- 03 de julho de 2025
Mais um operação da PF
Sem dúvida, esse será o pior Natal e fim de ano da história de um governante de Roraima. Nesse exato momento a Polícia Federal toca a operação Tântalo, que já prendeu cinco pessoas, entre elas, o ex-secretário adjunto da Educação, da Fazenda e também da Casa Civil de Roraima, Shiská Palamitshchece Pereira. O rolo é com suposto esquema de desvio de recursos da merenda escolar e cumpre cinco mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão.
Organização criminosa na merenda escolar
As investigações da Polícia Federal apontam que uma organização criminosa composta por servidores públicos e políticos foi formada para desviar recursos do Programa Mais Educação entre os anos de 2016 e 2018, com a emissão de atestados falsos sobre o recebimento de produtos adquiridos pelo estado e entregava só parte dos itens vendidos ou os substituíam por itens mais baratos.
Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara da Justiça Federal em Roraima que concedeu também a quebra do sigilo fiscal e bancário dos envolvidos.
Desvio de carne e alimentos
Denúncias que foram apuradas pela PF descobriu que não chegava carne às escolas e funcionários chegavam a tirar dinheiro do próprio bolso para incrementar a alimentação dos estudantes como ossos colocados no feijão, grão que foi encontrado vencido em várias escolas.
A situação ocorria ao passo que o estado recebeu, só entre março e novembro deste ano, um total de R$ 5,7 milhões pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Irmã
Nas redes sociais, corre especulação que esse movimento da PF deverá chegar em outros parentes de dona Suely Campos. O nome de Selma Mulinari foi citado inúmeras vezes.
Cartas marcadas 2
E escolha do futuro conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, que está sendo chamada de "Cartas Marcadas 2" porque há todo um trabalho do esfacelado G14 ou G12,7 em emplacar o deputado George PF Melo - a tal carta marcado do jogo -, dando-lhe o cargo como prêmio de consolação pois ele não se reelegeu, poderá ser decidida só ano que vem na boa ou na briga.
Vai estourar prazo
Isso porque o Ministério Público Estadual recomendou à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, a suspensão do edital, que trata da nomeação de conselheiro, alegando que os prazos e a documentação prevista não permitem a confirmação dos requisitos necessários para exercício da função. Aí, se isso for atendido, não será mais os membros dessa legislatura que irão decidir devido ao prazo que ultrapassa os 30 dias e faltam 26 para terminar os atuais mandatos.
Deu ruim
E se por ventura a ALE não acate a sugestão do MPE, o próprio MPE ou algum outro candidato avulso sem apadrinhamento como George Melo, poderão ingressar com ação judicial - aí na briga - para que o processo seja interrompido e sua legalidade analisada pela justiça. Com isso, o processo de escolha vai para o ano que vem sem a turma do esfacelado G13, 2 ou G12,9...
Resistência
Fora isso, George Melo vem enfrentado resistência de colegas que foram agredidos pela sua "assessoria informal para assuntos de Facebook", que fazia esse serviço sujo, se não a seu mando, mas com certeza com seu consentimento. Essa assessoria que é apontada como fator que somou para rejeição que sofreu das urnas, onde muitos eleitores também ofendidos trabalharam contra ele.
Meme
"O dia em que minha equipe me transformou em um meme.???? Mas o fato é que estou feliz com a nossa produtividade no mês de novembro: - Demos posse a novos servidores
- Entregamos ônibus biarticulados
- Organizamos a regularização fundiária do Jardim Tropical
- Atualmente, mais de 30 ruas e avenidas do Centenário estão recebendo asfalto e drenagem da prefeitura.
- 165 Km de calçadas sendo construídas - Recuperamos as rampas de acessibilidade na cidade e fizemos manutenção das ciclovias.
- Iniciamos as obras da 4ª etapa do Complexo Ayrton Senna
- E ainda deixamos a cidade ainda mais bonita com a iluminação de natal! Que dezembro seja assim ou melhor."
Leviandade
Afirmar que o que o delegado Uziel Castro é delator do suposto esquema de superfaturamento, pagamento de propina e desvio de dinheiro público no suspeitíssimo contrato de fornecimento de alimentação às penitenciárias do estado, é de, no mínimo, muita leviandade. Tanto a Polícia Federal como o Ministério Público costumam informar os nomes de delatores de crimes. Fazem isso porque é um direito de todo acusado saber a fonte, os motivos, os indícios e provas do que é acusado.
Fora da lógica
Assim sendo, se o nome de nenhum delator consta nessa operação que culminou na prisão preventiva de 11 pessoas, entre elas o filho da governadora do estado, é de se duvidar que haja delação nesse momento. O que poderá ocorrer, sim, com a pressão das prisões preventivas que foram decretadas.
Renanzinho
E falando em delação premiada, um experiente criminalista acredita que o deputado eleito Renan Beckel Filho poderá ser o mais "assediado a falar alguma coisa que, por ventura, tenha a falar sobre a acusação que pesa contra ele". Isso porque, Renan colaborando, poderá ser solto,tomar tomar posse, assumir o mandato, e responder o processo em liberdade como deputado estadual.
Ficha caindo
Aos poucos, a cada dia, a ficha de Jair Bolsonaro cai no sentido da racionalidade. Ele deverá essa semana conversar com o MDB de Romero Jucá, com o PSDB de Aécio Neves, com o PRB e PR, partidos que lhe combateram durante a campanha eleitoral.
Mecias sendo puro Mecias
Com histórico de se romper com quem mantém aliança política, o homem do milagre da multiplicação dos bens, Mecias de Jesus, não apoia o ainda colega Jalser Renier para eleição à presidência da ALE. Tal qual fez com Neudo Campos, com Anchieta Júnior, com Chico Rodrigues e com Suely Campos depois de usufruir de espaço político em suas gestões, Mecias esqueceu o apoio de Jalser que, com toda certeza, lhe garantiu mais que os 420 votos que superou Romero Jucá para de eleger senador.
Estilo "arriba nanico"
Antônio Denarium já foi avisado sobre esse estilo "arriba nanico". Com oito de mandato, o que impedirá Mecias de ser candidato ao governo concorrendo contra Denarium, além de querer eleger o filho Jonatan, prefeito de Boa Vista em 2020?
Clima de Natal
Com servidores públicos do estado amargando dois meses de salários atrasados, e o desemprego em alta, o clima de Natal que a Prefeitura de Boa Vista trabalha em espalhar nas principais vias, praças e pontos turísticos da cidade ser para melhorar o clima de fim de ano e de renovação de projetos e metas para o ano que vem.