00:00:00

Edersen Lima

CONSELHOS DO ORÁCULO (5)


CONSELHOS DO ORÁCULO (5)
 

JOBIS PODOSAN
 

1.    As galinhas bebem água de uma maneira bem parecida com o processo mais simples e eficiente de aprendizagem. Elas baixam o bico, bebem e levantam a cabeça para engolir. Assim, nós podemos aprender através dessa linguagem simbólica: baixar a cabeça para ler e levantá-la para refletir. Metaforicamente: bebe e reflete.

2.    Ninguém é suficientemente bom para ser sempre o melhor, há sempre alguém melhor que nós.

3.    Porém, não é preciso ser o melhor basta fazer o possível para sê-lo. Se vencer, sorria levemente, de cabaça baixa. Se perder, sorria respeitosamente e olhe o vencedor nos olhos, serenamente sobranceiro, e o cumprimente sinceramente.

4.    Quando alguém for melhor do que você, fique feliz por ter a felicidade de conviver com essa pessoa e ter a chance de aprender mais um pouco.

5.    As costas dos outros não são escadas para o seu sucesso, suba sozinho pela sua escada. A subida é sempre íngreme e depende da ajuda dos outros, mas na queda nós nos bastamos.

6.    Esteja atento e você aprenderá a partir de coisas pequenas. Olhos desatentos veem somente as grandes coisas, que são sempre poucas na nossa vida. O aprendizado, portanto, está na lucidez de ver e analisar as coisas pequenas.

7.    O sucesso do seu pai, de sua mãe, de sua esposa, do seu marido, dos seus filhos, dos amigos, dos inimigos ou dos seus irmãos, pertence a eles. O seu é você quem constrói. O consolo é que o fracasso deles também pertence a eles. O melhor mesmo é que todos se esforcem ajudando-se mutuamente, facilitando a tarefa de cada um. Mas se não for possível, vá sozinho, com a ajuda do mundo, que pode ser duro e perverso, mas, olhado pelo lado certo, pode ser bom e generoso. Olhando por um ângulo diferente até as coisas aparentemente ruins podem transmudar em coisas boas.

8.    O seu destino é você quem o escreve, usando o livre arbítrio que Deus lhe concedeu. É uma maravilha inesgotável ter diante de nós uma multiplicidade de opções e sermos responsáveis pela escolha do caminho a percorrer. Mas não demore muito para escolher porque as escolhas se movimentam em outras direções e quando você perceber alguém tomou o lugar que você demorou a ocupar.

9.    Um caminho quase infalível para dar certo é acompanhar os bons. Eles, como os maus, estão em toda parte. Aos bons, devemos ir ao lado, aos maus devemos ajudá-los a encontrar um caminho.

10.  Seja compreensivo com os bobos (nerds) de hoje, que passam a juventude estudando e cumprindo todos os seus deveres. Ele ou ela, como alguém já disse, será seu chefe amanhã e o seu orgulho será ter sido colega deles no tempo da plantação. Mas você terá uma desculpa universal dos fracassados: eles deram sorte.

 

Últimas Postagens