do linchamento público de terem ido para a cadeia com base em acusações falsas, sem provas.


Acordos e delações furados
A Lava Jato foi capaz de fechar acordos de delação em que, os bandidos confessos que desviaram mais de R$ 2 bilhões dos cofres públicos, ficariam livres sem qualquer processo criminal nas costas se gravassem o então presidente Michel Temer, foi o caso dos irmãos Joesley e Wesley Batista. A Lava Jato foi capaz de fechar acordo de delação com o ex-senador Sérgio Machado em que ele ficaria em prisão domiciliar em mansão de cinco mil metros quadrados de frente para o mar por dois anos, só para gravar Renan Calheiros, José Sarney e Romero Jucá, e o que ele gravou nada foi provado. Nada.


Não acabam bem
E ontem, a prisão de Michel Temer, sem justificativa amparada na lei, só na concordância do juiz com a acusação sem que ele tenha sido sequer tornado réu ou infringido as regras da prisão temporária, mostra o risco que todos nós corremos com interpretações que fazem da lei, e não do seu real e devido cumprimento. Coisas assim, não costumam acabar bem.


Playgrounds
A Prefeitura de Boa Vista não deixou o Dia Mundial da Infância passar em branco. Ontem, a prefeita Teresa Surita entregou playgrounds modelos com pisos emborrachados em 52 escolas de Boa Vista comemorando com alunos da rede municipal de ensino, com brinquedos que proporcionam benefícios às crianças com o desenvolvimento da coordenação motora, autoconfiança, vínculos sociais e emocionais, a criatividade e promovem a interação.


Todas unidades
Inicialmente, cerca de 32 mil alunos de Boa Vista estão sendo beneficiados com a novidade. A intenção é instalar os playgrounds em todas as demais unidades da rede municipal. De acordo com Censo Escolar de 2017, apenas 28% das escolas públicas no Brasil possuem parquinhos e Boa Vista faz parte dessa estatística.


Investimento
"Hoje (ontem) estamos marcando o Dia Mundial da Infância, mostrando nossos avanços em relação à temática na cidade de Boa Vista. Essa é apenas uma das inúmeras ações voltadas à primeira infância desenvolvidas em Boa Vista. Tenho certeza de que investir na infância garante uma sociedade melhor, com adultos mais responsáveis e prontos para enfrentar os problemas que certamente surgirão. Boa Vista, por meio da prefeitura, dá atenção com intencionalidade aos pequenos para seu desenvolvimento”, comentou Teresa Surita.


Deixou liderança
Entre ficar na liderança do governo Antônio Denarium que cancelou concursos públicos e quer fazer uma reforma administrativa bastante criticada, e apoiar os concurseiros e servidores públicos que estão na mira do governo, o deputado Gerson Chagas, preferiu deixar a liderança governista.

Últimas Postagens