00:00:00

Edersen Lima

A fantasma de Bolsonaro


Ninguém quis ou quer
Nenhum governante de Roraima trabalhou ou incentivou a chegada de refugiados venezuelanos para o estado. Beira à idiotice e muita falta de senso pensar que a governadora dona Suely Campos ou a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, quiseram encher o cidade e o estado de dezenas de milhares de pessoas para aumentar as demandas nas áreas sociais, da saúde à segurança.


Quebrou
A verdade é que, há três anos, o auxílio que o governo petista dava à Venezuela e a Bolívia, desde que Lula assumiu em 2003, teve que ser cortado por Dilma Roussef em 2015. isso gerou cortes drásticos no fornecimento de cestas básicas e isenção de taxas que a grande maioria da população venezuelana recebia e era isenta de pagamento. o desemprego, a falta de fornecimento de comida, e consequentemente a fome, gerou todo o êxodo de 600 mil venezuelanos para Colômbia (mais de 500 mil), Brasil (cerca de 80 mil), Espanha (cerca de 10 mil), e uns 20 mil que se dispersaram para os Estados Unidos e outros países da América do Sul e Europa.


Ricos e miseráveis
Espanha, Estados Unidos, Argentina, México e Inglaterra receberam os venezuelanos mais ricos. Já Colômbia e Brasil foram os destinos do mais pobres, que atravessaram a fronteira, em muitos casos a pé, ou usando o que lhes restavam de dinheiro para comprarem passagens de ônibus. Todos fugindo da violência, da insegurança, e do medo gerado pela falta de perspectivas, e pela fome. 


Idiotice
Responsabilizar qualquer autoridade brasileira pela demanda da imigração, repete-se, beira a idiotice. Espalhar boatos que esse enxame de gente tinha interesse eleitoral é ainda mais idiota, pois não há nada que prove isso. E a alegação que em 2012 o senador Aluísio Nunes (SP) apresentou proposta nesse sentido, é preciso ter a responsabilidade de informar que, esse processo foi apresentado três anos antes do início da imigração para Roraima; e que há critérios rigorosos para que um estrangeiro - e não apenas venezuelanos - possa ter i direito a votar, como tempo de residência no país, produtividade rentável, nada consta criminal, ou seja, todo um processo que um estrangeiro tem para se legalizar oficialmente dentro de um país.


Apelação
Ao disseminar uma mentira distorcendo declarações e atos de governos, se expõe o receio e temor que políticos como dona Suely e Teresa tenham força, poder e influência na eleição desse ano. É apelação, como Telmário Mota, aquele da pesquisa sobre o "planeta Nibirú", que tradicionalmente pula de lado em eleições, e que é acusado pela ex-amante 40 anos mais nova que ele, de tê-la espancado violentamente, no afã de obter alguns votinhos, faz em usar as redes sociais para acusar que a enxurrada de "venecas" é de responsabilidade de dona Suely  ou de Teresa Surita.


Aumento de mortes
Aprovada em 2003, a legislação restringiu imediatamente o número de novas armas para cidadãos comuns. Em 2004, primeiro ano com a legislação em vigor, foram apenas 3.055 unidades, menor dado desde que foi criado o Sistema Nacional de Armas (Sinarm), em 1997. A partir de 2008, porém, uma escalada constante do armamento passou a ocorrer. O recorde foi em 2015, quando 36.807 registros foram feitos. A partir daí, o número se manteve nesse patamar.
Agora, imagine, amigo leitor, todo mundo jundo podendo comprar armas como quer Jair Bolsonaro?


"Assombração"
E falando em Bolsonaro, ontem a imprensa divulgou que uma vendedora de açaí na região conhecida como Costa Verde, no estado do Rio, deixou - ontem, também - a condição de secretária parlamentar do gabinete do dele. Walderice Santos da Conceição trabalhava para o candidato a presidente há cerca de 12 anos. Bolsonaro contou que tem uma casa em Angra dos Reis e que ela era encarregada de filtrar as demandas levadas pelas pessoas que o procuravam.


A Wal
A demissão veio depois que o jornal “Folha de S.Paulo” publicou no site que a funcionária, conhecida como Wal, continuava vendendo açaí numa praia de Angra dos Reis, no Rio, no horário do expediente. Em janeiro, o jornal já havia mostrado que Walderice trabalhava no Rio mesmo aparecendo desde 2003 como um dos 14 funcionários do gabinete de Jair Bolsonaro, com salário de pouco mais de R$ 1.300.


Tem que trabalhar
As regras da Câmara dos Deputados são claras. Uma pessoa que ocupe o cargo de secretário parlamentar, como Walderice (foto ao lado), precisa trabalhar 40 horas semanais no gabinete em Brasília ou no escritório no estado do parlamentar. E entre as funções que ela deve exercer estão, por exemplo, serviços de secretaria, pesquisas, atendimento no gabinete, nada sobre venda de açaí na praia. Esses funcionários são pagos com a verba de gabinete, dinheiro público.


Perguntinha:
É de se questionar os fãs de Bolsonaro, como essa informação, de clara suspeita de servidora fantasma, "mamasse" por 15 anos da verba de gabinete de um Paulo Maluf ou de um Jader Barbalho, como esses fãs reagiriam?


Igual igual
Bolsonaro se diz diferente, ético, moralista, mas ter uma servidora paga com dinheiro público vendendo açaí em horário de expediente, sem comparecer ao escritório, é ser diferente do que ele critica? É ético e perfeitamente amparado pela moralidade?


Bola fora
Esse pessoal do Ministério Público de Roraima, que pediu o afastamento da segunda filha, emília Campos, da chefia da Setrabes, poderia ter ficado sem o "fora" que levou. O governo informou a esse pessoal mal informado que o Centro Sócio Educativo Homero de Souza Cruz Filho está sob gestão operacional da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), "de modo que não há fato a consubstanciar  o pedido de afastamento da titular da Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes)", afirma. 
Ou seja, se alguém, na avaliação do MPE, tem que ser afastado, é o secretário de Justiça, e não, a de ação social.


Sampaio está com medo
Pelo o que afirmou o deputado Joaquim Ruiz, o colega ex-soldado Sampaio, agiu com medo de não se reeleger ao vetar sua participação na coligação PP/PDT/PC do B. Fora isso, Sampaio agiu na "crocodilagem" faltando com respeito a um colega de parlamento, que encontra sérias dificuldades para se reeleger, haja vista que dentro da corporação militar, que seria base de Sampaio, outros nomes como o do Coronel Leocádio Menezes, concorre com ele.


Prefere o milagreiro que o pastor?
E no tocante ao que se vê nas redes sociais, o empresário Antônio Denarium, só tem um candidato ao Senado, o homem do milagre da multiplicação dos bens, Mecias de Jesus. O pastor Isamar Ramalho, que é do mesmo partido de Denarium, anda, há tempos, completamente esquecido, não mais se vendo imagens do candidato ao governo com o da Igreja Assembleia de Deus.Ao que parece, pela impressão que se tem, é que Denarium aposta mais na eleição do milagreiro dos patrimônios e não em um pastor de Deus.


Culpa do eleitor
Há quem acredite que Telmário Mota vai levar uma pisa das urnas, e vai culpar os adversários que compraram votos. Ou seja, em outras palavras, Telmário irá acusar o eleitor de ter se vendido, caso essa previsão se concretize.

 

Robótica 
Escolas públicas municipais em Boa Vista estão adotando a Robótica Educacional com materiais manipuláveis, dentro das suas grades curriculares, sendo a primeira cidade no país a implantar essa disciplina. Ontem, pais e alunos da Escola Municipal professora Carmem Eugênia Macaggi conheceram um pouco sobre o projeto, que antes só era oferecido na sede do CCTI, e agora se expande atendendo a mais de 38 mil alunos.


Kits
Por meio do Programa de Utilização de Materiais Manipuláveis, as unidades vão receber mais de três mil kits de lego, os quais serão utilizados em sala de aula. Serão atendidos alunos do 1º ao 5º ano. Para cada idade, haverá um material específico de utilização que vai desde peças de montagem da LEGO até chegar ao nível da fase de programação e funcionamento dos robôs. Gestores e professores foram capacitados para desenvolverem o projeto. Além disso, eles vão receber auxílio de outros profissionais durante período de adaptação, para que não fiquem dúvidas sobre o uso do material.


Prioridade
A prefeita Tereesa Surita, classificou como um passo muito importante que a educação está dando em abranger a tecnologia, que é a linguagem atual, para que as crianças passem a conviver de forma pedagóca com essa realidade. "Não poderíamos deixar de acompanhar esse desenvolvimento e oferecer essa oportunidade aos estudantes das nossas escolas”, disse a prefeita, concluindo que, "o cuidado com a primeira infância, com a educação das crianças hoje é uma prioridade em Boa Vista no modelo de ensino nas escolas da Prefeitura".


Benefícios
Teresa destacou, ainda, os benefícios da Robótica na vida dessas crianças. “Além de contribuir no aprendizado, a metodologia ajuda as crianças a trabalharem em equipe, ter mais agilidade, serem criativos, estimula o raciocínio lógico e fará com que os alunos tenham ainda mais interesse em sala de aula”, disse.

 

 

 

 

 

edersen lima

Últimas Postagens