- 03 de julho de 2025
Além e inesperado
A pesquisa Ibope (induzida) para o Senado divulgada nesse fim de semana teve resultado além e inesperado para os principais candidatos. Angela Portela, nunca imaginou figurar na frente com 4 pontos à frente do homem do milagre de multiplicação dos bens, Mecias de Jesus como segundo colocado com 26%, e Romero Jucá, com um ponto a menos em terceiro. O ex-governador Chico Rodrigues surge empatado com o ex-deputado Luciano Castro, ambos com 21%, na quarta posição.
Surpresa
Mecias, também, não esperava esse resultado. Isso porque, dados levantados pelos demais candidatos oscilavam as primeiras colocações, mas em nenhum desses levantamentos ele figurou à frente de Romero Jucá.
Discorda
Quem, também, discorda - e muito - do resultado da pesquisa Ibope para o Senado, é Chico Rodrigues, que tem contado com acompanhamento de colheita de dados feito por professores universitários. Falando à Coluna, o candidato disse que o Ibope, "costumeiramente" vem errando prognósticos em Roraima, os mais recentes foram nas eleições de 2010 e 2014.
Desconsiderou
Romero Jucá desconsiderou a pesquisa dizendo que ela não reflete a realidade do quadro eleitoral. Ele destacou que o resultado em que aparece em terceiro lugar é referente à pesquisa induzida, e que na estimulada, em que o eleitor fala em quem pensa em votar sem analisar nenhuma lista, ele surge em primeiro lugar com 15%.
Estranho
De certo, é estranho que o eleitor tenha na cabeça votar em um nome, e depois que aparece uma lista já de conhecimento geral, ele opte por quem figurava em terceiro lugar na pesquisa espontânea, não é?
É bom ficar esperta
Angela Portela na frente quatro pontos do milagreiro que fique esperta. A turma de aliados e correligionários de Mecias é tida como a mais "sanguenolenta", e sabe que essa pesquisa do Ibope não bate bem com o que se vê e ouve junto ao eleitorado. Daí, que ela se prepare para os ataques.
Brancos e nulos
De acordo com o Ibope, cerca de 35% do eleitorado não sabe em quem votar ou tem disposição em votar em branco. O que confirma previsão feita por essa Página há cerca de um mês.
Os mais rejeitados
Para a disputa do governo, a pesquisa Ibope não surpreendeu ninguém. E o quesito "rejeição" confirmou o que todo mundo já sabe há tempos: dona Suely Campos e Telmário Mota lideram disparadamente. Ela com 62% e ele com 42%. Ou seja, ambos são os votos mais |arrependidos que o eleitor deu em todos os tempos em uma eleição em Roraima.
Ataque previsto
O ataque de brasileiros aos refugiados venezuelanos em Pacaraima já era previsto. Há no inconsciente coletivo um sentimento de incomodo, revolta e intolerância às dificuldades e insegurança que os vizinhos estavam gerando na cidade. Isso, literalmente explodiu no sábado depois que um comerciante foi atacado por supostos assaltantes venezuelanos.
Pontos de destaque
Desse ato de selvageria e desumanidade, dois pontos devem ser ressaltados: o que ocorreu obriga o governo federal a buscar investir mais e melhor na solução do problema; e, impõe aos venezuelanos que passem a informar às autoridades brasileiras quais indivíduos podem lhes causar problemas, haja vista que, um assaltante venezuelano pode gerar o desamparo ainda maior para mais de 100, 500 e até 1000 compatriotas.
Informações
Sim, espera-se que os próprios venezuelanos passem a informar quais pessoas podem lhes causar problemas, que tanto ajudaria as polícias brasileiras, como aos refugiados de bem.
Gandhi
Nas redes sociais, uma postagem da prefeita Teresa Surita, gestora que mais tem sentido a problemática da migração de mais de 50 mil venezuelanos, foi interpretada como sendo a sua posição diante dos atos de revolta em Pacaraima. "Olho por olho, e o mundo acabará cego", frase do líder indiano Mahatma Gandhi, postou Teresa.
Sentimento geral
Também nas redes sociais, as manifestações de roraimenses contrários à selvageria ocorrida em Pacaraima, ecoaram. A indignação maior ficou por conta do fogo ateado às únicas coisas que os refugiados tinham, como roupas e barracas para dormir. As imagens de mães com crianças de colo ou menores de 10 anos correndo com medo, sendo expulsas por brasileiros, causou um sentimento de vergonha geral.
"Tiros" no pé de Neudo
Um sobrinho de Neudo Campos anda dando "tiros no pé" do tio que se encontra "pagando em etapa" em casa e não na Penitenciária de Monte Cristo, porque anda doente. O sobrinho destrambelhado anda questionando quem fez mais por Roraima além do seu tio. Como resposta, recebeu uma pergunta: "Na situação que Neudo Campos se encontra, será que o que ele fez, fez correto de forma legal ou completamente criminosa?".
O sobrinho aparvalhado ficou calado.
Revoltado
Na Praça da Bandeira, o comentário é que esse sobrinho de Neudo, justamente por não ter nada de aproveitável na cabeça, é escanteado e não entra nas benesses que a tia governadora adota para os parentes mais chegados. Assim, revoltado, anda "fuzilando" o pé do tio condenado a 69 anos de prisão em regime fechado, acusado de roubo de dinheiro público.
Piores que os petistas
Sobre a militância bolsonarista, o jornalista Reinaldo Azevedo, comentou: "A truculência dos bolsonaristas nas redes chega a ser superior à havida no auge da virulência dos petralhas, quando o poder petista parecia mais eterno do que os diamantes. As táticas fascistoides nas redes sociais se igualam. A ligeira diferença está na bibliografia. Os esquerdistas, ainda que mal lidos, leram alguma coisa. A turma de Bolsonaro parece achar que livro é coisa para veadinhos…".