- 03 de julho de 2025
A incompetência dos outros
Parece que ontem o recorde de cortes de energia elétrica em Boa Vista foi quebrado. A iirritação, indignação e revolta do povo que paga a energia mais cara do país, manifestadas nas redes sociais foram mais que justas. No entanto, o uso político disso por opositores do senador Romero Jucá, que lhe responsabiliza pelos cortes de energia, acabou foi expondo a incompetência e fragilidade dos oito deputados federais, e dos dois outros senadores Angela Portela e Telmário Mota.
Decorativos?
Sim, incompetência dos oito deputados, e de Angela e Telmário em não resolverem a questão dos cortes de energia em Roraima, porque, pelo o que opositores de Romero Jucá disseram, esse problema é culpa dele. Daí, se é culpa dele é porque os demais parlamentares são bando de bocós, meros objetos decorativos que não fazem nada? Ou então, assumem que Jucá é o único que pode resolver tudo para Roraima, e reconhecem o quanto ele pode e os outros não.
Poderia estar bem pior
Eu sou solidário ao cidadão roraimense que paga por essa energia cara e que o retorno está aquém do esperado. Mas eu reconheço que há deficiência do fornecimento dela por parte da Venezuela, e que pior - bem pior - estaria a situação de todos se não tivesse uma empresa auxiliando o fornecimento de Guri. A situação está ruim? Está. Mas poderia estar pior.
Obrigação de todos, inclusive, sua
Isso serve de consolo ou conforto? Claro que não! Alguma medida precisa ser tomada quanto ao contrato de atendimento da empresa que complementa o fornecimento de energia, e quanto ao fornecimento que vem sendo interrompido pelo Complexo de Guri. E isso é dever e obrigação de apenas um senador, ou de toda a bancada de deputados federais e dos outros dois senadores? O governo do estado é só para criticar a situação e não tomar, também, nenhum providencia?
Voto mal dado
Essa questão também é sua, amigo leitor. Você tem que cobrar de toda essa gente pelos danos, prejuízos e raiva sofridos. É fácil para opositores de um político jogar a responsabilidade só nas costas dele, enquanto a incompetência de trabalho é dos outros, e o voto mal dado é seu.
Crença em Roraima
Em seu primeiro vídeo como candidato a deputado federal, o professor Haroldo Cathedral disse estar "convicto que é possível transformar Roraima em um estado em que as pessoas podem viver com mais dignidade, com um teto para morar, emprego, escola de qualidade, hospitais com condições de atender quaquer doença, e uma segurança pública que proteja o cidadão". Porém, para isso, é precisa mudar, sabendo escolher na urna o destino que se quer.
Mentira espalhada
Que as redes sociais, infestadas por fake news espalhem notícias falsas, é uma coisa. A outra, é a imprensa e blogueiros divulgarem falsas informações ou informações não checadas dando isso como fatos verdadeiros. Essa estória de que Romero Jucá é dono, ou comanda "laranjas" na empresa Oliveira Energia, de Manaus, que complementa o fornecimento de energia elétrica para Roraima, das duas, uma: ou é mentirosa, ou não foi apurada devidamente, pois carece de provas. Carece até de indícios.
Nada de provas e sequer indícios
Esse boato partiu de matéria da revista Veja, mas quem ler a reportagem não encontra nela nenhuma afirmação, nenhuma prova, nenhum documento, e sequer algum sinal ou indicador que Romero Jucá seja dono dessa empresa ou que algum familiar dele o seja.
Difamação e calúnia
Eu mesmo, em comentários no Facebook, solicitei de pessoas que postaram afirmando essa mentira, me coloquei à disposição de divulgar documentos, provas que mostrassem que Romero Jucá é o dono dessa empresa e que se beneficiou financeiramente com a sua instalação em Boa Vista. Mas ninguém me passou nada. O que me leva a crer que postam sem provas. E afirmar algo que desmerece, que agride ou encrimina injustamente uma pessoa pode ser entendido como difamação e calúnia.
Não é dono
Sobre Romero ter trabalhado para que alguma coisa fosse feita para cessar ou diminuir os cortes de energia elétrica que ocorrem em Roraima há quase quatro anos, e a Oliveira Energia, ter ganho concorrência junto ao governo federal para fornecer energia, não quer dizer que ele seja dono dessa empresa e que tenha recebido propina pra isso, pelo simples fato de que a concorrência foi realizada pelo governo federal, via Ministério das Minas e Energia.
Idiotice
"Ah! mas todo político ganha alguma coisa", então, se assim for, tem que se suspeitar que Angela Portela e Maria Helena Veronessi receberam propina da obra do Teatro Municipal de Boa Vista? Que Telmário Mota pegou propina de serviços e fornecimentos ocorridos no governo de dona Suely Campos, na área da Educação? O fato de um político destinar recursos ou obter permissão do governo federal para realização de obras e envio de recursos não significa que ele recebereu propina disso. E levantar suspeitas ou pior, acusar crimes sem provas, é que é crime, de difamação e calúnia.
Perguntinha:
Você, faria o que se lhe acusassem de um crime que você não cometeu e isso lhe prejudicasse para o resto da sua vida?
Absurdo
Até a acusação de que Jucá teme não se eleger "porque sem mandato será preso", é de tão torpe e ingnorante pois, se analisar que nos últimos três anos, o juiz Sérgio Moro, a Polícia Federal e o ex-procurador chefe do Ministério Público Federal, Rodrigo Janot, fuçaram tudo o que podiam, confrontaram delações e nada foi provado contra Jucá. Três anos da mais pesada investigação. Então, que medo de prisão é esse?
Verdadeiros criminosos
Falta a todos, em especial a Folha de B. Vista, a blogueiros, a internautas a responsabilidade e posturas ética e profissional em apresentar as provas ou pelo menos os indícios reais, do que afirmam. Se não podem isso, que façam mea culpa assumindo que foram levianos, para não dizer os verdadeiros criminosos nessa estória.