00:00:00

Edersen Lima

Malha fina


Malha fina
Exímio tributarista, o secretário de Fazenda, Leocádio Vasconcelos, está terminando levantamento minucioso sobre empresas inadimplentes com o fisco estadual. Entre essas empresas, constam as pertecentes a grupo de pretensos políticos que se auto-denominam "éticos" e "honrados", mas que devem mais de R$ 30 milhões em impostos não pagos ao Estado. Estado esse que eles dizem que irão salvar.


Bocada
O líder dessa galera caloteira, tem como proposta para outros empresários, a anistia geral ou descontos considerados em torno de 80% a 90% das multas aplicadas e dos impostos devidos. Mas a verdadeira intenção com essa proposta boazinha e camarada, é arrumar uma senhora bocada para a sua turma, que é a maior devedora do estado.


Calote oficializado
Com isso, o que deveria servir para comprar remédios, medicamentos, merenda escolar, construir creches, e bancar demais programas sociais, será "perdoado", ou melhor, oficializado o calote desses maus pagadores, que juram pertencer à uma casta de hombridade e seriedade, a salvação de Roraima.


Mordendo a língua
Nos últimos três meses, o líder do governo no Senado, Romero Jucá, vem divulgando semanalmente, listas de nomes aprovados do programa de recadastramento de ex-servidores do ex-Território Federal de Roraima. Para quem não acreditava na aprovação da proposta e depois com a sua efetivação, está mordendo a língua, não babalaô?


Pianinho
Quem também não colocava muita fé de que o projeto de recadastramento apresentado por Romero Jucá iria vingar, é Telmário Mota, que a cada lista divulgada, não sabe nem o que falar. Está "pianinho".


CPI dos planos de saúde
A senadora Ângela Portela destacou ontem a criação da CPI que vai investigar denúncias de reajustes abusivos nos planos de saúde. Segundo ela, é um disparate que as correções tenham passado de 80% nos últimos três anos, contra uma inflação de apenas 12% nesse período. "Milhares de segurados tiveram que rescindir contratos diante a disparada dos custos. Esses aumentos foram muito superiores à evolução dos salários, praticamente estagnados, dos servidores públicos que constituem sua principal clientela", reclamou Angela Portela.


Maiores prejudicados
De acordo com a senadora, os idosos foram os maiores prejudicados com os reajustes praticados, pois as suas aposentadorias já estão compromentidas com outras despesas de saúde, como compra de remédios, suplementos e alimentos. "Todos os brasileiros que dependem de planos de saúde sofrem com esses aumentos absurdos, mas são os idosos as principais vítimas", disse Angela Portela.


Qual o papel?
Ela disse não entender o papel da Agência Nacional de Saúde Suplementar, que acaba de autorizar um reajuste de 10% para os planos individuais, frente uma inflação anual inferior a 3%. E situação pior são as dos planos coletivos, que não são corregidos pelo governo, e reajustaram em média de 20%.


Pesquisa para a ALE
O instituto Data-Calefi de pesquisas eleitorais realizou levantamento de dados sobre intenção de votos para deputado estadual. O candidato melhor colocado obteve 8% das intenções dos votos, sendo seguido por uma novata na política.


Azamba, fora
Políticos já escorados em eleições passadas não estão bem na pesquisa Data-Calefi. Azamba Gambá, por exemplo, figura em 22º. Ou seja, se a eleição fosse hoje, estaria fora.


"Buchada"
Fim de semana passado, a assessoria informal do deputado Geroge PF Melo, deu mais uma barrigada informando que um advogado tinha impetrado habeas corpus por prisão decretada. A OAB informou que nenhum advogado roraimense teve qualquer condenação, quanto mais, prisão decretada.


Objetivo
Ficou claro que o objetivo disso é difamar um profissional do Direito que é pré-candidato a deputado federal, que, como resposta à "buchada" dada, postou fotos livre, leve e solto, tocando o seu dia-a-dia.


Quem sabe em 2022?
Três meses depois de anunciar que não disputaria as eleições desse ano, a prefeita Teresa Surita, continua explicando para as pessoas que lhe questionam e lamentam por que ela resolveu não concorrer ao governo do estado. Como respota, Teresa tem agradecido essas manifestações e explicado que tinha uma missão para cumprir com Boa Vista, mas que no futuro, quem sabe ela venha disputar o governo?


Se informar é o certo
A Coluna faz um apelo ao bom senso e à inteligência do amigo leitor: Antes de embarcar em qualquer crítica sobre decisões do Supremo Tribunal Federal, se informe sobre a razão de tal decisão. Veja o motivo e o que embasa sobre as decisões que a imprensa divulga como se fossem para beneficiar bandidos, mas nunca - nunca - informam o porquê do que decidiram.


Exemplo
A imprensa viciada trata o cidadão como a mãe que nega um pedido do filho. E quando ele lhe questiona por que da negação, ela simplesmente responde "porque não". Ou seja, não explica, não informa, não esclarece o motivo de negar algo ao filho.


Sarampo
O surto de sarampo que atinge o estado de Roraima chegou ao Amazonas. Em Manaus já são 271 casos confirmados em 2018.  Mais de 1.800 estão sendo investigados. A prefeitura decretou situação de emergência. O surto na cidade, segundo a Vigilância em Saúde do Amazonas, veio junto com a entrada de milhares de venezuelanos pelo estado de Roraima. Por lá, já são 200 casos.

 

 

Últimas Postagens