- 03 de julho de 2025
Não tem o mesmo espaço
Longe de ter o mesmo impacto destruidor de reputações que as notícias de operações da Polícia Federal têm sobre pessoas investigadas, o arquivamento dessas investigações ou de processos que antes apontaram a desconfiança policial, não têm o mesmo espaço na mídia, nas redes sociais.
É como se, ao se saber que político A ou empresário B ou cidadão C não são culpados das acusações que lhes foram feitas, houvesse uma grande frustração. E de frustração ninguém gosta de falar.
Reputações no lixo
Aécio Neves, Romero Jucá, Renan Calheiros e José Sarney, para ficar só na exemplificação, tiveram, sim, suas reputações jogadas no lixo. O tribunal inquisitor das redes sociais os condenou de forma sumária baseado em denúncias de delatores que se comprovaram falsas ou sem comprovações. Mas que renderam aos delatores a melhor das penas, como é o caso do ex-diretor da Braspetro, Sérgio Machado, "condenado" a dois anos de prisão domiciliar em uma mansão que tem até quadra de tênis. Esse ano ele já estará livre e serelepe.
O que a imprensa falou?
Eu pergunto: Qual o espaço Romero Jucá teve e hoje tem na mídia sobre aquela operação em junho de 2017 em que seus filhos e ex-enteados foram levados coercitivamente pela PF para prestarem esclarecimentos sobre o que eles já tinham se colocados um mês antes à disposição da justiça para informar sobre qualquer assunto?
Só constrangimento
Quase dois anos depois de todo aquele desgaste em serem conduzidos pela PF, o que se apurou contra eles? O que causou todo o escarcéu nas redes sociais sobre essa ação da PF na vida deles, se não o constrangimento de serem apontados como culpados do que, em quase dois anos, não se provou nada de errado que tenham cometido?
"Bandoleiros e pistoleiras"
Ricardo Boechat, chamava essas vozes das redes sociais de "bandoleiros e pistoleiras" da informação falsa. A torcida dele - e nossa, também -, é que o leitor, o ouvinte e o telespectador sejam atentos em analisar, checar e ver como esses bandidos agem. Hoje dizem uma coisa que amanhã não se confirma. São desmentidos pelos fatos. Não provam o que acusam. Mentem descaradamente.
Não significa formação de opinião
É imperativo para uma sociedade melhor informada que os cidadãos sejam atentos aos truques, manipulações e até baixarias usados como meio de chamar a atenção, achando que esses artifícios formam opinião. Não formam. E sobre isso, a prova cabal nas redes sociais de que visualizações não significam formação de opinião é ver quantas curtidas, quantos comentários, quantas manifestações de apoio são feitas diante da quantidade de visualizações.
O que forma a opinião
Formar opinião é quanto a gente ver ou ler, e concorda, curti, se manifesta favorável. Cenas ou publicações de violência de uma filha batendo na mãe, da esposa falando mal do marido, de jovem vendendo drogas em festas, ou de puras ofensas pessoais contra desafetos chamam muito a atenção, mas quem é que concorda, que curtir e aprova tais cenas ou publicações?
Quem falta se redimir?
Cabe a todos antes de se manifestar a favor ou contra, e inocentar ou condenar seja o que for, fazer como o pai ou a mãe que recebe uma queixa de um filho contra o outro: apurar os dois lados da informação. Checar. Basta de condenações morais erradas. No caso de Aécio, Renan, Sarney e Jucá, o próprio Ministério Público, órgão que lhes acusou, anda arquivando investigações por falta de provas. Falta você, que foi na onda, se redimir.
A prefeita dos concursos
"Lançamos hoje mais um concurso público aqui em Boa Vista. Desta vez pra procurador do município! Desde 2013, realizamos o seguintes concursos:
- Administrativo em 2013 ✅
- Guarda Municipal em 2014 ✅
- 2 na Saúde em 2013 e 2016 ✅
- Educação em 2013, 2014 e 2018 ✅
Melhor que isso, é poder contar com bons servidores, pagar em dia e assim manter a missão de atender cada vez melhor a população. Fácil não é, mas com uma gestão eficiente e planejada conseguimos deixar tudo em dia! E fazer as coisas como elas devem ser feitas."
Contigente
Em sete anos, mais quatro mil novos servidores foram contratados para o quadro de efetivos da Prefeitura de Boa Vista via concursos públicos. Hoje a prefeitura conta com 10.671 servidores, destes 7.244 são efetivos, que, de acordo com Teresa Surita, "são os principais responsáveis por fazer de Boa Vista uma cidade cada vez melhor".
Exemplo
Na Noruega, quando as pessoas têm muitas maçãs nas árvores de sua casa, elas fazem este tipo de ação para que outros possam pegá-las e consumi-las ao invés de apodrecerem no chão. 🌳ðŸŽ
Assessoria nega diárias de Jalser
A assessoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier, informou ontem que ele, ao contrário do que a Coluna publicou, não utilizou diárias pagas pela ALE nos 10 dias em que ficou em São Paulo e Brasília.
A Coluna, por sua vez, informa que, com pagamento ou sem pagamento de diárias, a ALE erra em não informar nos despachos publicados na Diário Oficial do Legislativo, se deputados ou mesmo servidores recebem ou não diárias.
Vale lembrar que, no despacho sobre a viagem de Renier, consta que ele se deslocou "para tratar de assuntos parlamentares a serviço desta Casa Legislativa", portanto...
Fantasmas nas ALEs e governos
Vendo comentários sobre a postura de Ricardo Boechat perante comportamentos no jornalismo, ele repudiava que tidos colegas de profissão, usassem os mesmos meios de locupletação de dinheiro público, sendo servidores fantasmas em governos, Câmaras municipais, e assembleias legislativas.
Pensar, refletir e agir