- 03 de julho de 2025
O comportamento estranho de Denarium
Para quem se diz o candidato da renovação, da ética e da mudança, Antônio Denarium vem mantendo comportamento típico dos políticos profissionais mais malandreados que o eleitor conhece, que quando denunciados ou acusados de de atos ilegais ou imorais, nada respondem, fazem de conta que nem é com eles.
Igual igual ao milagreiro
Denarium não responde nada sobre querer ser a mudança estando atrelado ao homem do milagre da multiplicação dos bens, Mecias de Jesus, denunciado por superfaturamento na reforma do prédio da ALE, acusado de, junto com a mulher Darbilene Rufino, desviar dinheiro de salários de servidores fantasmas do governo, e de promover, quando presidente da ALE, a bocada do Trem da ALEgria em que efetivou a mulher e mais 70 pessoas sem concurso público, e que nada fala sobre esses assuntos. Ou seja, Denarium é igual igual a Mecias no quesito nada a declarar sobre assuntos piriclitantes.
"Preso por faude"
Desde ontem circula nas redes sociais uma prática típica de políticos safados, que é a de empregar a mulher no serviço público, onde a dondoca não trabalha, e só recebe salário para não fazer nada. As postagens apontam que Simone Soares Souza, tida como mulher de Antônio Denarium, está com ele "unidos no amor e no golpe". Denarium é acusado de ter sido preso por fraude no banco Bamerindus, onde trabalhou, e ela condenada por receber dinheiro indevido do governo do estado.
Tomaríamos providencias
Se essas acusações fossem feitas a você amigo leitor qual ou quais providencias você tomaria sendo falsas? Provavelmente você não ficaria calado. Não deixaria que uma mentira tomasse corpo, ganhasse aspectos de verdade. Creio que usaria o mesmo meio, as redes sociais para desmentir e desqualificar tamanhas difamação e calúnia. Você e eu faríamos isso.
O safado pilantra, não
Mas o político safado, pilantra, não. Esse tipo de gente se cala. Fica torcendo para que algum escândalo ou notícia bombástica ocorram para que o assunto dele caia no esquecimento. Se tudo é verdade, o que ele vai dizer? Daí, não responde nada.
Calado caladinho
No caso de Denarium, que se diz ético, puro, digno é de se esperar que tome alguma atitude igual a que eu e você amigo leitor tomaríamos depois de sermos acusados de fraudar e ser preso, depois da esposa ser exposta por improbidade administrativa, não é?
Mas não é isso que até agora ocorreu.
Me dizes com quem andas...
Vendo isso tudo, me faz lembrar provérbio bíblico que diz "me dizes com quem andas, que ti direis quem és". Andando com Mecias de Jesus, político profissional, com assento na Assembleia há 20 anos, Denarium já mostrou no vem se tornando, e no que será se for eleito.
Calçadas
A prefeita Teresa Surita retomou obras de calçamento em Boa Vista. Mais de 70 km de calçadas serão pavimentadas em toda cidade nas próximas semanas. É quase a distância entre Boa Vista e Alto Alegre. Com este serviço, são contemplados bairros como Aparecida, 31 de março, São Francisco, Centenário, Senador Hélio Campos, Paraviana, Caçari, Professora Araceli Souto Maior, Bela Vista, Nova Cidade Jardim Tropical, Jardim Primavera, Caranã e Tancredo Neves.
Futuro
De 2013 pra cá, 153 km de calçadas foram construídas, dando mais conforto e segurança aos pedestres: “As calçadas garantem ao pedestre um espaço próprio para transitarem com segurança, além de valorizar os imóveis e melhorar a qualidade de vida da população. Estamos trabalhando para preparar a cidade para o futuro e buscando recursos para que outros bairros sejam também atendidos”, frisou a prefeita.
De nada vale
Dependendo do candidato ao governo, de nada valerá ao eleitor votar nele se não votar também no seu candidato ao Senado. Dona Suely Campos, por exemplo, contou apenas com apoio irrestrito da senadora Angela Portela. Ela dispensou qualquer apoio de Romero Jucá, e só foi apoiada por Telmário Mota durante os meses em que um irmão dele foi diretor do Detran. Dona Suely sentiu como faz falta ter mais apoio no Senado.
Coisa de Telmário
Depois que seu irmão foi exonerado em votação na Assembleia Legislativa, Telmário rompeu com Suely.
Pelo menos dois
Anchieta Júnior, quando governador, contou apenas com apoio de Romero Jucá. Angela Portela lhe fez oposição. Assim sendo, quem vier a ser eleito, seja dona Suely, Anchieta, Denarium ou outro candidato, o ideal é que ter ao seu lado o apoio de ao menos dois senadores, já que nenhum governador terá a certeza do apoio de Telmário, ele sendo rejeitado nas urnas.
Maleáveis
Dos candidatos ao Senado que despontam nas primeiras colocações segundo pesquisas, os mais "maleáveis" são Romero Jucá - que só não apoiou Neudo e dona Suely porque o casal dispensou esse apoio -, Luciano Castro e Chico Rodrigues. Angela Portela dificilmente fecharia com Anchieta governador. Ela é Suely fiel, mas, poderia entrar em entendimento com Denarium caso ele e ela sejam eleitos.
O ideal
Para Anchieta governar, o melhor dos quadros era contar com Romero, Chico ou Luciano. Nenhum governador sensato dispensaria uma composição com Jucá. No caso de dona Suely, contar com Angela Portela e Luciano Castro seria o ideal. E no de Denarium, ter Mecias de Jesus no seu governo seria importante, mesmo sabendo que esse apoio não é e nunca será de graça, e sim, caro.
Político caro
Mecias é um político que valoriza alto o apoio que dá, coisa igual como foi nos seis meses com Chico Rodrigues, em que teve a Codesaima e parte da Saúde em suas mãos; como foi no governo de dona Suely em que teve a Rádio Roraima, a Codesaima e também a Saúde fechadas com ele.
Faz falta
O que Anchieta passou, e dona Suely passa sem ter apoio de pelo menos dois senadores, todo mundo já viu, embora a história de Roraima mostre que senadores foram eleitos e ninguém lembra o que de bom fizeram. Com todo respeito a João França, Marluce Pinto e Augusto Botelho, eles meio que caíram no esquecimento do eleitor.
Dar com uma mão e tirar com a outra
Resumo da ópera, votar em Anchieta e votar em Mecias, é dar com uma mão e tirar com a outra. Votar em dona Suely e eleger Chico Rodrigues, a mesma coisa. Torcer por Denarium votando em Angela, terá que também torcer para que eles se entendam no futuro em nome de uma causa maior, o benefício de se juntar esforços por Roraima. Coisa que Mecias vende caro. E que Telmário já mostrou que não sabe fazer.
Chico candidato
O Tribunal Regional Eleitoral deferiu o registro de candidatura do ex-governador Chico Rodrigues ao Senado pelo DEM. A inelegibilidade dele decretada pelo TSE expira prazo antes do dia 7 de outubro, dia da eleição, assim, Chico está livre, leve e bem solto para disputar o pleito.
Meta atingida
Enquanto escolas do governo do estado do ensino médio estão abaixo da meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Rede Municipal de Ensino é referência quando se fala em educação e, pelo sexto ano consecutivo, supera a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), principal indicador da qualidade do ensino no Brasil. Boa Vista obteve a nota 5.8 para o primeiro ciclo do Ensino Fundamental, ultrapassando a sua própria meta para 2017, que era 5.6.
Resultado
“O fato de estarmos em constante crescimento e nos mantermos na linha é gratificante, resultado de um trabalho coletivo que demonstra o compromisso de todos, principalmente dos gestores, professores e colaboradores da educação. Esse avanço significativo é fruto de muito trabalho e planejamento dentro e fora de sala de aula”, ressalta a prefeita Teresa Surita, afirmando que a educação é tema prioritário na gestão.