- 03 de julho de 2025
Entrevista / Haroldo Cathedral
Tido desde o início da campanha eleitoral como um candidato forte à eleição, o professor Haroldo Campos, o Haroldo Cathedral, acabou sendo o mais votado, superando os atuais deputados federais reeleitos tendo como bandeira a defesa da Educação, e no curriculum a implantação da primeira faculdade privada do estado, e ações sociais desenvolvidas pela própria faculdade voltadas para a população mais carente como complementação e estágios dos cursos oferecidos.
Haroldo concedeu entrevista sobre a eleição e o que pretende realizar como deputado federal depois de tomar posse em 1º de fevereiro de 2019.
O senhor esperava ser o mais votado, e a que o senhor credita esse resultado?
Haroldo: Sinceramente, eu sempre acreditei que poderia ter do eleitor a observação do trabalho que realizei em 20 anos atuando na educação e com ações sociais no estado. Mas, enfrentando candidatos fortes que disputam a reeleição e outros com grandes estruturas, confesso que foi uma surpresa, uma grata surpresa que aumenta ainda mais a responsabilidade em retribuir o voto de confiança que me foi dado.
Que recado as urnas em Roraima, de um modo geral, deram nessa eleição?
Haroldo: O de mudança. O eleitor brasileiro e o roraimense mostraram que estão fartos das mesmas promessas e dos mesmos nomes. Eles estão, ao meu ver, demandando renovação, para que tenhamos soluções efetivas para a crise econômica, a falta de segurança, as deficiências na educação e na saúde e a corrupção generalizada que assola nosso estado e nosso país. Cabe a nós, os eleitos, iniciar essa mudança para entregarmos à sociedade um país melhor daqui a quatro anos.
Qual a maior ou maiores lições que um calouro na política aprendeu nessa campanha?
Harodo: Que há muita deslealdade nas campanhas. Mas que o eleitor sabe, sim, diferenciar o candidato de falsas promessas daquele que tem intenções verdadeiras de trabalhar em prol da sociedade.
Qual será a prioridade de ação ou ações no seu mandato para 2019?
Haroldo: Já estou tomando ciência das emendas que foram apresentadas pela bancada de Roraima, a serem liberadas em 2019. Vou priorizar nos primeiros seis meses a liberação dessas emendas e vou acompanhar de perto suas implementações. Paralelo a isso, vou buscar nos ministérios da Saúde, Educação e Segurança o que há de recursos para convênios que possam ser destinados ao estado. Esses setores precisam de uma força conjunta para obtenção de verbas.
Qual o recado ou sugestão o senhor daria ao futuro governador Denarium?
Haroldo: Eu diria ao Denarium para estar sempre próximo à população, cumprindo ao máximo as promessas de campanha e seu plano de governo. Eu vou estar ao lado dele nessa missão, à disposição do que ele precisar.
Referência internacional
"Somos referência internacional e nosso trabalho com a primeira infância está entre os melhores do mundo, sim. Participamos essa semana do Global Business Summit on Early Childhood 2018 (Cúpula Global de Negócios sobre a Primeira Infância), em Nova Iorque. Foi um momento único, e eu estou orgulhosa e me sentindo honrada. O FQA integra os cuidados com a primeira infância com amor, atenção e dedicação. Os resultados desse investimento na Primeira Infância são colhidos na vida adulta, mas em Boa Vista já podemos mostrar muitos resultados do nosso trabalho. E posso afirmar: estamos por dentro de tudo que existe de mais moderno no mundo para o cuidado" com a primeira infância", comemorou nas redes sociais a prefeita Teresa Surita.
O evento reconheceu trabalhos junto à primeira infância realizados por líderes municipais. Mais de 200 líderes representando 16 países aprsentaram seus programas sociais, e Teresa foi a única representante brasileira no encontro.
Articulação
Bem estruturado na presidência da Assembleia Legislativa, o deputado Jalser Renier, não tem feito alarde mas já articula a sua eleição para a próxima legislatura tendo no momento, pelas contas de aliados, apoio de 13 deputados.
Crocodilagem
Do outro lado, mas precisamente no grupo do governador eleito Antônio Denarium, concorrem e dividem espaço os deputados Gerson Chagas, Brito Danadão e Jorge Everto. Esse último, já apontado como suposto mandante da confecção de uns banners virtuais em que mostra as fotos de Jalser Reneir, Chagas e Brito juntos com a governadora Suely Campos, como seus representantes na futura legislatura.
Muito estranho
Vamos e venhamos, estranho que um banner aponte os dois concorrentes internos de Jorge Everton colados a Jalser Renier e à dona Suely, com nítida intenção de queimar os três, e Jorge Everton, esquecido.
Não vão apoiar
Independente de Jorge Everton ser autor ou não dos banners, essa divisão em forma de boicote ou tiro amigo, só ajuda Jalser. Difícil crer que Danadão ou Chagas apoiem um colega de grupo com suspeitas de que lhes abraça pela frente e lhes espeta por trás.
Sem retribuição
Fora isso, ao apoiar Denarium, Jorge Everton ficou mal visto no meio político porque, se obteve espaço e credenciamento a concorrer e se eleger em 2014, isso se deu ao cargo de diretor do Detran e sua manutenção nele pelo então governador Anchieta Júnior, que o manteve ali mesmo depois que deputados lhe pediram a saída. Quatro anos depois, Anchieta precisando de apoio para se eleger, Jorge Everton lhe deu as costas e foi apoiar Denarium em troca de alguma retribuição.
Enganado
Quem pensa e espera que terá apoio total e irrestrito de quem preside um poder com quase R$ 300 milhões de orçamento, está redondamente enganado.