- 03 de julho de 2025
DIAS CONTADOS
Se a onda de moralidade, limpeza e justiça na política banhar as consciências de juízes eleitorais, o mandato do deputado Odilon Filho pode estar com dias contatos. A juíza Patrícia Oliveira dos Reis, da Vara da Fazenda Pública do Município de Caracaraí, concedeu mandado de segurança apresentado por 5 vereadores de Caracaraí, contra uma decisão suspeita do presidente da Câmara Municipal, Julinho Reis.
CANETADA
Julinho Reis, deu uma canetada e concedeu, sem votação em plenário, legibilidade a Odilon, que teve as contas de ex-prefeito condenadas pelo TCE e referendadas pela Câmara. Essa condenação o deixaria inelegível, porém, de forma monocrática uma semana antes do julgamento do registro de candidatura do ex-prefeito, Julinho Reis, assinou decreto anulando decisão do Plenário da Câmara que rejeitou as contas de Odilon, com base em relatório do TCE. Essa ação permitiu a candidatura de Odilon, condenado pelo TCE, referendado pela Câmara, e "livre" pelo amigo Julinho Reis.
ABUSO DE PODER
O ato de Julinho Reis pode ser enquadrado como abuso de poder e improbidade administrativa, haja vista que contraria as normas legislativas regimentais e processuais. Para desfazer o que o plenário da Câmara decidiu, era necessário que todos os vereadores votassem, e não apenas um decidisse pelos colegas.
VAI DESFRUTAR?
A lei eleitoral é bem clara quanto à inelegibilidade de candidatos com contas públicas condenadas. Assim sendo, se a onda de moralidade, limpeza e justiça valer em Roraima, é difícil crer que um ex-prefeito, acusado de desvio de dinheiro público e improbidade administrativa, desfrute de mandato eletivo.
DESTAQUE
A prefeita Teresa Surita registrou ontem em sua página no Facebook, a visita do Ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, ao Família Que Acolhe. "Sabe quando você tem consciência do trabalho desenvolvido e se sente orgulhosa de mostrar como ele faz e pode fazer ainda mais diferença na formação das crianças em Boa Vista? Foi assim! E claro que aproveitei pra pedir apoio para expandir o trabalho que fazemos aqui!", disse Teresa.
MODELO PARA O PAÍS
Beltrame verificou in loco a logística de ação e a dinâmica pedagógica que envolvem não só as crianças, mas toda a família. "É sem dúvida um programa (FQA) que deve ser modelo para todo o Brasil, pois tem tratamento diferenciado, com toda atenção e cuidado que a primeira infância exige", disse o ministro.
AÇÃO É DE TODOS
Teresa Surita concordou com Beltrame. "É cientificamente comprovado que o investimento na primeira infância reduz gastos com assistência social e segurança pública na vida adulta. Essa política precisa ser trabalhada por todos", comentou a prefeita, acrescentando. que o ministro veio também para tratar do processo de interiorização de venezuelanos para outros estados brasileiros.