- 03 de julho de 2025
A culpa é de Gilmar Mendes ou é sua?
A Justiça Federal absolveu ontem o ex-senador Delcídio do Amaral, que perdeu o mandado depois de ser preso sob a acusação de tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Delcídio foi acusado de suposta tentativa de obstruir o andamento da Operação Lava Jato, pagando mesada para Cerveró não incriminá-lo em sua delação premiada.
O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília, entendeu que não há provas suficientes para condenar Delcídio. O Ministério Público Federal já havia pedido a absolvição dele em setembro do ano passado. Em seu despacho, o juiz sentencia que há inúmeras possibilidades e circunstâncias do que realmente ocorreu, incluindo a possibilidade real de que os pagamentos foram solicitados por Nestor Cerveró de forma premeditada com clara intenção de preparar o flagrante para depois oferecer provas ao Ministério Público, o que é vetado pela Constituição.
Assim sendo, Delcídio perdeu a metade do seu mantado de senador em que o relator do processo foi Telmário Mota, que pediu a sua cassação. Delcídio foi achincalhado em locais públicos, e ficou preso por 90 dias. Tudo isso por um flagrante armado que não se comprovou o crime. Perdeu o mandato sob pressão popular. E agora pergunta-se: como esse erro contra Delcídio será reparado? Quem vai arcar com esses danos todos à sua moral e honra?
Amigo ouvinte, as pessoas têm que parar de julgar e condenar movidas pela opinião alheia. As pessoas têm que passar a se colocar no lugar dos que foram acusados, chamados de ladrão e bandido, e depois inocentados pela justiça. O Brasil está virando um grande júri popular em que basta qualquer acusação para uma pessoa ser vista e tida como criminosa. O perigo disso não está apenas para quem se aponta o dedo, mas para todos.
Ontem, circulou vídeo em que um brasileiro assediou, aqui em Lisboa, o ministro Gilmar Mendes, do STF, o acusando de ser responsável pela situação crítica em que o país se encontra. Amigo ouvinte, você acha que a culpa dos roubos na Petrobras, do bando de maus políticos estar no poder, do domínio do crime organizado, da falta de saúde, estradas e educação no Brasil, é de Gilmar Mendes ou de Dias Toffoli ou de Ricardo Lewandovisck?
Foi algum deles que elegeu Lula e o PT para em 13 anos saquearem a Nação ou foi o eleitor, ou você ou amigos seus? Foi Gilmar Mendes que comandou o roubo dos Gafanhotos em Roraima, ou foi alguém muito próximo à governadora que foi eleita em 2014 por vocês?
A violência e os crimes do Rio de Janeiro, no Amazonas, em Roraima e em todo o país é culpa de Gilmar Mendes ou de quem compra maconha, esctasy, crack e cocaína dos traficantes, que alimentam com dinheiro o crime organizado que atua em todos os estados? É de algum ministro a culpa pela compra de produtos piratas, falsos, contra-bandeados que também alimentam essas facções criminosas?
O Brasil está caminhando para uma desordem em que os heróis são, na verdade, oportunistas do momento. São surfistas do caos, que estão pegando essa onda da indignação coletiva em que o povo mal informado, mal instruído e como se vê, mal educado não passa de pura massa de manobra.