00:00:00

Edersen Lima

Mais uma


Mais uma 
Depois do projeto que exige diploma de curso superior para pai de santo, Telmário Mota apresenta agora a criação da "primeira univesidade indígena do país", quando mal os índios brasileiros disponibilizam de escolas em suas reservas, onde faltam professores, faltam materiais, e estruturas são precárias com prédios mal acabados, com goteiras, infiltrações e até sem banheiro.


"Forma de enrolar"
A Coluna conversei com dois professores que atuam junto às comunidades indígenas em Roraima e ambos foram categóricos em afirmar que: "Isso é uma forma de enrolar a opinião dos povos indígenas de Roraima e do Brasil. Esse negócio não vai pra frente. Já foi apresentada proposta em 2015 e nunca vingou", comentou um professor que, sabendo da fama de violento de Telmário, pediu para manter seu nome no anonimato. 


Jáca, melancia e pianinho
"Ele tá querendo enrolar o índio igual a promessa que ele fez de retirar da gaveta o Estatuto do Índio de 1973, e ele não fez porcaria nenhuma. Esse papo de primeira universidade indígena é mais uma jáca pura desse "melancia", completou, questionando que Temário Mota ao invés de defender a Funai que foi "esfacelada" pelo governo de Jair Bolsonaro está "pianinho", não de um pio. "Que descendente de indio é esse que não faz nada pela entidade que defende os índios?"


Já existe
Outro professor que atua nas comunidades indígenas e também por medo de que Telmário cometa algum ato de violência ou perseguição política, comentou que já existe dentro da Universidade Federal de Roraima o Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, e outras instituições de ensino superior pública e privada com essa finalidade.


Prioridade
Ainda segundo a fonte, as organizações não governamentais voltadas para a questão do índio em Roraima têm conhecimento de um projeto do senador Romero Jucá para as comunidades indígenas que federaliza a educação nessas comunidades tal qual a saúde indígena foi federalizada. "A prioridade é essa porque os municípios e os estados não prestam esse serviço adequadamente nas aldeias. As crianças ficam completamente desassistidas. O investimento na educação de base e ensino médio nas aldeias proporcionaria uma demanda maior de "parentes" nas universidades".


Sem explicações
Telmário Mota não explica como será essa "primeira universidade indígena do país". Há recursos prioritários para se construir estrutura em alguma aldeia? Há corpo docente que atenda essa demanda? E esses professores vão morar na aldeia? Haverá transporte das demais comunidades indígenas para essa universidade? Terá refeitórios e alojamentos para professores e alunos? 


Canoa furada
O senador eleito Chico Rodrigues que acompanhou Telmário Mota foi aconselhado a não embarcar nesse tipo de canoa furada. Todo chamuscado pelo resultado humilhante mas revelador nas urnas, em que ficou em último lugar na disputa pelo governo do estado, atrás até dos votos brancos e nulos, Telmário Mota deve estar querendo ganhar espaço junto à opinião pública nos mais de 111 mil votos que Chico Rodrigues conquistou, sendo o mais votado para o Senado.


Senador da piada
Chico foi alertado quanto à colar sua imagem senador mais votado, eleito pelo voto de protesto e de reconhecimento, com a do "senador bitoca", "senador Nibirú", "senador melancia" que Telmário Mota, tem. Fora isso, Telmário é condumaz em falar mal de quem conviveu e desfrutou de espaço, como Anchieta Júnior, Neudo Campos e Suely Campos.


Posteridade

A verdadeira lacração está em enxergar o outro com amor
independente da cor! Minhas meninas.
💙 💖


Governador piada
Só pode ser piada do governador Antônio Denarium afirmar que seu governo não terá indicação política de políticos. Só o homem do milagre da multiplicação dos bens, Mecias de Jesus, indicou seis nomes. Quem indicou Jota R Rodrigues e James Serrador?


Dever e obrigação
O comando da Polícia Rodoviária Federal tem o dever e a obrigação, em respeito ao bom nome da instituição e dos agentes envolvidos na operação de semana passada na casa do presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier, de pressionar o Ministério Público Estadual sobre trapalhada cometida durante a operação com o sumiço de um saco plástico onde estaria um suposto cheque de R$ 1 milhão.


Constrangimento
Houve todo um constrangimento dos agentes que, segundo informações na imprensa, foram revistados como suspeitos de terem sumido com um documento comprometedor.


Todo mundo suspeito
Por outro lado, se havia gente do MPE durante essa atrapalhada operação, esses também passam a ser suspeitos. Ora, ocorre um crime desses - de ocultação de provas - em que estão a polícia, o MPE, e os moradores da casa presentes ao mesmo local, todos passam a condição supeitos. 


Farinha pouca...
E tem mais MPE, o órgão recomendou ao governador Antonio Denarium (PSL) que não sejam reduzidos os valores dos duodécimos e repasses aos poderes legislativo e judiciário. O documento da Procuradoria-Geral de Justiça foi entregue na semana passada ao governador. O MPE não quer saber da situação financeira do estado numa ação que por um lado, o órgão defende que “se cumpra a Constituição Federal e se abstenha de adotar qualquer ato unilateral de redução” dos duodécimos ou repasse das quotas devidas a ALE, TJ, MPE, TCE e Defensoria Pública (DPE), do outro lado, há quem entenda que a media é o tal "farinha pouca, nossos pirões primeiro".


A cobra vai fumar
Igual aquele famoso cafofo do condomínio Pombal do Caranã, a cobra vai fumar e os bacanas João Pedro Assunção, Eric Falcão de Queiroz, e Victor Laperrier Nunes já estão se rebolando. O Ministério Público Estadual denunciou criminalmente por tráfico de drogas os três depois que 19 kilos de skank (um tipo de maconha extra forte) foram encontrados com João Pedro, o Pepeto, filho da assessora informal do ex-deputado George Melo, Daniela Assunção, e ele "desenrolou" o esquema, segundo fontes da Polícia Civil.


Esctasy e cocaína
Pepeto Assunção já foi preso acusado também de tráfico de drogas (cocaína e esctasy) em 2016. Passou mais de três presos. No dia 7 abril do ano passado ele foi preso transportando os 19 kilos de skank. Depoimentos de testemunhas e dos outros envolvidos afirmam que Pepeto traficava drogas. Esses depoimentos fazem parte da denúncia do MPE.

Últimas Postagens