- 03 de julho de 2025
Primeira infância
Referência em programas sociais voltados para a primeira infância, a gestão da prefeita Teresa Surita, será apresentada hoje em Brasília, com participação dos maiores especialistas nesta política pública que já foi tema de Prêmio Nobel de Economia e que pode mudar o futuro de uma sociedade.
Palestra no Face
"Amanhã (hoje) terei a honra de participar e mostrar como nos tornamos referência neste cuidado com a crianças e as parcerias internacionais e nacionais que desenvolvemos para dar atenção necessária aos primeiros anos de vida de uma pessoa", comentou Teresa em sua página no Facebook, e convidou seus seguidores a assistir sua palestra via rede social. "Vamos mostrar ao vivo aqui pra vocês entenderem porque acreditamos que investir nos primeiros anos de vida de uma pessoa pode impulsionar resultados educacionais e econômicos de uma cidade."
Sem espaço
Um experiente observador da política macuxi comentou ontem com a Coluna sua desconfiança sobre o piti digital do vice governador Frutuoso Lins, acusando o governo de não cumprir promessas de campanha feitas a ele "olhando no olho". O motivo disso pode ser o fato de que todo mundo se deu bem no governo, menos Frutuoso, que está sem função, sem indicações em secretarias, sem espaço dentro do governo.
Conta
O jornalista Reinaldo Azevedo criticou ontem em seu blog os gastos de R$ 400 mil do presidente Jair Bolsonaro no hospital Albert Einstein, em São Paulo. "E assim será porque os médicos decidiram não cobrar honorários. Ou seria muito mais. Não se sabe ainda quem ressarciu ou vai ressarcir as despesas da primeira internação, quando ele era apenas deputado e candidato. A conta de agora será paga pela Presidência da República. Valer dizer: por nós!", disse.
Bolsonaro queria Lula no SUS
"Em 2011, parlamentares dos mais variados matizes se solidarizaram com o então já ex-presidente Lula pelo câncer na laringe. Não houve, quase, exceção na expressão do desejo de que o petista se recuperasse. Eu disse 'quase'. Houve, sim, uma exceção: Jair Bolsonaro. Ouvido a respeito, o então deputado não expressou solidariedade nenhuma e ainda esculhambou Lula, afirmando que ele deveria se tratar no SUS, não no Sírio-Libanês. E olhem que coisa: o petista não gastava dinheiro público para se tratar numa instituição de ponta", acrescentou.
Vive se desmentindo
De acordo com o jornalista, "Bolsonaro vive para se desmentir e para ver suas afirmações ser desmoralizadas pelos fatos. Mas não acho isso ruim. Ele falava e falava muita besteira". "A história não tinha como lhe dar razão. Torço para que ponha fim às asneiras. Mas, tudo indica, isso não se dará tão cedo".
82 mentiras e distorções
O site Aos Fatos lançou uma ferramenta que verifica as declarações de Jair Bolsonaro, e aponta que desde que assumiu a presidência, ele emitiu 82 declarações falsas ou distorcidas, segundo os dados do site – uma média de 1,2 declaração falsa ou distorcida por dia. O site leva em consideração as declarações feitas apenas pelo próprio presidente.
Tweets do Bolso
A iniciativa é inspirada em um banco de dados desenvolvido nos Estados Unidos pelo The Washington Post para chegar as declarações do presidente Donald Trump. Lá, em dois anos de governo, foram registradas cerca de 9 mil declarações falsas ou distorcidas.
Esta é a segunda ferramente criada pelo Aos Fatos para monitorar o presidente. Em janeiro, foi lançado o Tweets de Bolso, que reúne as postagens feitas por Bolsonaro mesmo que elas tenham sido apagadas posteriormente.
Usa fake news
No domingo, Bolsonaro atacou uma jornalista do Estadão com base em fake news plantada por uma assessora que trabalha para um deputado do PSL mineiro, aliado vibrador do presidente. A fake news se baseou em informações de um blog hospedado no site francês Mediapart. Ontem, o Mediapart afirmou que essas informações são falsas. O Palácio do Planalto não quis se manifestar sobre o assunto.
Armas pesadas
Leitor da Coluna que mora em Pacaraima informou que José Barreto, conhecido como El Gago, é, sim, tido como chefe do grupo miliciano Tupamaro, grupo esse que porta documentos de policiais e usam armas pesads de guerra. "El Gago está usurpando o cargo de prefeito de Santa Elena. Esse é a autoridade que o governador Denarium foi tratar de facilitar a vida de seus amigos empresários", informou.
Mais um recibo passado
Se leitor quiser saber de mais um recibo de desprestígio de Telmário Mota perante Romero Jucá, é só perguntar a ele no que deu toda aquela brabeza e promessa de pressão que iria fazer em cima do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, sobre uma sala no Senado que ele disse que seria destinada a Jucá.
Longe de ter prestígio
Em um vídeo, Telmário disse que iria botar pra cima de Davi Alcolumbre sobre a denúncia de que a sala que ele apontava servia a Romero Jucá, ex-senador, o que demonstra que mesmo sem mandato teria prestígio. Prestígio esse que pelo visto, Telmário está muito longe de ter.