- 03 de julho de 2025
Mais de 500 mulheres agredidas por hora
Pesquisa digulgada ontem pelo DataFolha sobre a violência contra mulheres no Brasil aponta que mais de 500 foram agredidas fisicamente a cada hora em 2018. E na maioria dos casos, por namorados, maridos e amantes. O DataFolha apurou que 16 milhões de mulheres acima de 16 anos sofreram algum tipo de violência no ano passado: 42% em casa.
Audiência pública
O combate à violência contra a mulher, também foi tema ontem de audiência pública no Senado. Senado esse que tem um membro acusado pela Procuadoria Geral da República de espancar violentamente uma ex-amante por ciúmes. Laudo do Instituto Médico Legal e imagens gravadas na denunciante comprovam que ela sofreu agressões - até, mordida na orelha -.
Três versões
A vítima, depois que obteve uma bolsa de estudos do curso de Odontologia, segundo dizem, arrumada pelo acusado, apresentou três versões diferentes, absurdamente diferentes, para inocentar o ex-amante, que ela afirmou em depoimentos à Polícia Federal e à Polícia Civil, ter começado romance um mês depois de ter completado 16 anos.
Recheado de B.Os
O nome do senador acusado de espancar a ex-amante de 19 anos, é Telmário Mota. Figura conhecida por vários boletins de ocorrência por agressões físicas e ameaças.
Filho de Bolsonaro
Ainda sobre violência contra a mulher, o ministro Roberto Barroso, do STF, acatou pedido da Procuradoria-Geral da República e encaminhou para a primeira instância a denúncia contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sobre uma suposta ameaça a uma jornalista. O caso deve ser analisado agora por uma das varas criminais de Brasília.
“Acabar com a vida dela”
No caso de Eduardo Bolsonaro, a PGR ofereceu no ano passado denúncia contra o filho do presidente por suposta ameaça a uma jornalista com quem teria tido um relacionamento. De acordo com a denúncia, o parlamentar enviou várias mensagens à jornalista Patrícia Lélis dizendo que ela “se arrependeria de ter nascido” e ele iria “acabar com a vida dela”.
Qual é a graça disso?
Vandalismo é destruir o que serve para a sociedade.
Diárias e Carnaval
Servidores da Escolegis estão reclamando que, em tempos de cortes de gastos desnecessários, a diretora Cristina Melo, viajou para Curitiba e Londrina no Paraná, onde moram seus familiares, para consumir 10 dias de diárias, em apenas duas visitas pra lá de demoradas. Visitas essas que consumem até um fim de semana e Carnaval, junto a seus.
Qual a importância para RR?
As visitas de Cristina Melo são para uma escola de robótica e outra na Escola do Legislativo do Paraná. Nessas visitas, o povo que é que banca tais viagens e diárias (quase R$ 5 mil, pra quem tem onde se hospedar), e questiona qual a valia, qual o resultado prático para o estado?
Prêmio
"Qual a prefeitura do país premia os agricultores que mais produziram na última safra? Com muito orgulho, eu digo: a Prefeitura de Boa Vista. Incentivamos, capacitamos, levamos maquinários e hoje vamos reconhecer os mais produtivos! É o Prêmio PMDA produtividade, o nosso Oscar Rural! Aqueles que mais produziram melancia, batata doce, milho, soja e feijão serão premiados com uma viagem e vão aprimorar ainda mais os conhecimentos em uma das maiores feiras de Agronegócio Brasileiro, a Expodireito Cotrijal, no Rio Grande do Sul! Nem só da área urbana vive um prefeito, é preciso estar atento a todas as demandas e cuidar dos detalhes pra garantir o desenvolvimento da nossa capital por completo!", prefeita Teresa Surita, durante entrega do Prêmio PMDA.
Esforço desde 2006
Não se pode negar o esforço dos parlamentares roraimenses eleitos desde 2006 no sentido de se buscar alternativas energéticas para o estado, com projetos para criação de hidrelétrica de Contingo, por exemplo, e depois, a luta que se travou e ainda se trava para que a linha de transmissão de Tucuruí chegue até Boa Vista.
Não foi desleixo
É de reconhecimento geral que Dilma Roussef e Michel Temer tentaram resolver esse problema, mas esbarraram na ação do Ministério Público Federal no Amazonas, que conseguiu na justiça parar a obra em "defesa dos povos indígenas" que habitam trecho em que passará o Linhão.
Não foi desleixo e nem despreparo das bancadas eleitas em 2010 e 2014.
Será?
Ontem, Jair Bolsonaro, em reunião do Conselho de Defesa Nacional declarou que a obra de transmissão de energia para Roraima é de interesse da Nação, com previsão de início dos trabalhos em junho. Será?
A pergunta é porque já houve muitos anúncios parecidos, e a realidade mostra que o que prevaleceu foi a liminar do MPF do Amazonas, e a negativa dos índios.
Brasil-Portugal
A Frente Parlamentar Brasil-Portugal se reuniu anteontem e reforçou a proridade de se debater e solucionar questões como a ampliação do convênio para o reconhecimento automático dos diplomas de pós-graduação stricto sensu, mestrado e doutorado, entre os dois países.
Acordos em outras áreas
Membro da frente parlamentar, o deputado Haroldo Cathedral destacou que, além de discutir pauta prioritária para a agenda de trabalho do grupo, se avançou quanto ao objetivo de firmar cooperação internacional nas áreas da educação, saúde, inovação tecnológica, comércio, turismo e imigração entre Brasil e Portugal.
Mães brasileiras
Haroldo, informou, ainda que uma comissão de parlamentares realizará levantamento e acompanhar situações críticas quanto ao retorno de mães brasileiras ao Brasil, com seus filhos. Esse é um dos problemas que têm preocupado autoridades brasileiras não só em relação a Protugal, mas a todos os países da Europa onde é forte a imigração brasileira.
Perguntinha:
Você trabalharia para um político que causou danos pesados ao seu pai, amigo leitor? Que lhe fez ameaças dentro de uma delagacia? E depois, você iria às redes sociais reclamar de tudo isso porque foi demitido, pois se não fosse, continuaria caladinho fazendo tudo o que esse político mandasse?
Desabafo ou chantagem
Das duas, uma. Ou esse filho não tem vergonha e esteja disposto a esquecer tudo por um emprego, ou está mentindo. Pior. Está fazendo ameaças sabe-se lá com qual intenção. Se de desabafo, de arrependimento ou de chantagem.
"Se precisar de algo tô por aqui"
As duas notas acima se refere à postagem do publicitário Paulo Amorim, que informa que depois de ter o pai ameaçado dentro de uma delegacia pelo vereador Júlio César, foi trabalhar com ele, e que teria "na nuvem" várias informações sobre o vereador.
Paulo Amorim foi demitido do gabinte de Júlio César, e dia 19 passado lhe pediu ajuda para receber sua rescisão. Ocorre que, quem assina as rescisões na CMBV é o presidente Mauricélio Fernandes, e não o vice presidente.
Abaixo, mensagem de WhatsApp de Paulo Amorim, pedindo a Júlio César, ajuda.