- 03 de julho de 2025
O mimimi de Hiran
O deputado Hiran Gonçalves mostrou que não não tem confiança no seu taco, que não crer que o seu trabalho - muito questionando - na Câmara, lhe garanta a reeleição. Se assim não fosse, ele não estaria de mimimi reclamando que a governadora dona Suely Campos tem preferência pelo primeiro sobrinho Paulo Linhares, para elegê-lo deputado federal.
Hiran, liberou o balão de ensaio de que iria disputar o Senado, como se isso fosse atrapalhar a vida de quem já está nessa corrida como a senadora Angela Portela e o ex-deputado Luciano Castro, pré-candidatos do grupo governista.
Distintos
Muito pelo contrário. Hiran sendo candidato a deputado, a senador ou a sindico do prédio em que mora em Brasília, em nada nada nada irá atrapalhar a vida de Angela Portela, porque o partido dela, o PDT, a candidatura dela, o eleitorado dela são completamente independentes e distintos do eleitorado, do partido e das condições de Hiran em se reeleger.
Tio Luque agradeceria
Já Luciano Castro, se Hiran for mesmo corajoso de ir para disputa ao Senado, poderá agradecer ao amigo de longa data, e "trocar" com ele as posições: Luciano iria, então, disputar vaga para deputado federal, e o queixoso presidente do PP, para o Senado. Agora, Hiran tem peito pra isso?
Ignorante
A essa altura do campeonato, Hiran Gonçalves, vir com churumelas, mimimi, parecendo menino barrigudo do pé inchado, porque dona Sula quer eleger um sobrinho, mostra que, além de não confiar em si e no seu eleitorado, Hiran revela que é um perfeito ignorante quanto ao costume, ao hábito da governadora em priorizar a política nepotista, em que, primeiro os seus parentes, e depois o resto.
Outra conversa mole
A ameaça de que irá para o lado de Anchieta, que Hiran deixou circular nas redes sociais, é outra conversa mole. Agindo assim, desse jeito "chorão" e inseguro, o presidente do PP só confirma os comentários que correm há mais de um ano no meio político macuxi, de que ele terá muita dificuldade em fazer o seu "enorme" eleitorado lembrar do tanto e tanto que ele fez pelo estado.
Sacal e falando errado
Falando em mimimi, outro que tem se tornado sacal nas reuniões que promove, é o homem do milagre da multiplicação dos bens, Mecias de Jesus. No discurso repetitivo que adotou, Mecias reclama que Roraima não é "tratada" com respeito no Senado, e que irá dizer isso lá "quando estiver na tribuna".
Quer disputar com Nibirú
Mecias poderia, primeiro, aprender que Roraima, é um estado da federação, e estado é um substantivo masculino. Então, o correto é dizer que "Roraima não está sendo respeitado".
Penso como milhões de brasileiros que defendem que alfabetização, ortografia e a aplicação minimamente correta das concordâncias verbais e nominais são requisitos primordiais para quem quer ser prefeito, deputado, senador ou presidente.
Será que Mecias quer rivalizar com Telmário Mota, que se diz formado em Economia, na liberação de "pérolas" verbais na tribuna do Senado?
"Umas das mais bonitas escolas"
Com quadra esportiva, mesas pedagógicas, laboratório de informática, robótica educacional, toda em estrutura moderna e com acessibilidade, a prefeita Teresa Surita, inaugurou ontem no Calungá, a Escola Municipal Newton Tavares, uma unidade de grande porte que atenderá mais de 700 crianças. "Posso dizer que essa é uma das mais bonitas escolas que construirmos. Foi uma manhã linda e com chuva de amor na entrega da 33ª unidade de ensino dessa gestão. Nos próximos dias terá muito mais!
Estilo Sula de ser
Dona Suely é do tipo de pessoa que tem como lema o "se quer, quer; se não quer, tchau". E assim, vem perdendo aliados, desmanchando alianças e se isolando cada vez mais, e seus adversários agradecem. Anteontem, o ex-deputado Jean Padilha, fechou questão e vai apoiar e ser apoiado pelo empresário Antônio Denarium. O estilo desinteressado - ou pura inabilidade - da governadora em manter sua base unida, reflete, também, na avaliação negativa que a sua gestão é vista pela sociedade.
Mais baixas
A expectativa é que, novas baixas ocorram dentro das hostes palacianas justamente pela política do "se quer, quer; se não quer, ...".
Haroldo fecha com Denarium
E já que se falou em adesões políticas à candidatura de Antônio Denarium, o professor Haroldo Campos, o Haroldo Cathedral, também firmou aliança com ele, recebendo manifestação da maioria dos empresários que estão engajados em eleger o colega ao governo. O histórico de realizações no campo da Educação e de ações sociais paralelas, mais o investimento que Roraima recebeu de Haroldo, foram destacados como motivo peo qual eles o apoiarão. "Precisamos renovar não só o governo, mas as bases que podem trabalhar mais e melhor por Roraima, e o professor Haroldo é um exemplo disso do que nós queremos para nossas famílias e para o estado", comentou um produtor agrícola.
Deputado e assessoria no blefe
George PF Melo e sua assessoria informal para assuntos de Facebook, dia sim, dia não, dão "barrigadas" constrangedoras, proporcionais ao buchão branco que perambula nas galerias da ALE.
Há dois meses foi cobrado e anunciado por eles que o presidente da Caer, Danque Esbel da Silva, iria ser demitido. Há um mês, de novo a "notícia" da demissão, inclusive, se afirmando que "nesse momento Danque está sendo exonerado". Mas a verdade dos fatos, sem blefes, é que Danque Esbel continua firme e forte no cargo, enquanto uns e outro estão mal na fita para outubro próximo.
A dificuldade biluniana
Se a eleição fosse hoje, a deputada Shéridan Steffanny, precisaria obter, pelo menos, uns 30 mil votos para se reeleger. O motivo disso é que, no momento, nenhum partido além do PSDB assumiu compor chapa proporcional com ela, que é vista como candidata de muitos votos e que, os demais aliados só serviriam de "bucha de canhão" para a sua reeleição.
Em outras palavras, o raio cair de novo no mesmo lugar, não é fácil.
Futuro promissor
Mas, como disse ontem, por telefone, uma fonte bem situada naquela mansão adquirida por Anchieta e Shéridan a preço de banana - em que construíram aquela piscina cafona em forma da letra "J", de Júnior -, dona Bilú não está preocupada com o caso de ficar de fora por causa da falta de coligação com o seu partido. "Se ela (Shéridan) não entrar e o Anchieta for eleito, ela será super secretaria de ação social igual como foi nos sete anos em que estiveram no poder, e se preparar para disputar a Prefeitura de Boa Vista", assegurou a fonte.
"Virado noo Jiraya"
Inaugurando obras públicas construídas com verbas que alocou e liberou; entregando rebanhos bovinos para comunidades indígenas de todo o estado; visitando todas as vilas e municípios do estado prestando contas do que fez nesses últimos sete anos, e informando que é pré-candidato à reeleição ao Senado, isso tudo de manhã, de tarde e de noite tem feito com que apoiadores do líder do governo, Romero Jucá, comentem que ele está "virado no Jiraya".